A Monarquia marroquina aliou-se (1956) às forças
coloniais francesas e espanholas para subjugar os rifaínos
10 de Setembro de 2026
Robert Bibeau
Por Jacob Cohen.
Numa nova entrevista, o jornalista, autor e especialista em geo-política
Jacob Cohen fala-nos sobre os mais recentes desenvolvimentos relacionados com a
invasão migratória do regime de Makhzen, visando o enclave espanhol de Ceuta e
Melilla, o regresso da Argélia à cena saheliana, a agressão sionista americana
ao Irão, bem como as próximas eleições intercalares nos EUA e as da entidade
sionista.
Argélia54: Nas últimas semanas, houve uma escalada entre Madrid e
Rabat, após a invasão migratória de 30 de Julho. Não acha que Espanha está a
pagar pelas suas posições expressas sobre as questões palestiniana e iraniana?
Jacob
Cohen: É óbvio que o interesse
súbito e inesperado dos sionistas americanos na libertação dos últimos
territórios colonizados em África tinha toda a aparência de uma conspiração. Havia
algo errado. Marrocos tinha-se prestado a esta operação, incapaz de recusar
qualquer coisa aos seus aliados inabaláveis, Israel e América, como se por
acaso fossem os melhores países agressores perante o Eterno desde os anos 40.
Gostariam de punir o governo espanhol ou de lhe dar um aviso sério. O último
relatório da polícia espanhola, que pelo menos menciona complacência por parte
das forças de segurança marroquinas, confirma isso. E o facto de alguns
milhares de jovens marroquinos permanecerem no enclave mantém uma espécie de
ameaça latente. Parece, no entanto, que todos os actores do melodrama querem
acalmar a situação, mas as indicações sobre as futuras eleições legislativas
parecem desfavoráveis a Pedro Sánchez. Os instigadores desta
"conspiração" podem ter alcançado o seu objectivo.
Argélia54: Aproveitando esta situação e a excitação do governo
espanhol liderado por Pedro Sánchez, uma das principais vítimas do spyware
Pegasus, Marrocos, imitando o regime sionista em termos de reivindicações
territoriais, instrumentaliza a questão de Ceuta e Melilla e exibe uma nova
marcha verde em nome do "Grande Marrocos". Qual é a sua opinião sobre
esta questão?
Jacob
Cohen: A monarquia marroquina
nunca demonstrou um verdadeiro desejo de recuperar as duas possessões
espanholas. Chegou mesmo a aliar-se às antigas forças coloniais francesas e
espanholas após 1956 para reduzir os grupos de resistência rifanos que lutavam
pela integridade territorial. Esta monarquia nunca quis ir contra os interesses
bem compreendidos do Ocidente. Não fará nada de dramático para minar a
estabilidade da região. Se por isso está a agitar alguma ameaça de uma
"Marcha Verde", é por uma questão de forma e para obter alguns
benefícios materiais ou diplomáticos, em particular reforçando o compromisso do
Ocidente com a solução de "autonomia" no Saara Ocidental.
Argélia54: A França e o Estado funcional de Marrocos estão a
perder terreno e influência na região do Sahel. O fracasso da última tentativa
de golpe no Níger abriu caminho para um regresso altamente notado da Argélia,
que trabalha para restaurar a estabilidade política e de segurança, essencial
para o desenvolvimento socio-económico e a integração regional benéfica para os
povos da região do Sahel. O que diz sobre os desenvolvimentos mais recentes que
marcaram esta região?
Jacob
Cohen: Só podemos saudar este
desenvolvimento, que caminha na direcção da emancipação dos países africanos,
cujos 65 anos de independência não trouxeram muito. Na doutrina maoísta, existe
a contradição principal e as contradições secundárias. A primeira diz respeito
à oposição fundamental ao imperialismo ocidental, que simplesmente mudou de
rosto e que nunca desistirá de dividir africanos e explorá-los. É afortunado
que a Argélia tenha superado disputas secundárias para enfrentar o seu
verdadeiro inimigo de longa data, ou seja, o imperialismo sionista americano já
a trabalhar para a desestabilizar e/ou enfraquecer. O objectivo principal é
expulsar este imperialismo de África e impedir que cause danos. Será então
possível resolver contradições secundárias – conflitos regionais – num espírito
de confiança e serenidade.
Argélia54: Menos de dois meses antes das eleições intercalares dos
EUA, a agressão dos EUA contra o Irão continua e Donald Trump encontra-se numa
situação complexa que pode varrer o Partido Republicano. Qual é a sua opinião
sobre este assunto?
Jacob
Cohen: O presidente americano
está preso. Deixou-se prender por Netanyahu, que lhe prometera uma vitória em 4
dias. E, ao mesmo tempo, o Irão provou ser um adversário, não só duro e
imaginativo, mas audacioso de uma forma que adversários 20 vezes mais poderosos
como a Rússia nunca ousaram. O Irão desfez todas as previsões ao destruir toda
a infraestrutura militar dos EUA nos países do Golfo e fechar o Estreito de
Ormuz. E permite-se – suprema arrogância – responder duplicando e até triplicando
as apostas. Ele não tem medo de nada, goza com Trump e com a América. Trump não
pode dar-se ao luxo de admitir a derrota, e quanto mais prolongar o conflito,
mais desastrosas serão as consequências. O povo americano está a sofrer
terrivelmente e ainda não vimos nada. As eleições de Novembro serão um desastre
para o presidente, para o seu partido e talvez para o seu impeachment.
Argélia54: Tal como os EUA, a entidade sionista organizará
eleições legislativas dentro de algumas semanas, num clima tenso, que
determinarão o futuro político dos sionistas genocidas. Como especialista nas
notícias desta instituição, qual é a sua leitura?
Jacob
Cohen: As eleições em Israel
não vão mudar nada em termos de substância. É um erro acreditar que Netanyahu é
o problema. A sociedade judaica israelita é 90% a favor do genocídio em Gaza,
da expulsão dos palestinianos da Cisjordânia, de uma nova guerra contra o Irão
e até contra a Turquia. Os sionistas consideram-se todo-poderosos, investidos
numa missão quase divina de reinar sobre esta terra e todas as terras que
conseguirem conquistar. Acreditar que se pode alcançar uma existência pacífica
com eles é um erro trágico. Só há um slogan válido nesta terra, imposto pelos
próprios sionistas: São eles ou nós.
Entrevista conduzida por M. Mehdi
(Proposta por A. Djerrad)
Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice
Sem comentários:
Enviar um comentário