quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Jogadores de ascendência africana no futebol francês

 


Jogadores de ascendência africana no futebol francês

·         14/07/2018

 

Esta crónica de 12 de julho, perdida na rádio galera, encontrada com atraso que continua actual

 

Crónica de René Naba para a Rádio Galère Marselha Domingo, 12 de Julho de 2026 "Diáspora 2.º tempo, sequência animada por Mamadou N'Diaye

 

Tema: O jogo França-Sénegal do Mundial 2026

 

Do que se trata?

 

A equipa de França era composta por nove jogadores em onze originários da África Negra.

 

O jogo opunha, portanto, africanos de França aos africanos de África.

 

E foi a França que ganhou. Mas não os africanos, em todo o caso?

Estranha lógica

Mas porque é que os futebolistas africanos são a maioria na selecção nacional?

 

Muito simplesmente a França, porque os franceses nativos não têm as qualidades técnicas dos seus compatriotas de origem africana.

 

Mas porque é que uma maioria crescente de franceses se queixa da imigração?

 

Não podemos aproveitar a imigração quando nos convém e criticá-la quando nos incomoda.

E pensar que durante o Mundial de 1998, ganho pela França graças a Zinedine Zidane, Lilian Thuram, Thierry Henry, Youri Djorkaeff e companhia, Alain Finkielkraut tinha reclamado contra esta equipa “preta, preta, preta, escárnio da Europa”.

 

Esta observação não tinha impedido este filósofo explosivo de ser eleito para a Academia Francesa. Que castigo curioso para comentários de um racismo de uma perversidade sorrateira.

 

Nesta época de eleições presidenciais francesas, a Pátria dos Direitos do Homem e da racionalidade cartesiana deve alinhar as suas palavras com as suas acções.

 

A sua credibilidade internacional está em jogo.

 

Homenagem aos pioneiros

 

Para memória,

 

Raoul Diagne, Filho de Blaise Diagne (deputado do Senegal), Raoul Diagne é o primeiro jogador negro e o primeiro jogador de origem africana (senegalesa) a ter vestido a camisola da equipa de França. Ele honrou a sua primeira selecção a 18 de Janeiro de 1931 contra os Países Baixos. Também participou no Campeonato do Mundo de 1938 com a camisola azul.

 

Larbi Ben Barek

Natural do Marrocos (então sob protectorado francês), a «Pérola Negra» foi seleccionada pela primeira vez a 4 de Dezembro de 1938 contra a Itália. Detém a maior longevidade na equipa de França (15 anos e 10 meses, de 1938 a 1954). Pelé disse que ele foi o melhor jogador da história.

 

Alexandre Villaplane

Nascido na Argélia, jogou pela França, chegando mesmo a ser capitão durante o Campeonato do Mundo de 1930. Terminou mal.

 

No mesmo tema, veja este link

 

História colonial: Os jogadores africanos no futebol francês

https://histoirecoloniale.net/les-joueurs-d-origine-africaine-dans-le-football-francais/

 

https://www.france24.com/fr/sports/20260621-bleus-pas-francais-racisme-equipe-mondial

 

 

 

Do lado da extrema-direita racista, há controvérsias em torno da composição da selecção francesa de futebol antes da final do Mundial contra a Croácia a 15 de Julho de 2018. Estas são diatribes violentas contra a presença de jogadores de origem africana. O que levou alguns a desejar a derrota desta equipa e a vitória da equipa adversária considerada a única "europeia". Para reagir a estes preconceitos racistas, estamos a publicar um texto que destaca a antiguidade da presença de jogadores africanos na história do futebol francês.

Na véspera da final do Mundial de 2018, sites de extrema-direita estão a fazer ataques violentos contra a selecção francesa, questionando de forma racista a origem africana de alguns dos seus jogadores. Assim, um teórico racista de extrema-direita anti-negro e anti-norte-africano aproveita-se disso, num programa intitulado "Les Bleus: equipa francesa ou equipa africana?" Veja-se, para incutir discretamente a sua defesa de uma identidade "francesa", branca e "europeia por origem", contrariando a presença na selecção francesa de jogadores que ele faz sintomas da "invasão migratória" e da "grande substituição" que estariam em acção no nosso país.

Alguns chegam ao ponto de intitular o seu artigo: "Que a Croácia, a única equipa europeia que resta, vença no domingo!" , ou escreve: "Também quero ver esta equipa perder. Muito simplesmente", ver

 


Contra este ódio racista, que é uma denegração da França actual, artigos relevantes apareceram na imprensa. Tal como esta coluna no Le Monde"Kylian Mbappé, o filho de Bondy que manda Finkielkraut e Zemmour de volta aos seus objectivos", de Abdourahman Waberi (colunista Le Monde Afrique), 2 de Julho de 2018. Ou este relatório publicado pela Libération, a 14 de Julho de 2018: "Em Montreuil, "esta equipa, pelo menos, podemos dizer que está nas cores de França", por Laure Bretton.

Para refutar todos os preconceitos em que se baseia este ressurgimento do racismo na França actual, estamos a publicar um artigo de Alain Ruscio sobre jogadores das colónias no passado do futebol francês.


Os colonizados na história do futebol francês, das origens à descolonização

Alain Ruscio

O futebol é, como é bem conhecido, o desporto dos pobres por excelência. Não há necessidade de grandes infraestruturas para bater em algo que possa ser usado como bola, numa rua com pouco trânsito ou num terreno baldio. Além disso, tal como noutros países pobres (Brasil), este desporto tornou-se rapidamente popular no Império Francês. O que lhe deu alguns dos seus campeões mais belos, começando pelo que era admirado por Pelé, o marroquino – decretado francês – Larbi ben Barek.

Uma prática antiga e de massas

Logo após a Primeira Guerra Mundial, o futebol argelino (no sentido de: europeu da Argélia) começa a destacar-se na metrópole. Uma equipa do Norte de África atravessa o Mediterrâneo e, por duas vezes, em 1924 e 1925, vence a equipa francesa. O semanário Le Ballon Rond inicia então uma campanha para a integração destes argelinos na equipa nacional: «Pela segunda vez este ano, o Norte de África venceu o da metrópole. Reconhece-se que nas suas linhas há homens que nos poderiam ser úteis. Mas perdemo-nos em discussões para saber se o seu futebol poderá amalgamar-se com o nosso! Que disparidade! Eles só têm de fazer a experiência. Pois os nossos coloniais possuem essas qualidades principais que nos faltam: o amor pelo desporto e o desejo de vencer» (J. Ducasse, Le Ballon Rond, 31 de Janeiro de 1925).Ele é ouvido. Em 1925, Charles Bardot, do RC Philippeville, depois, em 1926, Georges Bonnello e Henri Salvano, do FC Blidéen, foram seleccionados para vestir as cores de França: "Estamos muito satisfeitos com esta escolha, que deverá dar um bom resultado, porque os africanos não serão surpreendidos pelo jogo latino, que naturalmente praticam. Isto abre a porta a uma selecção maior e evitará procurar noutro lado o que temos em casa" (Le Ballon Rond, 14 de Março de 1925).

Os europeus do Magrebe foram gradualmente recrutados para as equipas principais do campeonato metropolitano: Marcel Haddidji, Émile Zermani, Emmanuel Aznar, Mario Zatelli (que mais tarde se tornou um treinador emblemático do OM)...

A integração dos muçulmanos vai esperar mais alguns anos, mas depois irá acelerar. Na véspera da Primeira Guerra Mundial, havia cerca de quarenta nativos do Magrebe nas equipas profissionais que jogavam na França continental: Abdelkader Ben Bouali, Riahi Rabih (Olympique de Marseille), Gnaoui Souilem, Abdelkader Chibani (Estrela Vermelha), Maâmar Belhadj (Stade de Reims), Aoued Meftah (Fives-Lille, depois Stade de Rennes), Saïd Benarab (Bordéus)...

Durante o período entre guerras, tornou-se comum encontrar, nas equipas profissionais da França continental, recrutas do Norte de África (muçulmanos e europeus): "Nas exportações1 do futebol francês, esta época, notamos acima de tudo o saque do Norte de África. "Quem não tem os seus norte-africanos?" é o grito que podemos lançar! Marselha, campeão francês, conseguiu até seis" (Jean Eskenazi, Paris Soir, 15 de Agosto de 19382).

O primeiro futebolista argelino seleccionado para a selecção francesa foi Ali Benouna. Destacado numa das principais equipas da época, o FC Sète, com quem venceu a Taça de França em 1934, foi seleccionado em Outubro de 1936 (derrota contra a Checoslováquia, 0-33). Teve apenas duas internacionalizações, mas foi imediatamente seguido pelo seu compatriota Abdelkader Ben Bouali, em 19374.

Sobre Ben Barek: "Se eu sou o rei do futebol, então ele é o deus" (Pelé)

Mas é, acima de tudo, a carreira do marroquino Larbi ben Barek que marcará a história do futebol francês. Antes de mais, por causa da sua qualidade como jogador. Especialistas notaram-no especialmente durante um jogo amigável entre Marrocos e França, em Casablanca, a 11 de Abril de 1937, onde a sua equipa se permitiu marcar 4 golos ao mítico guarda-redes Da Rui. Foi depois recrutado pelo Marselha, tendo depois feito carreira no Stade Français e no Atlético de Madrid. A imprensa estava cheia de elogios, cedendo a imagens exóticas um pouco fáceis: "Muito modesto, ainda mais simpático, é o novo internacional da selecção nacional, a estrela do dia, a estrela norte-africana que apareceu no céu dos nossos campos de jogo como a Cruz do Sul" (Mario Brun, Le Petit Parisien, 19 de Novembro de 1938).

 


E a equipa de França? Por definição, um marroquino era um sujeito francês, não cidadão e, portanto, não seleccionável. Mas não há problema. Henri Delaunay, presidente da Federação Francesa de Futebol, tinha-se adiantado desde 1934: «Os indígenas autóctones de origem tunisina ou marroquina serão considerados franceses para tudo o que diz respeito à emissão de licenças e regras de qualificação». Consequentemente, a 14 de Novembro de 1938, o Conselho da Federação confirmou «a qualificação de jogador francês (de Ben Barek) e o seu direito à selecção nacional» (Lucien Gamblin, L’Auto, 15 de Novembro). No dia 4 de Dezembro seguinte, ele vestiu pela primeira vez, contra a Itália, a camisola da equipa de França. Teve mais 16 convocações. Um número relativamente modesto. Mas é preciso ter em conta um certo acontecimento que abriu um longo parêntesis: a Guerra Mundial. Por outro lado, a carreira internacional de Ben Barek bateu um recorde absoluto: a sua última internacionalização data de 16 de Outubro de 1954 — tinha 40 anos na altura — : 15 anos e 10 meses.

O futebolista era tão popular que o maior diário desportivo, L'Auto, organizou um referendo entre os seus leitores para lhe dar um apelido (lançado a 24 de Janeiro de 1939, resultado a 8 de fevereiro): muito antes do rei Pelé – que conhecia e elogiava a carreira do marroquino – Ben Barek tornou-se para todos "a Pérola Negra"6.

Apesar do seu valor, os clichés paternalistas também não o pouparam: "Ben Barek, um futebolista brilhante, uma criança grande" (L'Auto, 15 de Novembro de 1948). Ou até apelidos racistas. Na já referida competição da L'Auto, houve palhaços a propor Branca de Neve, Baba, Doudou7

Terminou a sua carreira em Sidi-Bel-Abbès como jogador-treinador no modesto clube da Union Sportive Musulmane da cidade (época 1955-56)8, regressou depois para tomar uma merecida reforma em 1957 no seu país, que se tinha tornado independente. Existe alguma maldição ligada a grandes desportistas do mundo colonial? O facto é que Ben Barek, em Marrocos, teve dias cada vez mais difíceis. Esquecido por todos, morreu miseravelmente a 16 de Setembro de 1992. O seu corpo só foi descoberto uma semana após a sua morte...

Futebolistas da África Subsaariana

Os nativos da África subsaariana eram mais raros, precisamente porque estavam muito menos integrados nas equipas locais. O primeiro negro subsaariano que se destacou, ao ponto de se juntar à equipa francesa, foi Raoul Diagne. Mas os seus laços com África eram frágeis: filho do deputado senegalês (e antigo ministro) Blaise Diagne, nasceu na Guiana Francesa e chegou a França com 18 meses de idade.

Foi internacional pela primeira vez a 25 de Janeiro de 1931 contra a Itália (derrota por 0-3). Teve uma carreira muito longa, pontuada por 18 internacionalizações, antes de deixar o campo em 1946, com 36 anos, e depois se tornar treinador. Uma leitura da imprensa desportiva da época revela o retrato de um homem afável, sério e respeitado. Apenas alguns apelidos duvidosos aqui e ali — "Josephine" (Baker, claro), "Minha amiga", "O Negus" — fazem lembrar o racismo predominante9. A ironia é que, tendo-se tornado treinador da selecção nacional do Senegal independente, obteve mais tarde uma vitória contra a selecção francesa (nos Jogos da Amizade, em 1963, 2 golos a 0)10.

Após a Segunda Guerra Mundial, houve muitos futebolistas do Império. O camaronês Eugene N'Jo Léa é comparado aos maiores futebolistas brasileiros. Recrutado pelo Saint-Étienne, formou uma dupla ofensiva excepcional com Rachid Mekloufi, que levou o seu clube ao título em 1957.

A grande aventura da equipa FLN

Em Abril de 1958, um evento espectacular abalou o mundo do futebol francês: uma dúzia de jogadores argelinos que operavam na França continental desapareceram para se juntarem ao FLN.

Os fugitivos reapareceram em Tunes. A notícia está a causar alvoroço, na véspera do Mundial. O facto de os profissionais renunciarem a honras e fortuna para se juntarem aos rebeldes diz muito sobre a profundidade do sentimento nacional.

 


A lista de futebolistas profissionais que fazem esta escolha é impressionante: os internacionais Mustapha Zitouni (AS Monaco), "o melhor defesa-central do planeta"11, então em contacto com o Real Madrid, e Rachid Mekloufi (AS Saint-Étienne), jogadores de destaque de grandes clubes da Primeira Divisão, Ben Tifour, Boubekeur, Bekloufi (AS Monaco), Brahimi, Bouchouk (FC Toulouse), Kermali (Olympique Lyonnais), Arribi (Avignon). Outros dois foram interceptados na fronteira alemã, Mohamed Maouche (Stade de Reims) e na fronteira italiana, Hocène Chabri (AS Mónaco).

A imprensa francesa na Argélia apresentou a notícia com desilusão: "Cedendo à pressão do FLN ou obedecendo a opiniões políticas pessoais, dez futebolistas africanos, incluindo muitos internacionais, abandonaram a metrópole clandestinamente" (L'Écho d'Alger, 15 de Abril de 1958). O tom da imprensa na França continental é o mesmo: estes homens são ou traidores ou reféns do terrorismo: "Os futebolistas argelinos estão a abandonar as nossas equipas para Tunes. Ameaçads pela FLN" (L'Aurore, 14 de Abril de 1958). O Paris Match envia um dos seus repórteres para Tunes. Uma fotografia de duas páginas mostra cinco dos jogadores, nos becos da medina de Tunes: "Estrelas do futebol francês, aqui estão os fellagha (rebeldes – NdT)" (Daniel Camus, Paris Match, 26 de Abril de 1958). Sabemos que esta palavra não estava exactamente carregada de positividade na imprensa francesa pró-guerra da época... O artigo é irónico: habituados à boa vida, aqui estão eles na "terra das mulheres veladas e da água" e, no entanto, "não eram assim tão infelizes em França". Até o Le Monde, cujos relatos ao mesmo tempo insistiam no mal-estar argelino, duvidou da sinceridade dos atletas e enquadrou na primeira página: "O voo concertado de nove futebolistas muçulmanos foi preparado pela FLN". Depois comentou: "Tudo indica que estas saídas foram concertadas. Parece indiscutível que, para quem os conhece, em particular Mustapha Zettouni, que iria jogar amanhã contra a Suíça, não queria deixar a metrópole, mas teve de obedecer a um plano preparado pela FLN (...). Não há obviamente dúvida de que os intervenientes obedeceram às injunções da FLN, que estava ansioso por atacar a opinião popular francesa com este gesto. Saíram da metrópole sem hesitação? (Le Monde, 16 de Abril de 1958).

A imprensa comunista, por outro lado, comentou favoravelmente o episódio e reproduziu na primeira página o comunicado da FLN: "Os futebolistas argelinos responderam ao apelo da sua pátria". No mesmo dia, o editorialista comentou: "Que lição podemos tirar disto? Isto significa que a luta do povo argelino não é, como alguns afirmam, a luta de uma minoria, mas a luta de um povo inteiro. Será difícil fazer as pessoas acreditar que foram 'ameaças da FLN' que poderiam ter levado os onze campeões, por acordo comum, a renunciar à situação em que se encontravam para tomar o seu lugar numa luta difícil" (André Stil, L'Humanité, 16 de Abril de 1958).

 


Uma digressão mundial

A aventura desta chamada equipa FLN é fascinante. Os jogadores estão agora a fazer o que sabem fazer, futebol, em nome da sua selecção nacional. Mas fazem muito mais. Viajam pelo mundo e a sua passagem é, cada vez, um evento que vai além do que está em jogo. De Maio de 1958 até à independência, jogou, apesar da ira da FIFA e da Federação Francesa, 91 jogos em todo o mundo, da Tunísia a Marrocos, passando pela URSS, Hungria, Jugoslávia, China, Vietname do Norte... Estes futebolistas são considerados (e com razão consideram-se) verdadeiros embaixadores do seu país na marcha da independência. Em Pequim, foram recebidos por Zhou Enlai, em Hanói por Ho Chi Minh e pelo General Giap...12 "Olhando para trás, posso dizer que nenhum de nós se arrepende... Éramos militantes, éramos revolucionários. Lutei pela independência... Esses foram os nossos melhores anos" (Mohamed Maouche)13.

O caso mais surpreendente desta equipa é, sem dúvida, o da sua estrela, Rachid Mekloufi, internacional francês, jogador de alto nível que joga pelo Saint-Étienne, deixando glória, honras e um salário confortável para jogar na FLN... depois, adquiriu a independência, regressando para terminar a sua carreira, ainda brilhante, em França, onde voltou a jogar pelos Verdes e voltou a ser campeão de França (1963, 1967 e 1968).


Mais tarde, ocorreram outras fugas, menos espetaculares, menos massivas: Ahmed Oudjani (RC Lens), Dajman Defnoun e Ali Ben Fadah (SCO Angers) (Agosto de 1960), Hocine Bouchache (Le Havre), Oualiken e Bourricha (Nîmes) (Outubro de 1960).


Leia também o artigo "Quantos futuros Mbappé e Kanté se afogaram no Mediterrâneo?" de Rafik Chekkat no Mediapart.

 




















1.   A lógica da frase incentiva-nos a ler: as importações.

2.   "Oito dias antes da retoma do futebol", citado por Stanislas Frenkiel, Larbi Ben Barek, Marcel Cerdan, Ali Mimoun e Alfred Nakache nas fronteiras da assimilação, dissertação de mestrado 2, Centre de Recherche en Science du Sport, Université Paris-Sud XI, ano lectivo 2004-2005.

3.   Marcel Rossini, "Jogo medíocre da equipa francesa", Jogo, 11 de Fevereiro.

4.   Erroneamente apresentado como o primeiro norte-africano por Ahmed Boubeker e Piero D. Galloro, "Dos italianos aos norte-africanos, de uma geração de futebol para outra", em Claude Boli, Yvan Gastaut & Fabrice Grognet (eds.), Allez la France! Futebol e imigração, Paris, Gallimard / CNHI, Musée national du sport, 2010.

5.   Citado por Stanislas Frenkiel, op. cit. cit.

6.   Claude Boli, "Larbi Ben Barek, a primeira estrela do futebol francês do Magrebe", Revue Migrance, n.º 29, edição especial, "Futebolistas do Magrebe no século XX", 1.º trimestre de 2008.

7.   Id.

8.   Redouane Ained Tabet & Tayeb Nehari, História da Argélia. Sidi-bel-Abbès, de la colonisation à la guerre de Libération en Zone 5 – Willaya V (1830-1962), Argel, ENAG Diffusion, 1999.

9.   Mario Brun, "Raoul Diagne," Match, 19 de Novembro de 1935.

10.               Morad Aïd-Habbouche & Pascal Blanchard, "Negros em cor. Les joueurs afro-antillais en équipe de France", Africultures, 3 de Junho de 2008.

11.               Dominique Le Guilledoux, "Em 1958, os desportistas tinham coragem. Futebolistas entre Paris e Argel", Le Monde diplomatique, Agosto de 2008.

12.               Paul Dietschy, "Futebol Africano, Entre a Dominação Colonial e a Emancipação", em Pierre Singaravélou & Julien Sorez (eds.), L'Empire des sports. Une histoire de la mondialisation culturelle, Paris, Belin, 2010.

13.               Citado por Françoise Escarpit, "1958. Os embaixadores da revolução argelina", L'Humanité, 6 de Outubro de 2001.

 

Fonte: Les joueurs d’origine africaine dans le football français – Histoire coloniale et postcoloniale

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário