quinta-feira, 27 de agosto de 2026

A entidade israelita proxy anda à solta entre os capitalistas africanos chauvinistas

 


A entidade israelita proxy anda à solta entre os capitalistas africanos chauvinistas

27 de Agosto de 2026 Robert Bibeau

Por Hanane Ben. Fonte: Algeria54




Primeira parte

Uma verdadeira eclusa marítima e reduto mineiro da África Ocidental, o Togo tornou-se o local de recreio preferido para os interesses internacionais. Com o único porto de águas profundas na sub-região em Lomé — um verdadeiro oxigénio comercial para o Sahel sem saída para o mar — e um subsolo cheio de fosfato, calcário e ouro, o país não deixa ninguém indiferente. Mas por detrás da retórica do desenvolvimento, o seu valor nunca foi medido pelo bem-estar do seu povo, apenas pela rentabilidade dos seus recursos.

Durante décadas, o tradicional quintal, liderado pela França e pelos seus grandes grupos, reinou supremo sobre este lucro inesperado. Bancos, portos, minas: tudo foi bloqueado para alimentar um mecanismo de extracção bruta e repatriação massiva de lucros.

Este neo-colonialismo económico, indiferente a hospitais degradados e escolas arruinadas, reduziu-se a saques metódicos. As multinacionais ocidentais enriqueceram-se à custa de uma população conscientemente mantida na precariedade, acabando por provocar descontentamento popular e destruir o seu monopólio histórico.

Foi nas cinzas desta hegemonia ocidental que as autoridades togolesas estenderam o tapete vermelho para os novos gigantes: China, Índia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e a entidade proxy israelita (SIONAZI, Americano). Estes actores emergentes (imperialistas, EMIs) impuseram o seu ritmo com projectos espectaculares como a Plataforma Industrial Adétikopé.

No entanto, o cenário muda, mas o cinismo mantém-se. Para o cidadão togolês, este grande jogo geo-político não é uma libertação. É um simples confronto onde novos predadores económicos sucedem aos antigos para continuarem a dominar o país.

Os tentáculos israelitas (SIONAZI, americano – Nota do editor) no Togo

Vamos analisar mais de perto esta força de influência que actua à sombra do poder togolês: a entidade hebraico-fascista ao serviço da América imperialista (EMI).

A apresentação de Telavive em Lomé não é novidade; Remonta a 1960, no dia seguinte à independência do país. Embora as relações diplomáticas tenham sido formalmente cortadas em 1973 sob pressão da Liga Árabe após a Guerra do Yom Kippur, o eixo de segurança sob a rocha nunca foi interrompido.

Desde o reinado de Eyadéma Gnassingbé, Telavive (SIONAZI-NDÉ) impôs-se como o protector próximo do regime, garantindo a formação dos guarda-costas presidenciais e a venda discreta de armamento. Restabelecida oficialmente em 1987, esta aliança não parou de se fortalecer sob a dinastia dos Gnassingbé, fazendo hoje de Lomé a cabeça de ponte e o cliente mais obediente do esforço de Israel (SIONAZI) na África Ocidental.

Mas este domínio já não se limita aos quartéis: expandiu-se metodicamente para todos os mecanismos estratégicos do país. Para além do equipamento policial e da doutrina militar, Telavive bloqueou o sector digital ao fornecer ao regime tecnologias intrusivas de ciber-vigilância capazes de rastrear dissidências, infiltrar comunicações dos opositores e paralisar a sociedade civil.

Ao mesmo tempo, esta cooperação está revestida com uma aparência de soft power através de projectos de agro-tecnologia e gestão da água, legitimando um pacto de influência altamente politizado sob a máscara do desenvolvimento.

Em troca deste arsenal técnico-seguro que garante a sua própria sobrevivência, o regime togolês está a pagar a sua dívida servindo como escudo diplomático incondicional para a ONU. Desde o controlo de dados até à gestão do território, o know-how israelita tornou-se assim o pilar tecnológico de um confinamento político implacável, longe das aspirações democráticas da população.

– As revelações da escritora togolesa Farida Nabourema

A escritora e activista togolesa Farida Nabourema expõe os mecanismos pelos quais a entidade sionista protege o regime togolês.

Para compreender a repressão que está a ser exercida hoje sobre o Togo, a escritora togolesa lembra-nos que devemos parar de lutar cegamente e deixar de nos focar apenas no chefe do regime e, finalmente, atacar as suas raízes profundas.

Segundo ela, este controlo absoluto sobre a população não é novo, tem as suas bases no aparelho colonial — que instalou chefes de cantão dóceis para espancar os seus próprios irmãos, legando uma casta dominante que perpetua o poder de pai para filho — e na observação de Sylvanus Olympio, que se recusou a confiar a segurança de um povo a soldados treinados pelos colonos para os reprimir.

Mas a autora destaca sobretudo o arquitecto sombra desta engenharia de segurança: desde 1962, é o Estado hebraico que pensou, estruturou e construiu à medida os serviços de informação togoleses. Ela indica, nomeadamente, que a Agência Nacional de Informação (ANR), supostamente desmantelada para limpar a imagem do regime face às acusações de tortura, continua a operar oficiosamente com os mesmos métodos de opressão sob outros nomes.

A escritora salienta assim que a infiltração israelita não se limitou às portas dos quartéis, mas que se infiltrou em todos os mecanismos do Estado e da sociedade. Explica que, à semelhança dos métodos usados contra a resistência palestiniana, Telavive formou centenas de pessoas no Togo: militares, mas também juízes, advogados, actores da sociedade civil e jornalistas reconvertidos em agentes de informação.

A autora afirma que este verdadeiro «FBI togolês» nunca teve como missão proteger a nação contra ameaças externas, mas sim defender o poder contra o seu próprio povo. Ao infiltrar-se nos movimentos de resistência, sufocar a oposição e vigiar os media, este polvo de segurança moldado pela entidade maléfica garante ao regime um controlo absoluto sobre o pensamento, a palavra e a acção dos cidadãos.

 

– Mercenários das sombras e empresas privadas: a constatação de Thomas Dietrich

Sob a pena das investigações de campo, tal como as revelações do jornalista Thomas Dietrich, a realidade deste domínio assume um rosto mais que concreto: o dos mercenários das sombras e dos serviços secretos privatizados.

É todo um elenco de James Bond de pacotilha que marcou encontro em Lomé para o pior — e apenas para o pior. Thomas Dietrich recorda que, no topo desta máquina macabra, um nome surge à luz do dia: Danny Yatom, antigo director do Mossad em pessoa, reconvertido ao lado do seu filho Omer (ex-oficial das Forças de Defesa de Israel) à frente da empresa DANTOV Global Consulting Group.

Fundada no final dos anos 2000, esta agência de espionagem privada especializou-se na terceirização do terror para regimes inaceitáveis, tendo Faure Gnassingbé como cliente de primeira escolha. Entre adeptos do nepotismo, entendemo-nos, ironiza Thomas Dietrich: o herdeiro da dinastia togolesa naturalmente contratou os serviços de outro "negócio familiar" para garantir a sua guarda pretoriana e modernizar a sua polícia política.

O jornalista salienta que no cardápio desta colaboração cínica, encontramos um material de escuta ultra-avançado, uma geo-localização de ponta e uma perseguição implacável de todos os refractários ao regime. Jornalistas sufocados, opositores lançados à prisão ou empurrados para o exílio, a máquina de repressão funciona a todo vapor. Esta engenharia israelita, aliás, provou a sua eficácia durante os levantes populares e manifestações pacíficas, esmagadas no sangue graças às tecnologias da empresa Yatom.

Mestre do oportunismo, o ditador togolês mete-se em todos os antolhos para prolongar artificialmente o seu governo, alternando de forma cínica entre os padrinhos israelitas, russos, turcos ou os chefes da AES, mantendo ao mesmo tempo o paradoxo das suas ligações com o padrinho histórico francês.

Neste mercado de disputa onde os imperialismos se cruzam para repartir os despojos da nação, há apenas um único perdedor que contempla as ruínas do país: o povo togolês, em resumo, constata amargamente o jornalista de investigação Thomas Dietrich.

Dissecar o verdadeiro plano de acção de Israel – a entidade fascista mandatária (NDÉ) no Togo e na África Ocidental

Porquê este país tão pequeno? O que é que Telavive (SIONAZI) procura realmente por trás desta segurança omnipresente?

Porque o Estado Hebreu-Fascista (EMI) não faz nada por caridade. Por trás de cada tecnologia vendida e de cada agente treinado está um cálculo frio. Mas então, porquê o Togo? Por que esta obsessão com esta faixa estreita de terra? A resposta reside numa convergência sinistra de vulnerabilidades.

Com o seu pequeno território, o Togo oferece o formato ideal para um laboratório de vigilância em escala real; um perímetro reduzido onde é fácil infiltrar toda a máquina estatal.

Acrescente a isso um poder dinástico corrupto até à medula, pronto a sacrificar qualquer soberania e a vender os seus recursos minerais — começando pelo fosfato — para garantir apenas a sua sobrevivência política, e obtém-se a presa perfeita.

A isto junta-se uma posição geo-política estratégica; uma porta de entrada para o Golfo da Guiné e um corredor directo para o Sahel. É certo que, do ponto de vista estritamente marítimo, o Porto de Lomé é o calcanhar de Aquiles da sub-região pelas suas águas profundas, mas a entidade sionista prefere hubs como Tanger Med para os seus principais fluxos comerciais. Porquê? Porque o Togo não lhes interessa como polo logístico, mas como bloqueio de segurança e cabeça de ponte.

Para lá do dogma do «Grande Israel» no Médio Oriente, o que procura Telavive em África senão a desestabilização calculada, o controlo das trajectórias políticas e o recrutamento de vassalos diplomáticos. Ao inocular a sua engenharia de vigilância no Togo, Israel transforma este país numa base de rectaguarda para paralisar a contestação, dividir os blocos africanos e expandir o seu domínio por toda a África Ocidental.

 A pressão de Gibraltar: o bloqueio norte de um império marítimo

Mas a estratégia de Israel (a entidade proxy americana – EMI) não se limita às fronteiras da África Ocidental: faz parte de um grande jogo marítimo mundial destinado a controlar as fechaduras estratégicas do planeta. Perante o encerramento do Estreito de Ormuz pelo Irão — por onde passa um quinto do petróleo mundial — Telavive está a manobrar com Nova Deli para construir um corredor concorrente (IMEC) destinado a fazer do porto de Haifa o inevitável pivô do comércio entre a Ásia e a Europa.

Ao mesmo tempo, o olhar do Estado judeu está fixo noutro estrangulamento vital: o Estreito de Gibraltar, a porta de entrada para o Mediterrâneo utilizada anualmente por mais de 100.000 navios e 10% do comércio mundial.

O que significa realmente controlar este estreito? Controlo absoluto dos fluxos energéticos e comerciais entre o Atlântico e o mundo árabe, mas acima de tudo uma porta estratégica para o Norte de África e, por extensão, para todo o continente.

Para conseguir isso, o eixo americano-sionista procura redistribuir as cartas da região. Frente a uma Espanha historicamente crítica à política israelita na Palestina e oposta às escaladas contra Teerão, as pressões híbridas — como os ataques migratórios massivos instrumentalizados contra os enclaves de Ceuta e Melilla — surgem como alavancas de uma desestabilização calculada.

Ao pressionar Madrid nos seus limites, este eixo, ajudado pela monarquia de Marrocos, procura neutralizar o último ponto de resistência europeu para garantir a gestão de Gibraltar, exercendo uma ameaça directa sobre os países mediterrâneos que se recusam a alinhar-se com o círculo americano-sionista.

Controlar Gibraltar é oferecer-se um instrumento de sufocamento económico e diplomático contra qualquer Estado soberano do Norte de África resolvido a resistir aos ditames de segurança de Telavive e dos seus aliados.


Segunda parte

O estado do continente: vassalização, oportunismo e resistência

Dos 54 estados do continente africano, a entidade fascista israelita (NDE) mantém agora relações diplomáticas oficiais com 44 países, enquanto canais não oficiais, de segurança e de negócios, ligam discretamente Telavive a alguns outros regimes... esta é a estricta verdade sobre a chamada "Resistência Africana" nacionalista, chauvinista e burguesa ao imperialismo em geral e ao hegemonismo sionazi americano em particular.

Os vassalos incondicionais e os adeptos zelosos são os regimes que oferecem um apoio quase sistemático a Telavive na ONU e nas instâncias internacionais. Entre eles estão o Togo, a Guiné Equatorial, o Ruanda, o Camarões, o Malawi (que transferiu a sua embaixada para Jerusalém ocupada), a RDC, o Sudão do Sul, o Eswatini e o Lesoto.

Os principais parceiros africanos em segurança e economia, onde o Estado hebraico (SIONAZI – NDÉ) infiltrou profundamente os mercados de armamento, ciber-segurança, água e agricultura, mantendo ao mesmo tempo ligações institucionais sólidas, são: o Gana, o Quénia, a Costa do Marfim, a Etiópia, o Uganda, a Nigéria, Angola, a Zâmbia, o Gabão, o Senegal, a Tanzânia, o Benim, a Guiné, Cabo Verde, Madagáscar, o Burundi, o Congo-Brazzaville, a República Centro-Africana, a Serra Leoa, a Libéria, Moçambique, o Zimbabué, o Botswana, a Namíbia, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, Maurícia, as Seicheles e São Tomé e Príncipe.

Depois, há os normalizadores pragmáticos e oportunistas. Marrocos é o pivô da aliança de segurança pós-Acordo de Abraão, o Chade reabriu a sua embaixada após décadas de ruptura e o Egipto está ligado pelos acordos de Camp David. A isso juntam-se o Sudão e a entidade não reconhecida da Somalilândia, no alvo de Telavive para controlar o Mar Vermelho.

A ambição estratégica do proxy israelita (NDÉ), ao serviço do império e da rede de alvos prioritários

No tabuleiro africano, a estratégia de Telavive não é obra do acaso: obedece a um roteiro estruturado em torno de três objectivos principais. O primeiro consiste em reintegrar as instâncias pan-africanas pela porta grande, conquistando um estatuto permanente de observador na União Africana, um instrumento diplomático crucial para quebrar o seu isolamento e paralisar resoluções multilaterais favoráveis à causa palestiniana.

O segundo ponto baseia-se na mercantilização da sua engenharia de controlo social e vigilância em massa, transformando as ferramentas de repressão testadas nos territórios ocupados em verdadeiros produtos de exportação para regimes autoritários.

Finalmente, o terceiro imperativo visa bloquear as frentes marítimas e os estreitos estratégicos que contornam o continente, garantindo assim um controlo directo sobre as rotas comerciais do Sul Global.

Para concretizar estas ambições, a diplomacia sionista mantém no seu ponto de mira várias zonas de ancoragem altamente prioritárias. Tanto na faixa do Sahel como no Golfo da Guiné, a porosidade das fronteiras e a paranoia securitária das elites locais oferecem um mercado particularmente lucrativo às empresas de espionagem privada e aos vendedores de ciber-armamento.

Escritórios como o DANTOV Global Consulting Group ou os fornecedores de software do tipo Pegasus exploram cinicamente o medo de uma revolta popular ou da ameaça terrorista para se infiltrar no coração dos aparelhos de inteligência do Estado. Em paralelo, é dada uma atenção muito especial ao Corno de África e às imediações do Mar Vermelho, nomeadamente através de abordagens direccionadas ao Djibuti ou à entidade não reconhecida da Somalilândia.

Nesses bloqueios marítimos nevrálgicos, Telavive procura desesperadamente estabelecer pontos de apoio tácticos e bases de escuta para conter a presença iraniana e neutralizar a ameaça iemenita nas vias marítimas internacionais.

O cavalo de Tróia marroquino: a sub-contratação do expansionismo imperial

Uma das mais temidas alavancas da penetração sionista (SIONAZI, NDÉ) no continente reside agora na instrumentalização de um proxy regional: a monarquia de Marrocos. À procura de apoio internacional para consolidar o seu controlo sobre o Sáara Ocidental, Rabat voltou-se para Telavive, a fascista (NDÉ), selando uma convergência de interesses entre duas lógicas de ocupação e expansão territorial. Desde a assinatura dos Acordos de Abraão e do acordo de cooperação em segurança sem precedentes celebrado em 2021, Marrocos tornou-se assim o hub logístico e o padrinho diplomático dos interesses mandatários israelitas (SIONAZI/Americanos, NDÉ) na África francófona.

Esta aproximação estratégica não se limita a militarizar a fronteira oeste do Norte de África e a aumentar a pressão directa sobre a soberania argelina; oferece à entidade israelita uma fachada de respeitabilidade continental.

Ao depender das redes bancárias, económicas e de influência do Makhzen na África Ocidental e no Sahel, Telavive sub-contrata a sua engenharia de infiltração. A ciber-espionagem, os drones de combate, as tecnologias de escuta e a doutrina das forças de segurança estão agora a ser exportados sob o pretexto de "parcerias regionais", permitindo que as agências de segurança avancem mascaradas no coração dos aparelhos estatais africanos.

Seria, no entanto, enganador reduzir esta aliança a uma simples oportunidade conjuntural envolta na retórica dos Acordos de Abraão. As ligações perigosas entre o Makhzen e a entidade sionista têm raízes numa cumplicidade histórica que remonta a várias décadas. Desde os anos 1960, a monarquia marroquina ia tecendo nas sombras laços estreitos com os serviços secretos israelitas, ilustrados pela traição de Rabat durante a preparação da guerra dos Seis Dias de 1967 — onde as gravações da cimeira árabe foram entregues ao Mossad — sem esquecer a facilitação das vagas migratórias de judeus ou as mediações secretas que levaram ao abandono da causa palestiniana por alguns Estados. A oficialização recente deste eixo não faz assim mais do que colocar em evidência uma parceria estratégica subterrânea e estrutural, mantida há muito tempo em detrimento da solidariedade árabo-africana.

Este cinismo geo-político não se exerce apenas à custa da causa palestiniana ou da solidariedade africana: atinge, em primeiro lugar, a própria população marroquina, abandonada a uma pobreza estrutural e a desigualdades gritantes.

Enquanto uma elite desconectada celebra estas alianças, parte do povo enfrenta a precariedade, enquanto se instalam novos residentes israelitas beneficiando de apoios institucionais. Em várias localidades, estas dinâmicas de compra de terrenos e de apropriação imobiliária traduzem-se na expulsão de cidadãos marroquinos das suas terras e habitações, muitas vezes afastados sem contemplações para dar lugar a estes recém-chegados judeus, em detrimento dos direitos das populações locais.

A diplomacia tecnológica e a cibersegurança contra o saqueio dos recursos

Esta protecção próxima oferecida aos autocratas do continente não resulta de qualquer filantropia diplomática. Ela assenta numa troca cínica em que a sobrevivência dos regimes se paga a alto preço. A engenharia de vigilância, o fornecimento de equipamentos de escuta e a supervisão dos guardas pretorianos são financiados directamente pela venda a baixo custo das riquezas nacionais.

Na RDC como no Togo, nos jazigos de diamantes, de fosfatos ou de minérios raros, os oligarcas e magnatas ligados ao aparelho de segurança israelita trocam o seu apoio militar por concessões mineiras, marítimas e financeiras preferenciais.

Este pacto faustiano transforma as ditaduras locais em entrepostos coloniais de segunda geração; o autocrata oferece os recursos brutos do seu povo para comprar os algoritmos e as armas de espionagem necessários à sua própria perpetuação no poder.

Paralelamente à sua ofensiva militar e de segurança, Telavive implementa uma ferramenta de penetração mais insidiosa, calibrada para branquear a sua imagem continental, a da diplomacia tecnológica e ambiental.

Sob o pretexto de assistência ao desenvolvimento, agro-tecnologia, gestão do stress hídrico ou energia solar, empresas especializadas em dessalinização de água e irrigação por gotejamento servem como portas de entrada suaves nos ministérios africanos.

Este soft power da escassez insere-se nos sectores vitais dos Estados vulneráveis às alterações climáticas, criando uma dependência estrutural do know-how israelita antes mesmo de os contratos de cibersegurança serem assinados.

Ao apresentar as suas inovações como remédios milagrosos para as crises ambientais da sub-região, a entidade sionista realiza um greenwashing cínico. Ela esconde a realidade das suas tecnologias de repressão atrás da máscara do parceiro científico indispensável, abrindo assim caminho para a implantação estratégica dos seus serviços de inteligência.

O bloco da recusa: os baluartes da resistência soberana (nacionalista – NDÉ)

Perante a progressão deste polvo securitário no continente, uma linha de fractura geo-política e moral separa radicalmente os regimes vassalos dos Estados historicamente ligados ao direito internacional, à soberania dos povos e à descolonização. No coração desta resposta continental, três nações formam um núcleo duro inabalável contra a penetração da entidade sionista em África.

A Argélia impõe-se como o principal bloqueio geo-político e a linha de frente histórica do bloco de resistência. Com base no seu legado revolucionário e na sua doutrina de independência nacional, Argel trava uma batalha diplomática sem tréguas contra o expansionismo israelita.

Foi sob o impulso directo da diplomacia argelina, em aliança estratégica com Pretória, que a entidade sionista sofreu um grande afrontamento ao ver retirar e suspender o seu estatuto de observador na União Africana durante a cimeira de 2023.

Plenamente consciente das manobras de cerco às suas próprias portas — materializadas pela aliança militar e de segurança concluída entre Telavive e Rabat —, a Argélia mantém uma linha de intransigência total; não só recusa categoricamente qualquer forma de normalização, como inscreve a criminalização de qualquer contacto com a entidade sionista no próprio coração da sua soberania estatal.

Na África Austral, a África do Sul encarna a consciência moral do Sul Global e lidera a ofensiva no terreno jurídico internacional. Herdeira da luta memorável contra o regime do Apartheid, Pretória formula uma crítica estrutural à ocupação e às políticas de discriminação colonial. Ao apresentar queixa contra Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) de Haia por crimes de genocídio em Gaza, a África do Sul quebrou décadas de impunidade diplomática ocidental. Esta iniciativa histórica não só galvanizou as nações do terceiro mundo, como também destacou a cumplicidade das capitais ocidentais e a passividade de alguns regimes africanos subjugados.

No Norte de África, a Tunísia completa este eixo de oposição com um apoio popular e institucional sem concessões. Fiel aos ideais de solidariedade com o povo palestiniano, Tunes rejeita firmemente a onda de acordos de normalização regionais, qualificando qualquer aproximação diplomática, económica ou de segurança com o ocupante como um acto de alta traição às lutas de emancipação dos povos.

Esta frente pioneira encontra um apoio político em várias nações do continente que optaram pela ruptura ou pela recusa explícita. A Mauritânia, que tinha cortado de forma espectacular as suas relações diplomáticas com Telavive desde 2010, mantém-se nesta linha de firmeza, assim como a Líbia.

Na zona do Sahel, as recentes viragens soberanistas no Mali e no Níger foram acompanhadas de uma denúncia clara da ingerência de segurança israelita e do congelamento de qualquer contacto diplomático.

Finalmente, países estrategicamente posicionados próximos às vias marítimas, como Djibouti, Comores e Somália, continuam a recusar oficialmente qualquer presença ou normalização com o Estado hebraico, fechando assim acessos chave ao longo das costas do oceano Índico e do Mar Vermelho.

Vamos encarar a realidade: se essa entidade continuar a rastejar pelo continente à vista de todos, sem se dar sequer ao trabalho de disfarçar as suas ambições de dominação, a África está a caminhar directamente para a sua perdição.

O que aconteceu no Togo não passou de um teste em grande escala. Ao trocar a sua soberania, os seus serviços de inteligência e as suas riquezas nacionais por softwares espiões e guardas-costas privados, os regimes vassalos abriram uma porta monstruosa.

Eles convidaram o lobo para o galinheiro. Deixar tal engenharia do terror e do saque instalar-se no coração dos Estados africanos é condenar o continente a voltar a ser uma terra a recolonizar, um simples conjunto de entrepostos coloniais onde os povos são caçados, escutados e oprimidos na sua própria terra.

Perante este polvo que avança de rosto descoberto, o tempo das ilusões acabou. As nações que ainda resistem — Argélia, África do Sul, Tunísia — mostram o único caminho possível. Porque fechar os olhos a esta colonização securitária não é só assinar a pena de morte das liberdades políticas; é entregar o futuro e a dignidade de todo um continente. A África deve acordar antes que a armadilha se feche definitivamente sobre ela.

 

Hanane Ben

Fonte: Algeria54

(Enviado por A. Djerrad)

 

Fonte: L’entité israélienne mandataire maraude parmi les capitalistes africains chauvins – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário