sábado, 19 de setembro de 2026

Líbano, Irão, Israel : O clã Sehnaoui

 


Líbano, Irão, Israel : O clã Sehnaoui

René Naba / 19 DE SETEMBRO DE 2026 / EM Actualités

Além de Jeremy Chaabane, Antoine Sehnaoui assume um papel frenético na normalização libanesa-israelita.


1-O clã Sihanoui

A dinastia Sihanoui é uma família greco-melquita católica, originária da aldeia de Sihnâya, nos subúrbios próximos de Damasco, de onde deriva o sobrenome.

Afortunados, os Sihnâwi deram à Síria um deputado (Georges, eleito quatro vezes a partir de 1928), um deputado e ministro (Hunayn, 1903-1975, a partir de 1941) e vários financiadores de ponta.

O antepassado Mîkhâïl (18??-1930) deixou uma família numerosa para a posteridade, incluindo sete filhos: Mitri (cuja filha Layla casou com o deputado Kamîl Ziyâda), Hunayn, Antoun, Nicolas I, Tawfîq, Albert e Khalîl (pai de Joseph).

Citemos também Wadih, mecenas e membro-fundador da Cruz Vermelha Síria (1942).

Em 1929, Mitri e Antoun mudam-se para Beirute para se dedicarem às actividades comerciais e bancárias e, acessoriamente, à política. 

O irmão mais novo, Hunayn, fica em Damasco e destaca-se entre os grandes actores da política e das finanças, antes de se juntar ao clã em Beirute. 

Três membros da família alcançam responsabilidades políticas no Líbano — deputados e ministros — depois de serem naturalizados: Antoun, Mikhaïl (1899-1989), Simon Ilyâs (1919-1998) e Maurice (1943-20..), filho de Nicolas I. 

Com a sua naturalização libanesa, os Sihnâwi tornam-se Sehnaoui.

A sucessão é assegurada pela chegada à arena política da terceira geração na pessoa do financeiro Nicolas II (1967-20..), filho de Maurice, candidato falhado às eleições legislativas de 2009, mas um fracasso compensado pelo cargo no ministério das Telecomunicações, em 2011.

Finalmente, Antoine, filho de Nabîl, nascido em 1972. Banqueiro internacional e produtor de filmes, uma personagem polémica que dá que falar na crónica político-judicial.

Não se deve esquecer de um primo de Antoine, chamado Khalîl (nascido em 1975), um especialista internacional em informática e pirataria informática a nível mundial. Uma actividade bastante actual.

Os Sehnaoui estabeleceram alianças matrimoniais com as grandes famílias patrícias de Damasco e Beirute, provando, se fosse necessário, que os dois países, baptizados pelo general francês manco Henri Gouraud, são verdadeiros irmãos gémeos.

2- Nabil, o pai de Antoine, o precursor.

A relação da família de Antoine Sehnaoui com Israel é antiga. Remonta a 1983, sob a presidência do falangista Amine Gemayel, o partido que iniciou a relação com o Estado hebraico na época da guerra civil inter-libanesa.

No seguimento da invasão israelita do Líbano, o nome de Nabil Sehnaoui, o pai de Antoine, é mencionado numa correspondência do ministério israelita dos Negócios Estrangeiros. 40 anos depois, o nome do filho surge numa rede que persegue os mesmos objetivos.

A 8 de Julho de 1983, o director-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel encontra-se, na verdade, na casa de Nabil, com cerca de quarenta personalidades libanesas. Maurice e Nabil Sehnaoui estavam entre os principais convidados, ao lado de banqueiros e juristas. 

O encontro aconteceu mesmo em Beirute, menos de um ano após o massacre dos campos palestinianos de Sabra e Chatila. Durante este encontro, os libaneses expressaram o desejo de que estes contactos continuassem e se reforçassem. 

A 18 de julho de 1983, uma mensagem de David Kimhi, director-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, menciona que, durante esta reunião, os israelitas fizeram um pedido para instalar uma sede permanente em Beirute para uma missão israelita.

Um pedido algo surrealista, que demonstra a determinação deste clã em normalizar a todo custo as suas relações com Israel, apesar de o Estado hebraico ocupar grandes áreas do sul do Líbano.

No final de 1983, após tediosas pesquisas, Israel opta pelo estabelecimento de uma missão permanente em Dbayeh, após peripécias entre Baabda e Yarzé, os bairros residenciais do sector cristão.

3- Daniel Glaser, o antigo alto funcionário do Tesouro americano, Conselheiro nº 1 do presidente Antoine Sehnaoui

Trinta anos depois das conversas em Beirute, os contactos libano-israelitas deslocaram-se para Washington, sede da AIPAC, a principal organização de lobbying pró-israelita.

Por acaso ou coincidência? Daniel Glaser, antigo alto funcionário do Tesouro dos EUA, é cooptado como membro do Conselho de Administração da “Financial Integrity Institution”, um organismo libanês responsável por verificar a conformidade das operações bancárias. Parece um sonho: um organismo encarregado de verificar a integridade num país governado por uma mafiocracia político-bancária.

Sobre este tema, ver estes links:

A escolha não é inocente. Daniel Glaser passou 20 anos na administração do Tesouro, o organismo responsável por sancionar instituições e pessoas hostis aos interesses americanos no mundo.

Em 2017, Antoine Sehnaoui, na sua qualidade de CEO do “Société Générale – Banque Liban (SGBL)”, nomeia Daniel Glaser como conselheiro nº 1 do CEO da SGBL, ou seja, seu próprio conselheiro.

Coincidência ou acaso também aqui? A nomeação de Daniel Glaser para o cargo de Conselheiro nº 1 do CEO da SGBL acontece enquanto o Hezbollah libanês, o bicho-papão de Antoine Sehnaoui, dos Estados Unidos e de Israel, enfrenta sanções financeiras por parte dos Estados Unidos, ao abrigo do “Hezbollah Accountability Act” (HATA).

Ou seja, uma forma discreta de instrumentalizar uma função para atingir objectivos inconfessáveis.

No final deste panorama, é forçoso mencionar, para ser completo, que um dos membros da família Sehnaoui, Nada Sehnaoui, uma artista plástica e digitalista frenética, teve um filho chamado Abdallah com o atual primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, o homem de confiança por excelência dos sauditas e dos americanos. Uma cereja no topo do bolo, enfim.

Para o leitor de língua árabe, cf este link.

4- L’Orient Le Jour e as revelações sobre Antoine Sehnaoui: um arrependimento tardio.

Antoine Sehnaoui tem protagonizado manchetes nos últimos anos no Líbano com a sua própria milícia no sector cristão de Achrafieh, no Este de Beirute, suposto reduto de Samir Geagea, o líder das “Forças Libanesas”, a formação cristã radical, com quem está em rivalidade. Este banqueiro e homem de negócios com interesses por toda a parte envolveu-se activamente contra o Hezbollah e os seus meios de comunicação aliados. As revelações do L’Orient Le Jour sobre Antoine Sehnaoui.

A foto do jantar do banqueiro na companhia do primeiro-ministro israelita Benyamin Netanyahu, em Washington, no final de Julho de 2026 – enquanto o Estado hebraico procedia à aniquilação do sul do Líbano a golpes de fósforo branco –, provocou tal alvoroço no Líbano que o “L’Orient le Jour” teve de, contra a sua vontade, distanciar-se desta pessoa polémica que, no entanto, foi durante muito tempo um dos principais financiadores do diário francófono, através dos seus numerosos anúncios publicitários.

Ao publicar este dossier, o L’Orient-Le Jour, que se gabava de ter titulado “o Hezbollah suicida o Líbano a mando do Irão”, com a retoma das hostilidades entre Israel e a formação xiita, em Fevereiro de 2026, pareceu assim proceder a uma operação de branqueamento a posteriori das torpezas passadas de um diário que se viu durante muito tempo como o órgão não oficial do establishment político-clânico gangrenado do Líbano, sob o pretexto de se considerar como o jornal de referência intelectual do Líbano e do Mundo francófono do Médio Oriente.

Uma publicação tardia - demasiado tardia - para um arrependimento tardio da sua longa conivência com o banqueiro libanês oportunista. Um acerto de contas, em suma.

Por transposição para o plano francês, num contexto de pré-campanha presidencial francesa, as revelações de L’Orient le Jour puderam ser interpretadas como um torpedo de Emmanuel Macron, tutor de Rima Abdel Malak, a nova directora de L’Orient le Jour, contra o campo de Hollande, de forma a retirar qualquer vontade ao socialista-motorista de suceder a “Júpiter da França” na magistratura francesa.

Para memória futura, Antoine Sehnaoui financia, através da empresa Ezekiel, os filmes de Julie Gayet, a companheira do presidente “Flamby” da França, François Hollande – o homem que se destacou ao entoar “uma canção de amor por Israel” – não na companhia de um pacifista israelita -, mas na cozinha do primeiro-ministro israelita ultra-direitista Benjamin Netanyahu e, como tal, o sepultador do socialismo francês.

Sobre François Hollande, cf este link:

·         https://www.madaniya.info/2016/12/01/francois-hollande-capitulation-rase-campagne-foudre-de-guerre-de-syrie/

“O processo mais sensível mencionado no dossier do Orient Le Jour diz respeito a Nada Hamadé Mouawad, embaixadora do Líbano em Washington e actualmente em destaque devido às negociações israelo-libanesas mediadas pelos Estados Unidos”, observa François Bacha, director do site libanês francófono Libnanews.

 Segundo a investigação do jornal libanês, Antoine Sehnaoui teria “trabalhado muito nos bastidores” para apoiar a sua candidatura frente a Nijad Fares e Paul Salem. O texto descreve também um empresário muito à vontade na embaixada, recebendo por vezes convidados ao lado da embaixadora durante alguns jantares. Nada Hamadé Mouawad é ainda apresentada como próxima do presidente Joseph Aoun e na linha da frente nas negociações entre o Líbano e Israel”, continua Bacha.

Isso não significa que ela actue por ordem de Antoun Sehnaoui. Mas já é suficiente para criar um problema político importante no actual contexto das discussões que vão continuar em Roma… Uma embaixadora envolvida em discussões tão sensíveis deve ser vista como a representante de uma linha estrictamente institucional. A sua credibilidade depende tanto do seu mandato oficial como da imagem de independência que transmite em Beirute, conclui ele.

Antoine Sehnaoui participou do lançamento de uma iniciativa que juntou o Washington National Opera e a Ópera israelita de Telavive. Ele apareceu com um laço amarelo em apoio aos reféns israelitas. O seu nome foi inscrito juntamente com o de Morgan Ortagus no mural de doadores do Museu Memorial do Holocausto em Washington. Alguns em Washington chegaram mesmo a chamá-lo de o “Lebanese AIPAC guy”.

A investigação do L’Orient-Le Jour também relata que Antoine Sehnaoui terá declarado que, quando regressasse a Beirute, seria «pelo aeroporto Ben Gurion». 

Aliás, teme-se que o zelo pró-sionista de Antoine Sehnaoui tente esconder o seu provável fracasso financeiro. 

Para memória futura, o banqueiro é também próximo do filho do antigo presidente assassinado René Moawad, Michel Moawad, que fala ao ouvido dos grandes da NED (National Endowment for Democracy), uma ONG americana ultra conservadora. Este funcionamento em rede poderia explicar, sem justificar, este enredo escaldante.

Sobre as ONG no Liban  cf este link:

https://www.madaniya.info/2024/01/22/liban-etats-unis-softwar-4-5-les-principaux-acteurs-de-la-soft-war/

Ela ignora a nova directora do quotidiano, Rima Abdel Malak, antiga ministra francesa da Cultura –deslocada para Beirute pelo presidente Emmanuel Macron– de que o Líbano é o único país árabe a ter obtido a retirada israelita do sul do Líbano, no ano 2000, sem negociação nem tratado de paz, graças ao Hezbollah, e que, nesse sentido, a formação paramilitar xiita é vista por largas franjas da opinião do terceiro mundo como a sentinela da independência libanesa.

Repetindo: ignora ela, além disso, esta novata, que o Hezbollah combateu Israel mais tempo e de forma mais duradoura do que os quatro países árabes do campo de batalha, causando mais perdas materiais e humanas ao Estado hebraico do que a totalidade desses países juntos (Egipto, Síria, Jordânia, Líbano, além da OLP) durante os seus numerosos confrontos com o Estado hebraico (1982-2000, 2006, 2024-25 e 2026).

Que Hassan Nasrallah, segundo o próprio reconhecimento de um académico israelita, é o primeiro líder árabe desde Nasser a ter capacidade de influência sobre a opinião israelita. 

Que o Hezbollah é a principal formação paramilitar da comunidade libanesa mais importante em termos numéricos, os xiitas (40 por cento da população), e que tanto ao nível da democracia digital como da democracia patriótica, o seu lugar no tabuleiro político libanês é de destaque, apesar das vociferações dessa conjura de bicho-do-mato. 

Que, finalmente, do magma libanês surgiu o Hezbollah, aproveitando a ascensão da comunidade xiita no jogo político libanês, na sequência da invasão israelita do Líbano em 1982, sobre os escombros da OLP, cujo santuário libanês tinha sido erradicado nessa ocasião com o incentivo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, os novos tutores do Líbano.

Que o Hezbollah, –pesadelo do Ocidente, bête noire para os sauditas e israelitas–, tem sido constantemente alvo de uma manobra de estrangulamento destinada a neutralizar a única estrutura árabe capaz de enfrentar simultaneamente os Estados Unidos, Israel e a dinastia wahhabita. 

Ah, os estragos do narcisismo... E da ignorância, pois é verdade que a ignorância não se aprende (Pascal) e que o ignorante ignora a sua própria ignorância. 

5- O julgamento de M. Abdallah Naaman, antigo adido cultural do Líbano em Paris, sobre o Líbano e o Médio Oriente 

À luz do que foi exposto, é forçoso constatar que não haverá "salvação para o país do Cedro, enquanto os libaneses estiverem mergulhados nas suas cinco fossas sépticas incorrigíveis: O confessionalismo, o feudalismo, a corrupção, a cobiça, a colaboração com o estrangeiro –e por fim, última mas não menos grave falha– o racismo interno.

“Verdadeiros cancros sobre os quais prolifera o ADN dos libaneses ad vitam aeternam”, considerou o Sr. Abdallah Naaman, antigo adido cultural na embaixada do Líbano em Paris.

“O L’Orient Le Jour (OLJ) tornou-se, há muito tempo, um boletim paroquial de uma aldeia de província que só sobrevive graças aos subsídios do Quai d’Orsay, que tenta, em vão, manter uma presença francesa num país que foi levado aos baptismos por um general manco mal inspirado” (ndlr: o general Henri Gouraud), prosseguiu o diplomata libanês que esteve muito tempo destacado na capital francesa e bem informado sobre os assuntos franco-libaneses.

“Sabemos bem que a França se tornou, agora, completamente eliminada da cena levantina, apesar das palavras dos últimos falantes de francês de Achrafieh, o sector cristão de Beirute, que continuam a resmungar que Paris ainda é a mãe nutridora do Líbano”, concluiu o Sr. Naaman numa declaração ao site madaniya.info.

Sobre Hassan Nasrallah

·         https://www.renenaba.com/verbatim-hassan-nasrallah/

Para ir mais longe sobre Antoine Sehnaoui, cf este link:

·         https://www.ojim.fr/antoun-sehnaoui-magnat-iconoclaste-de-la-presse-libanaise/

Para o leitor árabe, a narrativa de Al Akhbar neste link

 

René Naba

Jornalista-escritor, antigo responsável pelo Mundo árabe-muçulmano no serviço diplomático da AFP, depois conselheiro do director-geral da RMC Médio Oriente, responsável pela informação, membro do grupo consultivo do Instituto Escandinavo dos Direitos Humanos e da Associação de Amizade Euro-Árabe. De 1969 a 1979, foi correspondente itinerante no escritório regional da Agência France-Presse (AFP) em Beirute, onde cobriu, nomeadamente, a guerra civil jordaniano-palestiniana, o «Setembro Negro» de 1970, a nacionalização das instalações petrolíferas do Iraque e da Líbia (1972), cerca de uma dezena de golpes de Estado e sequestros de aviões, assim como a guerra do Líbano (1975-1990), a 3.ª guerra israelo-árabe de Outubro de 1973, as primeiras negociações de paz egípcio-israelitas no Mena House, no Cairo (1979). De 1979 a 1989, foi responsável pelo mundo árabe-muçulmano no serviço diplomático da AFP, depois conselheiro do director-geral da RMC Médio Oriente, encarregue da informação, de 1989 a 1995. Autor de "A Arábia Saudita, um reino das trevas" (Golias), "Do Bougnoule ao selvagem, viagem no imaginário francês" (Harmattan), "Hariri, de pai para filho, empresários, primeiros-ministros" (Harmattan), "As revoluções árabes e a maldição de Camp David" (Bachari), "Média e Democracia, a captura do imaginário, um desafio do século XXI" (Golias). Desde 2013, é membro do grupo consultivo do Instituto Escandinavo de Direitos Humanos (SIHR), sediado em Genebra. Além disso, é vice-presidente do International Center Against Terrorism (ICALT), em Genebra; Presidente da associação de caridade LINA, que actua nos bairros Norte de Marselha, e Presidente honorário de 'Car tu y es libre' (Quartier libre), trabalhando para a promoção social e política das zonas periurbanas do departamento das Bocas do Ródano, no sul de França. Desde 2014, é consultor do Instituto Internacional para a Paz, a Justiça e os Direitos Humanos (IIPJDH), com sede em Genebra. Desde 1 de setembro de 2014, é responsável pela coordenação editorial do site https://www.madaniya.info e apresentador de uma rubrica semanal na Radio Galère (Marselha), às quintas-feiras das 16h às 18h.

TODOS OS ARTIGOS de René Naba

 

Fonte:  Liban, Iran, Israël : Le clan Sehnaoui - Madaniya

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário