Democracia: uma instituição inerente às sociedades de
classes
12 de Agosto de 2026 Robert Bibeau
Por Khider Mesloub.
A democracia é geralmente definida como o governo do povo pelo povo. No
entanto, esta definição ideal oculta uma realidade histórica baseada na
exclusão, desigualdade e relações de dominação. Desde a sua aparição na
Antiguidade até às suas formas parlamentares contemporâneas, a democracia nunca
constituiu o governo de toda a população. Desenvolveu-se sempre em sociedades
profundamente hierárquicas, atravessadas por relações de dominação económica e
social. Longe de ser a expressão da soberania popular universal, apresenta-se
como uma forma de organização política que permite às classes dominantes
regular as suas rivalidades, preservar a ordem social e garantir as condições
para a reprodução do seu poder económico. A soberania é proclamada em nome do
maior número possível, mas o seu exercício efectivo permanece intimamente
subordinado aos interesses daqueles que detêm propriedade, riqueza e poder.
Sobre este tema, veja o livro de Robert Bibeau: Democracia nos Estados Unidos (As Mascaradas Eleitorais). Publicado em 2018 pela L'Harmattan, republicado em 2020 na versão PDF aqui: DEMOCRACY-IN-THE-UNITED STATES https://les7duquebec.net/archives/231044).
Democracia antiga: uma cidadania baseada
na escravatura
A experiência ateniense, geralmente apresentada como o berço da democracia,
ilustra perfeitamente esta contradição original. Esta democracia, cuja
existência foi relativamente breve, dizia respeito apenas a uma minoria da
população: cidadãos homens livres. Mulheres, mestiços, escravos e grande parte
dos produtores foram excluídos. Os cidadãos que participavam nas deliberações
da Assembleia representavam assim apenas uma pequena fracção da sociedade. Esta
exclusão não foi de forma alguma acidental; pelo contrário, era a própria
condição para o funcionamento da democracia antiga. Se os cidadãos puderam
dedicar o seu tempo aos assuntos públicos, foi precisamente porque foram
libertados das tarefas produtivas assumidas pelos escravos. O exercício da
cidadania baseava-se, portanto, numa divisão social do trabalho que reservava a
participação política para uma minoria privilegiada, transferindo para uma
maioria privada de direitos todas as actividades necessárias para a reprodução
material da cidade. A democracia ateniense não pode, portanto, ser interpretada
como o governo de todo o povo. Era o governo de uma pequena comunidade de
cidadãos privilegiados, cuja liberdade política se baseava na dependência
económica e legal de outras categorias sociais. Por trás da proclamada
igualdade entre os cidadãos havia uma profunda desigualdade entre aqueles que
participavam na tomada de decisões políticas e aqueles cujo trabalho tornava
essa participação possível.
Deste ponto de vista, a democracia antiga já assumia um carácter de classe.
As principais instituições da cidade permaneceram reservadas aos cidadãos das
classes proprietárias, enquanto as classes trabalhadoras foram excluídas de
qualquer participação efectiva no exercício do poder. A soberania popular
terminava nas fronteiras da cidadania, que por sua vez era definida por uma
organização social baseada na escravatura e no privilégio. Desde as suas
origens, a democracia legitimou as relações de dominação; organizou-os
politicamente, reservando o exercício do poder a uma minoria socialmente
privilegiada.
Democracia representativa ao serviço da
ordem burguesa
Mais de um milénio após o desaparecimento da antiga democracia, está a
reaparecer num contexto histórico radicalmente diferente. As revoluções
burguesas inglesa, americana e francesa dos séculos XVII e XVIII não
ressuscitaram a democracia simplesmente por lealdade à herança grega;
conferem-lhe uma nova função, adaptada às exigências da nascente sociedade
capitalista. Longe de ser um acaso da história, este renascimento acompanhou a
ascensão da burguesia ao poder político e a consolidação da sua hegemonia
económica. A democracia representativa impõe-se então como a forma mais
adequada de dominação para o desenvolvimento do capitalismo. Ao contrário dos
regimes baseados no privilégio hereditário ou no direito divino, permite que o
poder seja legitimado com base no consentimento eleitoral dos governados. Os
produtores, que se tinham tornado legalmente livres mas economicamente forçados
a vender a sua força de trabalho, estavam agora integrados no jogo político
como cidadãos. Participam na nomeação periódica dos seus governantes sem
exercer um controlo comparável sobre as relações de produção que determinam as
suas condições de existência. Assim, a democracia burguesa alcançou uma grande
inovação política: associou as classes dominadas à nomeação de governantes,
preservando ao mesmo tempo a dominação económica das classes proprietárias. O
sufrágio tornou-se o principal instrumento de legitimação do Estado, enquanto a
propriedade privada dos meios de produção permaneceu como a base intangível da
ordem social. Os governos mudam de acordo com as eleições; As relações de
propriedade, por outro lado, permanecem fora do alcance do voto popular.
A representação política cumpre, portanto, uma função essencial:
administrar os assuntos comuns da sociedade, garantindo ao mesmo tempo as
condições para a reprodução do sistema económico. Os líderes políticos parecem
ser os árbitros do interesse geral; no entanto, evoluem dentro de um quadro institucional
cujos limites são largamente definidos pelos requisitos da acumulação de
capital e pela preservação das relações de propriedade que estruturam a
sociedade burguesa.
Neste sentido, merece ser destacada uma contradição fundamental. Embora a
democracia seja apresentada como o governo do povo, o seu campo de aplicação
termina precisamente onde o verdadeiro poder está concentrado: na esfera
económica. Os proletários elegem os seus deputados, os seus presidentes ou
presidentes, aqueles funcionários eleitos responsáveis pela administração da
ordem capitalista; Não nomeiam os administradores dos grandes bancos, os
presidentes dos grupos industriais, nem os membros dos conselhos de
administração das principais empresas que, no entanto, orientam uma parte decisiva
da vida económica e social. No entanto, nas sociedades capitalistas, as
decisões mais decisivas não são tomadas nos círculos parlamentares. As escolhas
relativas a investimento, produção, emprego, relocalizações, despedimentos,
salários ou distribuição de lucros são principalmente da responsabilidade dos
proprietários do capital. Estes centros de tomada de decisão não estão sujeitos
a qualquer procedimento democrático. Os gestores das grandes empresas não
derivam a sua autoridade do sufrágio universal nem de um mandato confiado pelos
trabalhadores; são nomeados pelos proprietários do capital ou pelos órgãos que
os representam. A companhia constitui, assim, uma singularidade raramente
questionada pela "ciência política" burguesa. Embora seja o local onde
a riqueza material é criada e onde ocorre grande parte das condições de vida da
população, o seu funcionamento baseia-se num princípio essencialmente
hierárquico. Os empregados participam na produção de riqueza, mas não têm poder
comparável na designação daqueles que dirigem a empresa ou nas principais
orientações económicas que afectam o seu futuro. Esta dissociação entre
democracia política e poder económico não é uma anomalia; constitui uma das
características estruturais da democracia burguesa. A soberania popular
exerce-se na esfera institucional, enquanto a soberania económica mantém-se
baseada na propriedade privada dos meios de produção. O sufrágio universal
organiza assim a competição pelo exercício do poder político, sem sujeitar os
principais centros de tomada de decisão económica ao mesmo princípio
democrático. É nesta separação entre poder eleitoral e poder económico que
reside uma das mistificações fundamentais das democracias capitalistas
contemporâneas.
Nos seus primórdios, desde o final do século XVIII até grande parte do
século XIX, a democracia burguesa não tinha ambiguidades quanto ao seu carácter
de classe. Era abertamente censitário, elitista e patrimonial. As classes
burguesas, então empenhadas na consolidação do seu poder económico e político,
não sentiam necessidade de ocultar o carácter de classe das suas instituições.
Davam como garantido que apenas os proprietários podiam participar no governo
da cidade. A democracia não foi concebida como a expressão da soberania de
todos, mas como o modo de governo dos cidadãos considerados suficientemente
independentes por possuírem um património. Esta concepção baseava-se num
princípio simples: a propriedade era considerada como garantia de autonomia,
responsabilidade e competência política. Como resultado, tanto o direito de
voto como o direito de se candidatar estavam sujeitos ao pagamento de um
determinado nível de impostos ou à posse de um valor mínimo de riqueza. O
sufrágio censitário expressava esta filosofia política elitista de forma inequívoca.
O exercício da cidadania era reservado àqueles que detinham a riqueza, enquanto
as classes trabalhadoras, embora maioritárias, permaneciam excluídas da
representação nacional.
Este sistema tinha pelo menos a vantagem da coerência. As instituições correspondiam
abertamente à estrutura social em que se baseavam. As classes dominantes ainda
não invocavam a soberania popular universal enquanto limitavam os seus efeitos;
Assumiram explicitamente que o poder político deveria ir para os proprietários
como verdadeiros garantidores da ordem social burguesa e da prosperidade
económica.
Sufrágio universal: uma conquista
popular com efeitos limitados
A introdução do sufrágio universal ocorreu muito mais tarde. Não foi
resultado de uma conversão espontânea da burguesia aos princípios da igualdade
política, nem de um simples aprofundamento natural da democracia
representativa. Foi o culminar de várias décadas de mobilizações populares,
revoluções, insurreições, greves e exigências democráticas que gradualmente
mudaram o equilíbrio de poder entre as classes sociais. Sob esta crescente
pressão popular, as elites governantes tiveram de consentir com o alargamento
do eleitorado. No entanto, esta extensão do direito de voto não significou o
abandono do domínio burguês. Transformou as modalidades. As classes
trabalhadoras obtiveram o direito de nomear os seus representantes, mas não o
direito de questionar os fundamentos económicos da sociedade. O sufrágio
universal abriu o acesso à cidadania política sem ser acompanhado por uma
democratização da propriedade, dos negócios ou das principais alavancas da
tomada de decisões económicas. A democracia tornou-se universal no seu
princípio eleitoral, enquanto o poder económico permaneceu concentrado nas mãos
de uma minoria que detinha os meios de produção.
A partir do final do século XIX e ainda mais durante o século XX, o
capitalismo entrou numa nova fase do seu desenvolvimento. A burguesia já não é
apenas a classe dominante ao nível económico; agora consolidou a sua hegemonia
sobre a sociedade como um todo. Para usar a distinção elaborada por Marx, o
capital passa da sua dominação formal para a sua verdadeira dominação: já não
se contenta em explorar o trabalho, agora molda instituições, estilos de vida,
representações colectivas e mecanismos de legitimação política. Neste novo
contexto, a extensão do sufrágio universal adquiriu uma função decisiva. Já não
se trata apenas de organizar a nomeação de governantes, mas de integrar as
classes trabalhadoras no próprio funcionamento do sistema político. No entanto,
esta integração permanece essencialmente eleitoral. Os proletários são chamados
a escolher periodicamente os seus representantes, mas permanecem largamente
excluídos da elaboração permanente das políticas públicas e, ainda mais, das
decisões que regem a esfera económica. A intervenção popular concentra-se no
momento eleitoral; O exercício diário do poder permanece, na sua maioria, nas
mãos dos governantes, dos altos aparelhos administrativos e dos principais
detentores do poder económico.
Esta dissociação entre a participação eleitoral e o exercício efectivo do
poder é uma das características fundamentais da democracia burguesa moderna. O
sufrágio universal confere legitimidade popular às instituições, mas não
autoriza a questionamento dos fundamentos da sociedade capitalista. As eleições
tornam possível escolher os governantes responsáveis pela administração da
ordem capitalista; não permitem que a posse dos meios de produção, das relações
de produção ou das principais orientações da economia seja submetida a votação.
O sufrágio universal cumpre, assim, uma dupla função. Por um lado, oferece
aos proletários a possibilidade de participar na nomeação de líderes políticos,
fortalecendo assim a legitimidade das instituições burguesas. Por outro lado,
canaliza os conflitos sociais para a competição eleitoral, transformando
antagonismos de classe em alternâncias governamentais que geralmente deixam as
bases económicas da sociedade inalteradas. A integração política das classes
trabalhadoras contribui assim para a estabilidade do sistema sem modificar as
relações de propriedade que o estruturam. Desta perspectiva, a cidadania
moderna apresenta uma singularidade histórica. Os indivíduos participam na
nomeação dos governantes, mantendo-se largamente pouco envolvidos nas decisões
que determinam as principais orientações económicas e sociais. A soberania
popular é reconhecida em princípio, mas o seu âmbito permanece limitado. A
igualdade política proclamada coexiste assim com uma profunda assimetria do
poder económico, que constitui uma das contradições constitutivas das
democracias capitalistas contemporâneas.
A extensão do direito de voto não ocorreu num único movimento. Foi gradual,
muitas vezes conflituosa, e resultou da evolução do equilíbrio de poder entre
as classes sociais. Inicialmente reservado aos proprietários mais ricos, o
eleitorado foi alargado a outras categorias da população, antes de finalmente
ser aberto às classes trabalhadoras e depois às mulheres. Cada etapa desta
extensão foi menos produto da generosidade dos governantes do que o culminar de
longas mobilizações políticas e sociais. No entanto, uma vez estabelecido o sufrágio
universal, as classes dominantes perceberam que isso não ameaçava
fundamentalmente a sua dominação. As formações políticas, incluindo aquelas que
afirmavam ser favoráveis à transformação social, faziam parte do quadro
institucional existente e chegaram ao poder através das regras da competição
eleitoral sem pôr permanentemente em causa os fundamentos da propriedade
privada ou o modo de produção capitalista. Pelo contrário, a integração do
conflito social no espaço parlamentar ajudou a estabilizar as instituições ao
canalizar as exigências populares para os mecanismos de representação política.
O sufrágio universal revelou assim toda a sua eficácia como instrumento de
legitimação. Ao associar todos os proletários na nomeação dos governantes,
conferiu às decisões públicas uma autoridade baseada no consentimento
eleitoral, preservando ao mesmo tempo as estruturas económicas que organizavam
a dominação social. A partir daí, a burguesia deixou de ter motivos para temer
o alargamento do eleitorado; pelo contrário, podia ver nela uma das principais
bases da estabilidade política das sociedades capitalistas. Desta perspetiva, o
voto adquire uma função que vai além da simples designação dos representantes.
É o principal mecanismo pelo qual os proletários são integrados na ordem
política existente. O proletário, agora definido acima de tudo como eleitor,
participa periodicamente na legitimação das instituições sem ter um poder
equivalente sobre as estruturas económicas que, no entanto, determinam grande
parte da sua existência. A soberania popular é expressa nas urnas, enquanto as
relações de propriedade permanecem largamente fora do seu controlo. É nesta
dissociação entre participação eleitoral e poder económico que reside uma das
principais mistificações da democracia burguesa.
A integração do movimento operário na
ordem parlamentar
Em paralelo com a expansão do sufrágio universal, a irrupção do
proletariado organizado no cenário político modificou profundamente as relações
entre as classes sociais. À medida que os sindicatos se desenvolviam, os
partidos socialistas ganhavam influência e as mobilizações operárias se
multiplicavam, a burguesia compreendia que a repressão sozinha já não seria
suficiente para preservar a ordem social a longo prazo. Tornou-se necessário
integrar parte do movimento operário no funcionamento das instituições, em vez
de o manter permanentemente na periferia. Esta integração foi um ponto de
viragem importante na história da democracia burguesa. Durante muito tempo
excluídos ou reprimidos, os partidos operários foram admitidos no jogo
parlamentar. Podiam participar em eleições, aceder a assembleias e, por vezes,
exercer responsabilidades governamentais. Esta abertura respondia certamente às
exigências democráticas das classes populares, mas também era de óbvio
interesse para as classes dominantes: canalizar o conflito social no âmbito das
instituições representativas, em vez de o ver expresso sob a forma de
confrontos revolucionários. Esta evolução transformou parte do movimento
operário. As organizações que tinham nascido para questionar as relações
capitalistas de produção foram levadas a concentrar uma parte crescente da sua
actividade em prazos eleitorais, trabalho parlamentar e negociação
institucional. A conquista de reformas imediatas tendia a substituir a perspectiva
de uma transformação radical da sociedade. O parlamentarismo passou
gradualmente a prevalecer sobre a estratégia revolucionária. Foi neste contexto
que o reformismo se desenvolveu. Isto baseia-se na ideia de que as contradições
do capitalismo podem ser corrigidas por legislação social, negociação colectiva
e alternância democrática, sem pôr em causa a propriedade privada dos meios de
produção. A melhoria da condição da classe operária surge agora como resultado
de uma acumulação de reformas, e não como resultado de uma ruptura
revolucionária.
Esta institucionalização também teve consequências na representação
política das classes trabalhadoras. O operário organizado em sindicatos,
cooperativas ou organizações de luta foi redefinido como um cidadão chamado
acima de tudo a exercer periodicamente o seu direito de voto. A mobilização
colectiva deu lugar à participação eleitoral; o militante tendia a tornar-se
eleitor; A luta social foi cada vez mais traduzida para a linguagem da competição
parlamentar. Neste sentido, podemos falar de uma desapropriação do colectivo
real em favor do cidadão abstracto. O sufrágio universal contribuiu assim para
a integração duradoura das classes trabalhadoras no funcionamento da democracia
burguesa. Esta integração contribuiu para a estabilização das sociedades
capitalistas ao direccionar grande parte dos conflitos sociais para
instituições já existentes. As exigências para a transformação das relações de
propriedade foram substituídas por exigências de distribuição de rendimentos,
protecção social ou melhoria das condições de trabalho.
Desta perspectiva, a democracia burguesa surge como um poderoso mecanismo
de integração política. Envolve os proletários na nomeação dos governantes,
reconhece um conjunto de direitos formais, políticos e sociais, mantendo as
estruturas fundamentais de propriedade e poder económico largamente
inalteradas. A participação eleitoral tende assim a tornar-se o principal modo
de expressão da soberania popular, enquanto os principais centros de tomada de
decisões económicas permanecem fora do controlo democrático.
A Crise da Democracia Burguesa
Contemporânea
Durante o século XX, este compromisso entre representação política,
integração eleitoral das classes trabalhadoras e manutenção da propriedade
privada garantiu uma estabilidade duradoura para as democracias ocidentais. É
precisamente este equilíbrio histórico que está agora a entrar em crise.
Esta contradição lança luz sobre desenvolvimentos contemporâneos. À medida
que as margens da redistribuição diminuem e as desigualdades se alargam, a
capacidade integradora da democracia burguesa enfraquece. As instituições
continuam a beneficiar da legitimidade do sufrágio universal, mas têm cada vez
mais dificuldade em corresponder às expectativas sociais que ajudaram a criar.
É neste crescente fosso entre a igualdade política proclamada e a desigualdade
económica persistente que se enraízam as actuais crises da democracia burguesa.
Entendida desta forma, a democracia burguesa parlamentar não pode ser
reduzida a um simples procedimento eleitoral; constitui um modo específico de
organização da representação política, inerente a uma sociedade de classes. A
participação periódica nas eleições não é suficiente para realizar plenamente a
soberania popular, pois também pressupõe a democratização dos principais
poderes económicos e sociais que estruturam a vida colectiva a longo prazo.
Em suma, o desenvolvimento histórico aqui traçado mostra que a democracia
burguesa sempre manteve um carácter de classe. Embora as suas formas
institucionais tenham evoluído ao longo dos séculos, a sua função fundamental
manteve-se estável: organizar a competição política entre as diferentes facções
das classes dominantes, preservando ao mesmo tempo as bases económicas da
sociedade capitalista. Alternâncias governamentais modificam as equipas de
gestão, mas nunca põem em causa as relações de propriedade que constituem a
espinha dorsal do sistema.
No entanto, esta forma de legitimação está agora a atravessar uma crise
profunda. Durante muito tempo, o crescimento económico, as reformas sociais e a
crença na eficácia do sufrágio universal permitiram manter um consenso relativo
em torno das instituições representativas burguesas. Este equilíbrio tende
agora a esgotar-se. O aumento da desigualdade, a precariedade de parte da força
de trabalho, a concentração do poder económico e o sentimento de crescente
impotência dos governos alimentam uma desconfiança duradoura em relação às
instituições democráticas.
Do consentimento eleitoral ao governo
através da coerção
Perante esta crise de legitimidade, os mecanismos tradicionais de
representação parecem ser cada vez menos suficientes para gerar apoio popular.
As campanhas eleitorais mobilizam recursos financeiros cada vez maiores, multiplicam-se
promessas, mecanismos para apoiar ou encorajar os eleitores a desenvolverem-se,
enquanto os governos procuram restaurar a confiança que está a esvair-se de
eleição para eleição. A democracia burguesa tende assim a tornar-se uma
democracia cada vez mais dispendiosa, onde a conquista do consentimento exige
recursos financeiros, mediáticos e institucionais cada vez maiores. Este
paradoxo revela o esgotamento de um modelo eleitoral histórico. Quanto mais a
democracia representativa burguesa luta para convencer as pessoas da sua
eficácia, mais terá de recorrer a meios excepcionais para preservar a sua
legitimidade.
É precisamente nesta contradição que surgem as formas contemporâneas de
governo que designamos sob o conceito de demospotismo: um regime em que os
procedimentos democráticos são oficialmente mantidos, mas cuja função essencial
é cada vez mais garantir a reprodução de uma ordem económica e social baseada
em mecanismos do despotismo. À medida que a legitimidade das instituições
representativas burguesas enfraquece, o consentimento eleitoral tende a ser
complementado por um recorrido crescente a mecanismos de coerção, vigilância,
controlo social, judicialização, restricção das liberdades públicas e repressão
da dissidência, para preservar uma ordem política cujos alicerces estão a
enfraquecer.
Em conclusão.
Como instituição específica das sociedades de classes, a democracia
burguesa está historicamente ligada à existência das relações de dominação que
organiza e legitima. Com a abolição da dominação da burguesia e o
desaparecimento das classes sociais, perderia assim a sua razão de ser. Uma
sociedade sem classes deixaria de ter de governar indivíduos colocados em
relações de exploração, mas sim organizar colectivamente a produção,
distribuição e uso da riqueza. A administração política das pessoas seria então
substituída pela administração comum de bens e necessidades, de acordo com
formas de decisão que esta nova sociedade teria de inventar.
A democracia, enquanto instituição específica das sociedades de classes,
juntaria então as formas de poder que estão destinadas a desaparecer com as
condições históricas que lhes deram origem. Tal como a escravatura, a servidão
ou a monarquia absoluta, encontraria o seu lugar no museu da história.
Khider MESLOUB
Fonte: La
démocratie : une institution inhérente aux sociétés de classe – les 7 du quebec
Este artigo foi
traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice

Sem comentários:
Enviar um comentário