sexta-feira, 4 de setembro de 2026

Incêndios florestais: o Ataque Massivo Inicial , a única estratégia verdadeiramente eficaz

 


Incêndios florestais: o Ataque Massivo Inicial, a única estratégia verdadeiramente eficaz

4 de Setembro de 2026 Robert Bibeau



Por Khider Mesloub.

A eficácia do combate a incêndios florestais baseia-se em duas condições estratégicas inseparáveis: ter um número suficiente de bombardeiros de água e empenhá-los de acordo com uma doutrina operacional baseada no Ataque Massivo Inicial (AMI). Sem estas duas condições combinadas, os activos aéreos perdem grande parte da sua eficácia e os incêndios podem rapidamente sair do controlo.

Ao contrário da imagem veiculada pelos meios de comunicação social, que mostram essencialmente aviões Canadair a intervir isoladamente e a lançar milhares de litros de água sobre imensos focos de incêndio, os especialistas em combate aéreo consideram que o momento decisivo ocorre muito antes de o incêndio se tornar espectacular. A verdadeira batalha desenrola-se nos primeiros minutos após o início do incêndio. É nesse momento que se decide o desfecho da intervenção: ou o foco do incêndio é imediatamente submerso por uma potência de ataque suficiente e pode ser neutralizado, ou escapa rapidamente a qualquer controlo e transforma-se numa catástrofe de grande dimensão.

Como recorda um representante do sindicato dos pilotos da Canadair em França, a estratégia mais eficaz consiste em desencadear sem demora um «Ataque Inicial em Massa», mobilizando simultaneamente vários aviões de combate a incêndios. Quando um foco de incêndio é combatido desde o início com potência suficiente, pode ser circunscrito, ou mesmo totalmente extinto, antes que as chamas ganhem intensidade e se transformem num mega-incêndio. Nesta fase inicial, cada minuto tem um valor estratégico determinante: quanto mais rápida for a intervenção, maiores serão as probabilidades de sucesso.

Segundo este responsável sindical francês, várias aeronaves devem intervir logo nos primeiros instantes, a fim de saturar o foco do incêndio, quebrar imediatamente a dinâmica de propagação e impedir que o fogo adquira a potência que o tornará, posteriormente, praticamente incontrolável. Esta doutrina assenta num princípio simples: é infinitamente mais eficaz mobilizar meios significativos logo no início do incêndio do que ter de mobilizar, várias horas mais tarde, um dispositivo consideravelmente mais pesado contra um incêndio que se tornou incontrolável. Cada minuto perdido aumenta a intensidade do incêndio, amplia a área destruída e multiplica os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para o controlar.

Toda a lógica do AMI resume-se a este princípio: é muito mais eficaz concentrar cinco aviões de combate a incêndios durante uma hora num foco inicial de incêndio do que mobilizar quinze Canadair durante três dias perante um mega-incêndio. No primeiro caso, o incêndio pode ser neutralizado; no segundo, trata-se, na maioria das vezes, de conter o seu avanço. Perante um mega-incêndio, os aviões de combate a incêndios já não combatem; tentam conter e abrandar a propagação do fogo. O objectivo já não é a extinção, mas sim a limitação dos danos. As rotações incessantes dos Canadair sobre um imenso incêndio não são uma demonstração de poder, mas sim o sinal de que a batalha decisiva já foi perdida.

Por outro lado, uma intervenção tardia transforma um foco de incêndio ainda controlável numa catástrofe de grandes proporções. Assim que o incêndio atinge uma intensidade elevada, os aviões de combate a incêndios geralmente já não conseguem extingui-lo. Os seus lançamentos, por mais impressionantes que sejam, muitas vezes permitem apenas retardar temporariamente o avanço das chamas, proteger as zonas mais expostas ou apoiar o trabalho das equipas no terreno, enquanto se aguardam condições meteorológicas mais favoráveis. O objectivo deixa então de ser, na verdade, a extinção do incêndio, e passa, sim, à limitação das suas consequências. O combate ao incêndio dá lugar à gestão de uma catástrofe cuja evolução escapa em grande medida às capacidades de intervenção.

Esta realidade operacional põe em evidência o desfasamento entre a representação mediática dos incêndios e os requisitos técnicos necessários para o seu controlo. As imagens dos Canadair a efectuar voos incessantes sobre imensas colunas de fumo dão a impressão de uma mobilização espectacular das autoridades públicas. No entanto, estas intervenções traduzem frequentemente o facto de que a batalha decisiva já foi perdida. Quando os aviões multiplicam os lançamentos sobre um mega-incêndio, geralmente já não conseguem obter a vitória; tentam, sobretudo, evitar um agravamento ainda mais dramático da situação. O que parece ser uma demonstração de poder é frequentemente o sintoma de uma intervenção que chegou demasiado tarde.

A doutrina da AMI conduz, assim, a uma conclusão política importante. A verdadeira eficácia não consiste em combater um mega-incêndio, mas em impedir que este se torne um. Reside na capacidade de mobilizar imediatamente um número suficiente de aviões de combate a incêndios para neutralizar o foco logo que este surja, quebrar a sua dinâmica de propagação e impedir a sua transformação num mega-incêndio. Isto pressupõe frotas aéreas mais numerosas, tripulações disponíveis, uma rede territorial que permita a rápida mobilização das aeronaves e, de forma mais ampla, uma política pública que faça da prevenção e da intervenção precoce uma prioridade orçamental permanente.

Assim, a doutrina do Ataque Massivo Inicial (AMI) implica uma organização territorial  profundamente descentralizada dos meios aéreos. A eficácia não depende apenas do número total de aviões de combate a incêndios disponíveis a nível nacional, mas também da sua distribuição pelo território. Cada grande região em risco deve dispor de uma capacidade aérea própria, suficientemente significativa para lançar sem demora um Ataque Massivo Inicial. Nesta estratégia, a proximidade das aeronaves às zonas expostas constitui um factor tão decisivo quanto o seu número.

Em França, tal lógica leva a repensar a escala dos meios mobilizados: já não se trata apenas de dispor de uma dúzia de Canadair para todo o território francês, mas de dotar cada uma das grandes regiões particularmente expostas a incêndios de meios aéreos suficientemente importantes para desencadear imediatamente um AMI perante qualquer foco de incêndio.

O mesmo princípio deveria orientar as políticas de combate aos incêndios florestais na Argélia, onde o agravamento dos riscos associados às altas temperaturas e à extensão das massas florestais exige igualmente a disponibilidade de numerosos meios aéreos, distribuídos pelo território e capazes de intervir nos primeiros minutos após o início de um incêndio.

No que diz respeito aos incêndios florestais, o tempo e a disponibilidade de um número suficiente de aviões de combate a incêndios constituem, assim, os dois recursos estratégicos mais valiosos. O que não for conseguido nos primeiros minutos através de um ataque aéreo massivo terá, quase sempre, de ser pago, algumas horas mais tarde, com milhares de hectares devastados, vidas humanas perturbadas e despesas públicas consideravelmente mais elevadas. A verdadeira política de combate aos incêndios florestais não consiste, portanto, em gerir catástrofes já instaladas, mas em dispor de uma frota aérea suficientemente grande para intervir imediatamente, neutralizar os focos de incêndio e impedir que se transformem em mega-incêndios.

Em conclusão, a verdadeira luta contra os incêndios florestais não consiste em gerir mega-incêndios, mas em impedir que estes ocorram. Implica romper com uma lógica de reacção para adoptar uma doutrina de prevenção operacional baseada no Ataque Massivo Inicial (AMI).  

Khider MESLOUB

 

 

Fonte: Les incendies de forêt : l’Attaque Massive Initiale, seule stratégie réellement efficace – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário