Palestina: Espionagem pró-Israel, uma profissão do futuro 1/2
René
Naba / 19 de janeiro de 2018 / em Décryptage
Última actualização
a 19 de Janeiro de 2018
O mundo árabe comemora o centenário da Promessa de
Balfour num contexto de desmoronamento mental e moral marcado pela balcanização
da região e pela proliferação de candidatos à traição, lacaios da burocracia
ocidental, agora promovidos ao estatuto de «elemento imprescindível» da vida
política pan-árabe.
Um indício patológico desta desintegração intelectual
é a criminalização, pela Liga Árabe sob a hegemonia wahhabita, do último
movimento de libertação árabe, o Hezbollah libanês, no décimo aniversário da sua
vitória contra Israel, em Julho de 2016.
Um acto que constitui um aval a todas as incursões
israelitas contra o Líbano e o movimento xiita. Um acto que assinala tanto a
deserção do campo de batalha como a capitulação árabe perante um país
considerado por amplas fracções da opinião pública do Terceiro Mundo como o
usurpador da Palestina.
As guerras civis no Líbano (1975-1990) e,
posteriormente, na Síria (2011-2015) deram origem a uma nova espécie de
«fauna»: o espião pró-israelita, sob o pretexto de uma guerra de libertação
nacional, consequência da devastação causada pelo sectarismo que aflige o mundo
árabe.
Análise detalhada destes «zombies» criminogénicos:
1 – O palestiniano, coveiro da sua própria
causa
Os serviços
de segurança e contra-inteligência palestinianos são peneiras e os
palestinianos, os coveiros da sua própria causa, a julgar pelos traidores
apanhados nas suas fileiras.
A – O príncipe verde, Moss’ab Hassan Youssef, um dos
filhos do fundador do Hamas
Uma das mais famosas toupeiras israelitas não é outro senão Mossa’b Hassan
Youssef, filho de um dos fundadores do movimento islamista palestiniano Hamas,
«informador» do Shin Beth, os serviços secretos israelitas, refugiado na
Califórnia, convertido ao catolicismo e que se submeteu a uma cirurgia
estética.
As informações que Mossa’b Youssef forneceu aos israelitas conduziram às detenções de Marwan Barghouti, a figura emblemática da Fatah na Cisjordânia, e de Ibrahim Hamid, um líder militar do Hamas na Cisjordânia. Era apelidado pelos seus agentes de contacto de «príncipe verde», verde como a cor do Islão.
E «príncipe» porque lhes fazia lembrar o «príncipe vermelho»: Ali Hassan Salameh, o homem dos primeiros contactos entre a OLP de Yasser Arafat e a CIA, que o Mossad assassinou em Beirute na década de 1980.
B- Adnan Yassine, n.º 2 do escritório da OLP em Tunes.
Uma das grandes capturas teria sido um dos responsáveis palestinianos, agente
do Mossad, Adnane Yassine, nº 2 do Escritório da OLP em Túnis. Ele tinha
conseguido instalar um sistema de escuta na central palestiniana, constituído
por dois chips espiões: um sobre a lâmpada de trabalho do escritório de Yasser
Arafat, o chefe da central palestiniana, e o outro no de Mahmoud Abbas (Abu
Mazen), o negociador de Oslo. Assim, os israelitas tinham acesso em tempo real
a todos os debates dentro da Organização para a Libertação da Palestina e às
rivalidades entre Yasser Arafat e Mahmoud Abbas.
O traidor palestiniano cometeu a sua acção como forma de agradecimento por um tratamento médico dado pelos israelitas em França à sua esposa, que sofria de cancro.
C - Adjunto de Saeb Ereikat, o homem
das negociações com os israelitas.
Vinte anos mais tarde, outro palestiniano reincidirá ao espionar o homem
responsável pelas negociações com os israelitas, Saëb Ereikat. Um dos seus
colaboradores mais próximos foi detido no início de Janeiro de 2016 por
espionagem a favor de Israel. Este alegado informador de Israel trabalhava há
20 anos no secretariado-geral da Organização para a Libertação da Palestina
(OLP).
Segundo o jornal electrónico «Ar Rai Al Youm», o suspeito admitiu ter passado «documentos importantes» a Israel, assim como «actas de reuniões palestinianas sobre a atitude em relação a Israel, bem como as opiniões da liderança palestiniana sobre os dossiers das negociações».
Várias vezes, salienta o jornal, o primeiro círculo dirigente palestiniano entrou em «grande cólera» depois de americanos terem alertado sobre posições que a autoridade estava prestes a tomar. Em termos claros, já estavam informados e agiam preventivamente para dissuadir os dirigentes palestinianos.
D- O Príncipe Vermelho, o caso atípico de Ali Hassan Salameh
Filho de um importante membro da resistência palestiniana na época do mandato britânico na Palestina, apelidado de «príncipe vermelho» devido à sua extravagância e ao seu estilo de vida ostensivo, que se casou com Georgina Rizk, Miss Líbano e Miss Universo de 1971, Ali Hassan Salameh era responsável pela protecção pessoal de Yasser Arafat.
A sua relação com a CIA
tinha-se estabelecido em 1973, na sequência do assassinato do embaixador e do
encarregado de negócios dos EUA no Sudão, em Março de 1973, e da guerra egípcio-israelita
de Outubro do mesmo ano.
Tinha sido celebrado um
pacto de não agressão entre as duas partes e os palestinianos garantiriam a
segurança da evacuação dos americanos residentes em Beirute em 1978, durante a
guerra civil libanesa.
Em contrapartida, os
americanos alertavam os palestinianos sobre os planos de atentados israelitas
contra os palestinianos, chegando mesmo a assumir a responsabilidade por um
programa de formação dos serviços palestinianos em protecção pessoal.
Foi assim que Arafat e
Salameh conseguiram escapar ao massacre perpetrado por um comando israelita em
Beirute, em Abril de 1973, contra a sede palestiniana, que resultou no
assassinato de três líderes palestinianos: Kamal Nasser, porta-voz da OLP, Abou
Youssef Al Najjar, o seu ministro do Interior, e Kamal Adouane, o líder do
movimento juvenil da Fatah.
Mas o playboy e a sua
segunda esposa, a Miss Georgina, não resistiram à vontade de se exibirem
durante a sua lua de mel nos próprios Estados Unidos. Uma estadia turística,
incluindo um dia na Disneylândia, a expensas do governo norte-americano.
Tudo tem um fim: os
israelitas opunham-se a qualquer contacto entre norte-americanos e
palestinianos. A vigilância norte-americana seria enganada, e Ali Hassan
Salameh seria morto num atentado com carro-bomba em Beirute, em Janeiro de
1979; Um período marcado pela conclusão do tratado de paz entre Israel e o Egipto
— o Tratado de Washington, assinado a 29 de Março de 1979 — e pelo triunfo da
Revolução Islâmica no Irão, com o regresso, a 9 de Fevereiro de 1979, do imã
Ruhollah Khomeini a Teerão, após quinze anos de exílio no Iraque e,
posteriormente, em França.
O caso de Ali Hassan
Salameh merece reflexão: alguma vez se viu Ernesto Che Guevara (Cuba), Ali «La
Pointe» (Argélia) ou Djamila Bouhired a pavonearem-se, em plena guerra de
libertação, num carro descapotável, na companhia de beldades? A deslocarem-se a
território inimigo para passar fins de semana em centros de lazer num país que
se supõe ser seu inimigo? A aceitarem uma viagem de luxo ao país do seu
opressor para passar férias de bilionários?
O cúmulo da sofisticação:
os serviços de segurança palestinianos sincronizam as suas acções com os seus
homólogos israelitas na luta contra a subversão na Cisjordânia, numa ilustração
patética da lógica do senhor e do escravo, sem o menor benefício para os palestinianos;
apesar do bloqueio das receitas de exportação dos produtos palestinianos;
apesar da continuação da colonização rampante da Palestina, apesar da
judaização de toda a Jerusalém.
Na década de 1970, a OLP
constava da lista negra dos Estados Unidos e representava o equivalente à
Al-Qaeda, aos olhos da opinião pública ocidental. Hoje em dia, foi simplesmente
riscada da equação regional.
2 – Egipto, o exemplo vem de muito alto: Achraf Marwane, genro de Nasser e agente do Mossad?
A serviço do
Egipto? Ganância? Um narcisismo exacerbado que levou aquele que se casara com a
filha preferida de Nasser, Mouna, a querer distinguir-se da coorte de cortesãos
do regime nasserista? Seja como for, a sua oferta de serviços surge em 1969,
numa altura em que o seu sogro, o líder da luta nacionalista árabe, tinha
iniciado uma guerra de desgaste ao longo do Canal do Suez, na tentativa de
recuperar o Sinai, perdido dois anos antes.
Para este
espião de alto nível, a remuneração seria, consequentemente, de 100 000 dólares
por cada encontro — e não por migalhas. Achraf Marwane transmitia ao Mossad
informações de primeira mão, nomeadamente o relato de um encontro entre Nasser
e os dirigentes do Kremlin dedicado ao reabastecimento do exército egípcio para
apoiar o esforço de guerra contra a linha Bar Lev.
Com a morte do
seu sogro em 1970, o seu sucessor, Anwar El Sadat, acolheu Achraf Marwane sob a
sua protecção e nomeou-o conselheiro presidencial para os assuntos árabes.
Por acaso ou
por premeditação, o elegante conselheiro foi então recrutado pelo chefe da
delegação da CIA no Médio Oriente, Thomas Twetten, em 1971. Considera-se que
foi ele o instigador do golpe de Estado que eliminou a ala esquerda nasserista
dos círculos dirigentes, abrindo caminho para a viragem do Egipto para o campo
ocidental, com a detenção dos defensores da linha dura pró-soviética: Sami
Sharaf, o ministro do Interior responsável pelos serviços secretos egípcios, e
Ali Sabri, o vice-presidente.
Em 1975, na
sequência da Guerra de Outubro, do uso do petróleo como arma e da concomitante
ascensão das monarquias petrolíferas do Golfo, Achraf Marwane subiu na
hierarquia, tornando-se presidente da Organização Árabe de Industrialização e
um empresário próspero.
Detentor de
participações na «American International Petroleum», na «British Home Store» e na
«Habitat», tinha-se tornado um dos principais negociantes de armamento do Médio
Oriente, suplantando até mesmo Adnan Khashoggi após a queda em desgraça do
saudita no caso dos Contras, o financiamento da contra-revolução na Nicarágua.
B- O reverso da medalha
Em 2002, o historiador britânico Aharon Bregman, no seu livro *A History of
Israel*, identifica Achraf Marwane como sendo «A Fonte», dito «Babel», que terá
enganado o Mossad quanto ao início da guerra israelo-egípcia de Outubro de
1973. Achraf Marwan terá fornecido durante anos informações confiáveis até
ganhar a confiança dos israelitas. Mas acabou por enganá-los no ponto mais
importante da sua preocupação, uma possível guerra de reconquista egípcia do
Sinai. Fez os israelitas acreditar que Sadate não tentaria libertar os territórios
egípcios ocupados enquanto não tivesse mísseis de longo alcance.
C – Relato de Hassanein Heykal
Intrigado com os rumores que circulavam sobre o genro
de Nasser, Mohamad Hassanein Heykal, antigo confidente do presidente e ex-director
do jornal Al Ahram, relata nas suas memórias ter-se deslocado a Londres para
apurar a verdade. Foi marcado um encontro entre os dois homens para 27 de Junho
de 2007, para um almoço no luxuoso hotel Dorchester.
Enquanto Heykal aguardava o seu convidado, um empregado de mesa veio anunciar-lhe o falecimento de Achraf Marwane. Será que o genro temia um confronto com o antigo confidente de Nasser? Será que se atirou pela janela para escapar a essa prova da verdade? Considerado um herói no Egipto, terá sido, no entanto, atirado pela janela pelos serviços secretos egípcios para se livrarem de uma figura tão incómoda? Ou pelos israelitas, para darem asas à suspeita?
O facto é que o corpo do bilionário egípcio foi encontrado em Londres, na quarta-feira, 27 de Junho de 2007, caído em frente à sua residência. De acordo com as primeiras constatações, ele teria caído da varanda do seu apartamento, situado no 4.º andar. A Scotland Yard hesitou em classificar a morte como um «acidente», sobretudo porque o falecido tinha declarado ao seu círculo de amigos que temia pela sua vida.
Um homem bonito, Achraf Marwane, cujo nome de código no Mossad era «Angel» (Anjo), era fã da «Dolce Vita» londrina e grande apreciador de jogos de azar. Nasser sentia desprezo pelo seu genro e só tinha consentido, sob coação, no seu casamento com a filha, que estava loucamente apaixonada por ele. Desconfiado em relação a este homem ambicioso e sem rigor, o presidente egípcio tinha-o destacado para os serviços de arquivos da presidência, na cave do palácio presidencial, com um salário de 17 libras egípcias por mês.
Nasser chegou mesmo a ter de chamar de urgência de Londres o seu genro pródigo, devido à sua frequência assídua em clubes de jogo na companhia de um empresário extremamente rico do Golfo. Para evitar qualquer dependência em relação ao benfeitor do Golfo, o presidente egípcio teve de reembolsar na totalidade todas as despesas que tinha efectuado em benefício do seu genro. Hosni Mubarak, na altura presidente do Egipto, e Mohamad Hassanein Heykal recusaram-se a comparecer no seu funeral.
A sua defenestração da janela do seu apartamento em Londres teria a marca característica dos serviços secretos egípcios, empenhados em livrar-se de uma figura incómoda. Abdel Bari Atwane, director do site «Ar Rai al Yom», baseou a sua opinião em casos anteriores de quedas de janelas de que foram vítimas personalidades egípcias, desde o general Ali Shafiq até à actriz Souad Hosni, passando por Ashraf Marwan.
Para aprofundar este tema
·
http://www.raialyoum.com/?p=645943
Que pesado fardo para os filhos dela carregar um nome agora
tão odiado, para a esposa dela tão
injustamente abatida pela fraude do pai dos seus filhos. Que insulto à memória
do sogro dela. Que mancha feia na história. Que mau exemplo para as gerações
futuras.
3- A fibra berberista separatista e a
«doutrina das periferias» de Israel
Deixemos de
lado o facto de que o Rei Hussein da Jordânia recebia do orçamento da CIA um
milhão de dólares por ano, segundo as revelações do jornalista norte-americano
Jim Hoagland, e de que as duas monarquias árabes não petrolíferas, a Jordânia e
Marrocos — a primeira no Mashreq, a segunda no Magrebe —, sejam aliadas
secretas da diplomacia israelita. O facto é do domínio público, para voltarmos
a ele mais tarde.
Não
obstante, a desestabilização da Argélia figurou, mais uma vez, na agenda da
«Primavera Árabe dos países ocidentais», na medida em que estava prevista na
sequência do domínio ocidental sobre a Líbia, a julgar pelas previsões de
Nicolas Sarkozy, antes do seu fim político, que exclamava repetidamente, com
saltos de cabrito: «daqui a um ano, a Argélia, e daqui a três anos, o Irão».
A Argélia,
tal como o Irão e a Síria, situava-se no novo «eixo do mal» delineado pelos
estrategas ocidentais para manter sob pressão os países emergentes, situados
fora da órbita ocidental.
A viagem a
Israel dos dirigentes do fantasmagórico governo cabiliano no exílio, Ferhat
Mehenni (presidente) e Lyazid Abid (ministro dos Negócios Estrangeiros), na
sequência da peregrinação de intelectuais do Magrebe, Boualem Sansal (Argélia),
Hassan Chalghoumi (Tunísia) e Nadia El Fanni (Tunísia), não é fruto do acaso.
Sob o
pretexto do «diálogo entre religiões», esta viagem insere-se numa operação de
recrutamento de personalidades mediáticas com o objectivo de as transformar em
potenciais intermediários na guerra psicológica que Israel conduz
clandestinamente para desestabilizar esta região, em plena turbulência
política.
A instalação
na Tunísia da plataforma regional do MEPI, um dos principais financiadores
norte-americanos da Primavera Árabe, bem como o desmantelamento de uma
importante rede israelita na Tunísia, em 2012, fazem parte desta estratégia,
cujo objectivo a longo prazo é estabelecer a principal base operacional do
Mossad no Magrebe, neste país em plena transição política, na encruzilhada
entre África e a Europa, outrora domínio exclusivo do Ocidente.
Dois dos
principais líderes palestinianos, Abu Jihad (Khalil Al Wazir), o n.º 2,
comandante-chefe adjunto, e Abu Iyad (Salah Khalaf), o n.º 3 responsável pela
segurança, pagaram com a vida por esta actividade clandestina sob a protecção
de Zine El Abidine Ben Ali, mais disposto a reprimir os seus concidadãos do que
a proteger os seus hóspedes.
Recolha de
informações através de viajantes tunisinos na Argélia e argelinos na Tunísia. Acções
de desestabilização e guerra psicológica. Acções de sabotagem e terrorismo,
atribuíveis à AQMI ou a qualquer outra organização fantoche, figuram entre os
objectivos da plataforma, que dispõe de mais duas delegações, uma das quais na
ilha de Djerba, perto da Líbia.
Num livro
publicado nos Estados Unidos, intitulado «Periphery: Israel’s Search for Middle
East Allies» (Periferia: Israel em busca de aliados no Médio Oriente), o antigo
oficial dos serviços secretos israelitas, Yossi Alpher, revelou que o Mossad
estabeleceu efectivamente relações com berberistas da Argélia e de Marrocos,
com o objectivo de manter estes países sob pressão. Um trabalho que se insere
no âmbito da sua estratégia denominada «doutrina das periferias», com o objectivo
a longo prazo de «desconfinamento geo-político» do Estado hebreu.
O oficial
israelita confirma assim as relações entre o porta-voz do Movimento pela
Autonomia da Cabilia, Ferhat Mehenni, e os serviços de informações israelitas.
Já alvo de
fortes suspeitas de ligações a serviços secretos de países estrangeiros, desde
a criação do MAK e, posteriormente, do GPK (Governo Provisório da Cabilia),
Ferhat Mehenni sucedia-se a aparições públicas através das quais manifestava
claramente a sua proximidade com o lobby sionista em França, assumindo posições
favoráveis à política de Israel na região.
A sua visita
a Telavive, em Maio de 2012, foi o coroamento lógico de um alinhamento, mais do
que um acto de provocação. Uma iniciativa endossada, nos meios de comunicação
social, pelo porta-estandarte do proselitismo filo-sionista no cenário europeu,
Bernard-Henri Lévy, o destruidor da Líbia e do Sudão.
Para avançar sobre Boualem Sansal e
Kamel Daoud
"Uma
islamofobia 'muito de casa' para um público 'de casa', pelo académico
argelino-canadiano Ahmed Bensaada.
Sobre o irredentismo berbere
incentivado por França.
Sarko, Valls, Hollande, Emié... Porque é que a França é implacável em relação à
Argélia?
Foco: O engano do MAK
O Movimento
pela Autonomia da Cabilia (MAK), nascido em 2001, tornou-se o Movimento pela
Auto-determinação da Cabilia, desde a reunião do conselho nacional do MAK em
sessão ordinária a 4 de Outubro de 2013.
(Ferhat Mehenni desfila com Danny Danon, representante de Israel na ONU)
Saint-Denis, 12 de outubro de 2017
Para o Sr. Boualem Snaoui
Caro senhor,
A sua carta sobre a presença do MAK na última Festa do
Humanité chamou toda a minha atenção.
O MAK é um movimento separatista de extrema-direita
apoiado pela direita israelita na sua luta contra o governo argelino. Não
concedemos de forma alguma a possibilidade deste movimento ter um stand na
Festa do Humanité.
Eles enganaram os nossos serviços ao inscrever-se com
o nome de uma associação qualquer, sem qualquer conotação política. Esta fraude
só foi descoberta várias horas depois da abertura da Festa.
Vamos garantir que tais falhas e enganos não se
repitam.
Com os melhores cumprimentos,
Patrick LE HYARIC, Diretor do Humanité
René Naba
Jornalista e escritor,
antigo responsável pela região árabe-muçulmana no serviço diplomático da AFP,
posteriormente conselheiro do director-geral da RMC Médio Oriente, responsável
pela informação, membro do grupo consultivo do Instituto Escandinavo dos
Direitos Humanos e da Associação de Amizade Euro-Árabe. De 1969 a 1979, foi
correspondente rotativo no escritório regional da Agência France-Presse (AFP)
em Beirute, onde cobriu, nomeadamente, a guerra civil jordano-palestiniana, o
«Setembro Negro» de 1970, a nacionalização das instalações petrolíferas do
Iraque e da Líbia (1972), cerca de uma dezena de golpes de Estado e sequestros
de aviões, bem como a Guerra do Líbano (1975-1990), a 3.ª Guerra
Árabe-Israelita de Outubro de 1973 e as primeiras negociações de paz entre o
Egipto e Israel na Mena House, no Cairo (1979). De 1979 a 1989, foi responsável
pela região árabe-muçulmana no serviço diplomático da AFP [ref. necessária],
tendo-se tornado posteriormente conselheiro do director-geral da RMC Médio
Oriente, encarregado da informação, de 1989 a 1995. Autor de «A Arábia Saudita,
um reino das trevas» (Golias), «Do “Bougnoule” ao “selvagem”, viagem pelo
imaginário francês» (Harmattan), «Hariri, de pai para filho, homens de negócios,
primeiros-ministros» (Harmattan), «As revoluções árabes e a maldição de Camp
David» (Bachari), «Media e Democracia: a captura do imaginário, um desafio do
século XXI» (Golias). Desde 2013, é membro do grupo consultivo do Instituto
Escandinavo dos Direitos Humanos (SIHR), com sede em Genebra. É ainda
vice-presidente do Centro Internacional contra o Terrorismo (ICALT), em
Genebra; presidente da associação de caridade LINA, que opera nos bairros do
norte de Marselha, e presidente honorário da «Car tu y es libre» (Quartier
libre), que trabalha para a promoção social e política das zonas periurbanas do
departamento de Bouches-du-Rhône, no sul de França. Desde 2014, é consultor do
Instituto Internacional para a Paz, a Justiça e os Direitos Humanos (IIPJDH), com
sede em Genebra. Desde 1 de Setembro de 2014, é responsável pela coordenação
editorial do site https://www.madaniya.info
e apresentador de uma rubrica semanal na
Radio Galère (Marselha), às quintas-feiras, das 16h às 18h.
Fonte:
Palestine
: L'espionnage pro-israélien, un métier d'avenir 1/2 - Madaniya
Sem comentários:
Enviar um comentário