terça-feira, 29 de setembro de 2026

A estratégia mediática dos EUA 1945-2005

 


A estratégia mediática dos EUA 1945-2005

29 de Setembro de 2026 Robert Bibeau


Por René Naba.  Em La stratégie médiatique états-unienne 1945-2005 – En point de mire

 

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos implementaram um sistema de propaganda sem precedentes. Através de estruturas como o Congresso pela Liberdade Cultural, corromperam as elites intelectuais ocidentais. Depois, instrumentalizando a liberdade de informação, inundaram o mundo com o seu ponto de vista único, graças a poderosas agências de imprensa e a uma rede gigante de rádios profanas e religiosas, como revela René Naba no seu último livro, Às origens da tragédia árabe, do qual reproduzimos um excerto.

Do bom uso dos princípios universais

Os grandes princípios universalistas raramente derivam de considerações altruístas. Eles respondem mais a imperativos materiais. Foi assim com o princípio da liberdade de navegação invocado pela Inglaterra nos séculos XVII e XVIII para assegurar a sua supremacia marítima e, por conseguinte, a sua hegemonia comercial em todo o planeta. Foi igualmente assim com a ordem de livre comércio decretada pelos países ocidentais nos séculos XIX e XX para obrigar a China a escoar os produtos ocidentais no seu mercado interno em nome da «política de portas abertas». Será o mesmo com o «princípio da liberdade de informação» firmemente defendido pelos Estados Unidos, na sequência da Segunda Guerra Mundial, para consolidar a sua supremacia ideológica nos quatro domínios que condicionam o poder: político, militar, económico e cultural.

Na sua batalha ideológica pela conquista do imaginário dos povos, garantia essencial da perenidade de uma nação, os Estados Unidos desenvolvem um argumento baseado numa dupla articulação, um argumento intelectual, o princípio da liberdade de circulação da informação e dos recursos, um argumento prático, o facto de os Estados Unidos serem a única grande democracia do mundo a não ter nem um ministério da cultura, nem um ministério da comunicação, prova irrefutável, segundo eles, de um regime de liberdade.

Apresentado como o antídoto absoluto ao fascismo e ao totalitarismo, o princípio da liberdade de informação constitui um dos grandes dogmas da política norte-americana do pós-guerra, o seu principal tema de propaganda. É uma incrível máquina de guerra que cumpre um duplo objectivo. Por um lado, quebrar o cartel europeu da informação, principalmente o monopólio britânico dos cabos trans-oceânicos que garante — através da Cable and Wireless — a coesão do Império e confere uma posição de destaque à agência britânica de informação Reuter’s, concomitantemente à preeminência da Agência francesa Havas, a futura Agência France Presse (AFP), na América Latina, zona de interesse prioritário dos Estados Unidos.

Neutralizar, por outro lado, qualquer crítica através da eliminação de toda concorrência europeia que pudesse apresentar os Estados Unidos de forma pouco lisonjeira aos leitores, a imagem desvalorizada do cowboy americano a mascar pastilha elástica, ou, mais grave ainda, a segregação racial e os linchamentos do Ku Klux Klan, ou ainda o grande banditismo da época da lei seca. Sob uma liberdade aparente já surgia o controlo. Toda uma literatura iria teorizar este princípio de liberdade de informação e dar um verniz moral a uma política de expansão. [1].

Um dos teóricos mais eloquentes nesta área será William Benton, antigo sub-secretário de Estado do presidente democrata Franklin Roosevelt, promotor do «New Deal». Benton, que presidiu a prestigiosa publicação Encyclopaedia Britannica logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, convidará os Estados Unidos a «fazer tudo o que estiver ao seu alcance» para derrubar as barreiras artificiais que se opõem à expansão das agências privadas americanas, das revistas, dos filmes e de outros meios de comunicação.

A liberdade de imprensa e a liberdade de troca de informação fazem parte integrante da política externa dos Estados Unidos, argumenta, considerando que o controlo mundial das comunicações favorece as oportunidades de exportação [2]. Por trás dos grandes princípios já se percebem objectivos materiais.

Quanto ao argumento prático, a ausência de uma estrutura ad hoc de propaganda é um facto, mas deve ser matizado. Certamente não existe nem Ministério da Cultura nem Ministério da Comunicação no governo dos Estados Unidos, mas, nesta batalha ideológica, os Estados Unidos não praticam o ataque frontal, mas sim o entrismo, uma estratégia de contorno periférico, uma diplomacia multilateral que instrumentaliza organizações internacionais de vocação universal ou específica, complementada por uma diplomacia paralela das suas agências especializadas: a CIA (agência central de informações) e as Fundações filantrópicas para a lavagem de fundos. [3].

Quer se trate da ONU, da UNESCO, do Conselho Económico e Social da ONU ou da Organização Inter-americana, todas terão inscrito nos seus estatutos « o princípio da liberdade de informação ». Todas, mais ou menos, terão servido como uma tribuna para a propagação da doutrina norte-americana da livre circulação de informação. Vejamos. A cronologia basta para fundamentar esta afirmação. Em Setembro de 1944, o Congresso dos Estados Unidos oficializa esta política através de uma moção que proclama «o direito mundial à informação para as agências que recolhem e divulgam informação, sem discriminação», um direito que será protegido pelo Direito Internacional Público.

Cinco meses após a moção do Congresso, a Conferência Inter-americana na Cidade do México adoptou uma resolução sobre o livre acesso à informação (Fevereiro de 1945), seguida quatro meses depois pela Conferência de São Francisco que estabeleceu a ONU (Junho de 1945), e depois pelo Conselho Económico e Social da ONU, que incluiu a resolução na sua carta em Fevereiro de 1946. Depois, o princípio da liberdade de informação recebeu reconhecimento oficial na primeira sessão da Conferência Geral da UNESCO em Paris (Novembro de 1946), seguida um mês depois pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou "Liberdade de informação, um direito humano fundamental, que implica o direito de reunir, transmitir e publicar notícias em todo o lado sem impedimentos" (14 de Dezembro de 1946). Ainda não chegou o momento para o jornalismo incorporado, embedded ao exército, entrelaçado com as fontes da administração, praticado durante a invasão anglo-saxónica do Iraque em 2003, por razões de "segurança nacional".

Em dois anos, a estrutura da diplomacia multilateral do pós-guerra fica bloqueada por este princípio. Os Estados Unidos conseguem fazê-lo constar na carta das cinco grandes organizações internacionais (ONU, UNESCO, ECOSOC (Conselho Económico e Social), Organização Inter-americana e a Assembleia Geral da ONU). Na altura, a ONU contava com cinquenta e cinco membros, um quarto do número actual, com uma maioria automática pró-ocidental composta por países europeus e latino-americanos sob a tutela dos EUA. Todos os grandes Estados do terceiro mundo estão ausentes. A China continental é boicotada em favor de Taiwan, a Índia e o Paquistão, as duas novas potências nucleares da Ásia, estão sob domínio britânico, assim como a Nigéria e a África do Sul, os dois gigantes de África, novos candidatos a membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, enquanto o Magrebe e a África Ocidental estão, eles, sob controlo francês.

Os Estados Unidos, que têm durante cerca de quinze anos uma maioria automática, só a criticam quando ela se alia ao campo adversário, o bloco neutralista apoiado pelo campo soviético. Consequentemente, recusa-se a pagar a sua contribuição durante cerca de dez anos.

O desdobramento no teatro euro-mediterrânico

Este corpus doutrinário é impulsionado pelo Congresso pela Liberdade e pela Cultura, apoiado no terreno por uma estrutura complementar de difusão temática, aplicada numa estratégia de rede mundial chamada de «conexão mundial», constituída por uma rede entrelaçada de rádios profanas, rádios religiosas e publicações periódicas conduzidas por personalidades prestigiadas nos principais palcos da confrontação Este-Oeste, com um foco particular em todo o mundo árabe

O Congresso pela Liberdade e Cultura (1950-1967)

Ponta de lança da guerra ideológica anti-soviética, o Congresso é constituído por uma reunião heterogénea de desertores do bloco soviético, intelectuais ocidentais, antigos camaradas do Partido Comunista ou simplesmente intelectuais apaixonados por reconhecimento social ou bem-estar material [4]. A sua propaganda visa tanto denunciar o materialismo marxista como sensibilizar as mentes, no âmbito do conflito do Médio Oriente, para uma ligação de Israel ao sistema de alianças do mundo ocidental.

 Retirando 5% do orçamento do Plano Marshall, ou seja, cerca de 200 milhões de dólares por ano, o Congresso financia a publicação de dezenas de obras de grande sucesso, nomeadamente 'Nova Classe', um estudo sobre a oligarquia jugoslava realizado pelo dissidente anti-Tito, e 'Doutor Jivago', do escritor russo Boris Pasternak, assim como 'A Arte da Conjectura', do monárquico francês Bertrand de Jouvenel.

Entre os principais animadores do Congresso estavam Sol Lovitas, antigo colaborador de León Trotsky, fundador do Exército Vermelho, agora reciclado à frente da influente revista Partisan Review, Nicolas Nabokov, filho do músico Vladimir Nabokov, bem como o escritor Arthur Koestler, cuja obra de culto O Zero e o Infinito é promovida pela CIA, que comprava secretamente várias dezenas de milhares de exemplares para transformar o livro num sucesso de vendas, com os retornos editoriais inerentes. Isto é o que traz glória a este antigo comunista húngaro, antigo kibutznik israelita que se suicida em Londres, ponto final da sua trajectória conturbada.

O Congresso completa o seu trabalho de penetração através de uma rede editorial em todos os continentes, financiando a edição de quinze publicações na linha da frente da Guerra Fria. Em França, o Congresso beneficia especialmente do apoio de duas instituições: Force ouvrière (FO), a formação sindical dissidente da CGT (Confederação Geral do Trabalho), a principal central operária comunista francesa da altura, e a equipa do jornal conservador Le Figaro em torno de Pierre Brisson, amigo do sociólogo Raymond Aron [5] e de Nicolas Nabokov, bem como com a contribuição de André Malraux, antigo ministro da Cultura de Charles de Gaulle.

Annie Kriegel, editorialista do Figaro, passa assim do ultra-estalinismo para o ultra-sionismo sem qualquer período de transição, encontrando neste diário um espaço adequado para as suas novas diatribes anti-comunistas, à altura dos elogios passados em favor da «Pátria dos trabalhadores». Seguindo um percurso intelectual semelhante, o seu sobrinho por afinidade, Alexandre Adler, sucede-lhe trinta anos mais tarde nesta mesma função de tribuno no mesmo jornal, atacando nas suas colunas o novo inimigo público universal, o «fascismo verde», que o seu colega editorialista Yvan Rioufol designa pelo termo estigmatizante de «nazislamismo» [6]

Além de Annie Kriegel, outras duas personalidades destacaram-se neste contexto durante meio século pelo seu papel de influência na opinião ocidental, particularmente em relação ao conflito israelo-árabe e à questão palestiniana: Walter Laqueur e Claire Sterling [7]. Nascido na Polónia, em 1921, em Breslau (actualmente Wroclaw), naturalizado inglês, colaborador da revista Commentary e do The Public Interest fundado pelo seu amigo Irwing Kristoll, pai de William Kristoll Jr., um dos teóricos do neo-conservadorismo da administração de George Bush Jr. durante a guerra do Iraque (2003) e da «destinação manifesta dos Estados Unidos», Walter Laqueur representou em Telavive, durante todos os 17 anos de funcionamento, o Congresso pela Liberdade e Cultura. Ele contribui amplamente para cimentar uma parceria estratégica entre Israel e o 'Mundo livre', nomeadamente os Estados Unidos e a Europa Ocidental, através de uma série de obras divulgadas por toda a rede das quinze publicações do Congresso em todos os continentes. Na Europa, especialmente em Berlim e Viena, os dois locais de trânsito preferenciais do mundo obscuro de desertores, exfiltrados e agentes duplos, em Roma, sede do partido comunista mais importante da Europa Ocidental, o Partido Comunista Italiano liderado por dirigentes lendários como Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer, assim como em Beirute, tradicional caixa de ressonância das turbulências árabes, através de uma publicação em árabe Al-Hiwar (O Diálogo) que assegura a propagação das teses do Congresso a todo o mundo árabe-muçulmano.

Autor de várias obras, nomeadamente A Geração Êxodo, Morrer por Jerusalém, « A Tentação Neutralista », Walter Laqueur co-preside, aos 85 anos, o Conselho de Investigação Internacional ligado ao CSIS de Nova Iorque [8]. Os seus escritos mais recentes abordam a nova temática ideológica dos seus amigos neo-conservadores: Uma Guerra Sem Fim, o terrorismo no século XXI, bem como uma obra cuja ambição escondida é dar a volta à questão sobre um dos temas mais violentamente controversos da época contemporânea: As Vozes do Terror: manifestos, escritos, Al-Qaida, Hamas e outros terroristas pelo mundo, ao longo dos tempos.

Claire Sterling, (1918-1995), reina, durante meio século, sobre o Reader’s Digest, um dos principais meios subterrâneos da guerra cultural conduzida pelos serviços dos Estados Unidos. Grande teórica do crime transnacional, ela desempenha uma função de distracção, praticando com mestria a «técnica da encenação», criando contra-informações mediáticas para desviar a atenção das próprias falhas do seu grupo.

Ela esforça-se assim por denunciar regularmente o polvo mafioso [9], para melhor ocultar uma das maiores empresas criminosas do mundo, o sistema Clearstream, sistema de compensação bancária do Luxemburgo encarregado de lavar operações duvidosas das grandes democracias ocidentais [10], ou ainda para ocultar a instrumentalização da comercialização de drogas para o financiamento das operações clandestinas dos serviços estadunidenses na América Latina.

Publicado em dezassete línguas em 160 países, o Reader’s Digest populariza as análises de Claire Sterling, auto-proclamada grande especialista em terrorismo do Médio Oriente no seu livro The Terror Network (A Rede Terrorista), exercendo assim uma espécie de monopólio da intimidação através da sua experiência[11] . Sob a capa de profissionalismo, Claire Sterling e Walter Laqueur alimentaram regularmente revistas especializadas financiadas pela CIA com crónicas cujo conteúdo era retirado directamente do seu financiador.

Pré-figuração da endogamia contemporânea entre o poder político e o poder mediático, o Congresso pela Liberdade e pela Cultura pratica em grande escala a auto-legitimização de um pensamento homogeneizado, onde o especialista não se reconhece pela qualidade das suas pesquisas, mas pela sua frequência assídua nos fóruns mediáticos; onde o intelectual decretado como tal conduz uma reflexão conforme à política editorial dos media dos quais é convidado precisamente para credibilizar o pensamento que estes propagam. A golpe de manipulação, falsificações e prevaricações, uma grande parte da elite intelectual ocidental terá assim mergulhado nos vícios que hoje denuncia como sendo uma das feridas do Terceiro Mundo. Da auto-promoção dos especialistas à auto-sugestão dos temas, à intimidação por uma suposta especialização, a "América", arauto do "Mundo Livre", terá usado, com as cumplicidades europeias e a venalidade de certos líderes de opinião contra o totalitarismo, os métodos próprios do totalitarismo.

As rádios profanas: um tiro de saturação

O dispositivo mediático criado para conduzir ao mesmo tempo a luta contra o comunismo, a nível internacional, e a luta contra o ateísmo, a nível árabe-muçulmano, responde a um objectivo que na terminologia militar se chama «tiro de saturação em todos os azimutes». Se, no plano ideológico, a Radio Free Europe está na linha da frente dos instrumentos de guerra psicológica contra o bloco soviético, por ser o principal retransmissor da produção intelectual do Congresso para a Liberdade e a Cultura, a Voice of America, por outro lado, é o veículo de apoio à diplomacia dos Estados Unidos, enquanto as rádios religiosas funcionam como uma alavanca de sensibilização dos grupos étnico-comunitários de confissão cristã na zona euro-mediterrânea.

Através da Radio Free Europe, os Estados Unidos asseguram uma cobertura completa da Europa de Leste e das repúblicas muçulmanas da Ásia Central, funcionando como amplificador dos debates e grandes manifestações artísticas ou culturais, dos editoriais e análises elaborados nas publicações satélite. Apoiada intelectual e materialmente pela poderosa Freedom House [12], braço armado da propaganda governamental e da direita conservadora internacional, a Radio Free Europe Radio Liberty Inc, sediada em Praga (República Checa), teve durante 40 anos cinco sites de emissão na Europa, incluindo três na Alemanha, e 54 frequências. A Radio Free Europe tem uma extensão no continente latino-americano através da Radio TV Marti (anti-cubana) e na Ásia, com a Radio Free Asia.

Com a Voice of America (VOA), estes três canais estão sob a administração do International Broadcasting Bureau (IBB) nos Estados Unidos, que tem vinte estações de retransmissão pelo mundo, incluindo três em países árabes (Marrocos, Kuwait, Emirados Árabes Unidos), bem como na Albânia, Grécia, Sri Lanka, Alemanha, Portugal e Espanha.

A Voice of America é o primeiro vector trans-regional em termos de potência. Disponibiliza, para o sector Mediterrâneo-Oceano Índico, 24 emissores totalizando uma potência de fogo sem igual de 9.100 KW e 83 frequências distribuídas por três locais de emissão. Dois deles (Rodes e Kavala, no norte da Grécia) destinam-se ao sector Médio Oriente/Ásia Central, o terceiro, Tânger, ao Magrebe, aos Balcãs e ao Mediterrâneo ocidental. Este dispositivo é complementado por dois retransmissores instalados em dois principados petrolíferos, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. A isto juntam-se os novos vectores criados por ocasião da Segunda Guerra contra o Iraque em 2005, a Rádio Sawa (Juntos), e o canal de televisão Hurra (Livre). Ainda no Mediterrâneo, os Estados Unidos montam, tanto em Itália como na Grécia, dois centros regionais radiofónicos para a produção de programas destinados às tropas estacionadas no âmbito da NATO, em Heraclião (Grécia), sede do Serviço de Rádio e TV das Forças Armadas Esquadrão de Radiodifusão Europeia da Força Aérea e em Vicenza (Itália), sede do Serviço de Radiodifusão do Sul da Europa.

O Congresso funcionou durante dezassete anos até à Terceira Guerra Árabe-Israelita de Junho de 1967. Depois, passou a vez para os pregadores electrónicos, cujo zelo missionário se conjugava com o lobby da política sionista das organizações judaicas nos Estados Unidos, para levar Washington a comprometer-se com um apoio incondicional a Israel. Americanos e Israelitas esforçaram-se então por promover uma «ideologia dos Direitos Humanos», como diz o historiador Peter Novick [13], como arma de combate contra o totalitarismo comunista, num primeiro momento, e contra o totalitarismo islâmico, num segundo momento, depois do colapso do bloco soviético.

O proselitismo religioso: os pregadores electrónicos

Às rádios seculares sobrepuseram-se cerca de vinte grandes corporações rádio-religiosas com recursos financeiros e técnicos sem comparação nos dois terços dos países do planeta, cujas motivações nem sempre parecem responder a considerações exclusivamente filantrópicas.

Esforçando-se por levar diariamente a «Voz do Senhor» pelo mundo na esperança problemática de ganhar novos fiéis para a causa do seu próprio deus, estes pregadores electrónicos têm uma predileção particular por zonas de tensão (Sul do Líbano, Sul do Sudão) e pelas minorias étnico-religiosas dos países fragilizados por dissensões internas (Arménios, Curdos, Berberes) e, desde a invasão do Iraque, em 2003, pelo norte curdo-falante do Iraque. Este é o caso da IBRA Rádio (International Broadcasting Radio) que transmite no Médio Oriente para o Sul do Líbano e a zona fronteiriça líbano-israelita uma emissão local em onda curta para os programas da estação High Adventure, enquanto o Sul do Sudão, povoado por cristãos e animistas em rebelião contra o governo islâmico de Cartum, é alimentado pelos programas da “Rádio Elwa”, dirigida desde Monróvia (Libéria) por missionários anglo-saxónicos.

No topo destas corporações radiofónicas está a Trans World Radio (TWR), seguida da Adventiste World Radio (AWR), FEBA Radio, IBRA Radio, WYFR-Family Radio, Monitor Radio e Nexus IBD. À excepção da Rádio Vaticano (1555 KW, 36 frequências, 33 idiomas) e de uma pequena rádio ortodoxa, a Radio Trans Europe, todas as grandes rádios religiosas têm inspiração anglo-saxónica.

No entanto, pelo seu alcance e capacidades, a Trans World Radio (TWR) constitui a principal rádio transfronteiriça mundial, além de religiosa. Pioneira nesta área, a TWR garante emissões em 100 idiomas, incluindo idiomas negligenciados pelos grandes meios ocidentais, nos quais surge nas novas terras de missão, nas zonas de evangelização da África e da Ásia, como um útil instrumento complementar. Possuindo nove retransmissores terrestres, cinco na Europa (Albânia, Mónaco, Países Baixos, Chipre e Rússia), dois na Ásia (Ilha de Guam e Sri Lanka), um em África (Suazilândia) e um na América Latina (Uruguai), a TWR gere as emissões dos três sítios mediterrânicos (Albânia, Mónaco e Chipre) a partir de Viena (Áustria) e alinha, só para a Europa, uma potência substancial (1500 kW, 14 frequências e emissões em 30 línguas), superior a muitas rádio ocidentais. Para a margem sul do Mediterrâneo, a TWR garante emissões em 21 línguas, incluindo Curdos e Berberes, assim como as línguas dos países mediterrânicos. No Chipre, na sequência dos programas da RMC Médio Oriente e a partir das emissoras da rádio francesa [14], a TWR assegura transmissões religiosas nocturnas em três línguas (Árabe, Farsi, Arménio) em ondas médias direccionadas para os principais países muçulmanos. Através dos sites de Remoules (Sul de França) e de Cap Greco (Chipre), graças à sua cooperação com a RMC França e RMC-MO, a TWR usufrui de uma vantagem incomparável, a de emitir em ondas médias, garantindo um bom conforto de audição numa área que abriga o centro histórico do Islão e as principais reservas energéticas mundiais. Outras duas rádios religiosas participam deste bloqueio mediático: Adventist World Radio (AWR) e FEBA (Far East Broadcasting Association-Missionary): a Adventist World Radio tem, para a Europa, 16 frequências para emissões em 17 línguas, incluindo árabe (5 horas), inglês (6 horas, das quais 3 para o Médio Oriente), francês (5 horas direccionadas para o Magrebe e África), farsi (2 horas), urdu e hindi (2 horas cada).

A título indicativo, as rádios religiosas anglo-saxónicas garantem 9 000 horas de programação por mês, ou seja, quase 10 vezes mais do que a Rádio Cairo, o principal veículo árabe do maior país árabe, o Egipto, que tem a maior densidade populacional (75 milhões). Em comparação, The Friend of Israël Gospel Ministry, uma igreja baptista americana, transmite programas a favor de Israel em 700 estações americanas e publica a revista Israël My Glory em 151 países, arrecadando, só em 2005, doações no montante de 8,5 milhões de dólares a favor do Estado hebraico [15].

Durante o dia, sem interrupção, e apenas no Mediterrâneo, não menos de 2500 kW transmitem programas em cerca de vinte frequências em todas as línguas do mosaico humano da esfera árabe-muçulmana, sem falar, naturalmente, da Rádio Vaticano, a rádio oficial da cristandade católica. Transmitindo em programas religiosos os conteúdos profanos dos canais internacionais, os media das grandes corporações religiosas optimizam ondas e frequências, saturando o espaço hertziano como se quisessem esterilizá-lo de qualquer poluição anti-ocidental, a ponto de dar a impressão a um passageiro de um voo nocturno de ser transportado para os confins do Paraíso, embalado pelo Cântico dos Cânticos. Muito antes do surgimento dos fedayins palestinianos no panorama árabe, muito antes de Osama Bin Laden, muitas décadas antes de o 'perigo islamista' ser apontado como a maior ameaça do século XXI, diariamente, invariavelmente, incansavelmente, como uma sinfonia pastoral que se eleva das ilhas do Mediterrâneo para o espaço árabo-muçulmano, as invocações divinas da liturgia ocidental com uma meticulosidade monástica.

Em todos os momentos, em todos os lugares, em todas as línguas, a aspersão é contínua, a intensidade diluviana. Sem excepção, todas as ilhas com nomes tão evocativos de férias paradisíacas: Chipre, Malta, Rodes, Creta, Sicília, todas estão mobilizadas para pregar a boa palavra. Todas, incluindo o promontório de Gibraltar e o sereníssimo enclave de Mónaco. Isto é suficiente para alegrar o soberano marroquino, muito zeloso das crenças dos seus fiéis súbditos, justificar as maldições dos argelinos contra o partido estrangeiro ou as dos teólogos de Qom contra o “Grande Satã americano” ou a dos islamistas salafistas sobre “uma nova cruzada ocidental”. É assim que se alimenta o imaginário colectivo das populações exacerbadas.


Notas

[1] Entre as obras que defendem a liberdade de informação, podemos citar Barriers Down (Abater as fronteiras) de Kent Cooper, director executivo da agência americana Associated Press, Farrar & Rinehart ed., 1942, bem como a contribuição de James Lawrence Fly, presidente da Federal Communications Commission (equivalente americano da CSA francesa) « A free flow of news must link the nations », Free World, Volume VIII, Agosto 1944. Biblioteca do Congresso.

[2] « A propaganda cultural ao serviço dos Negócios », Herbert Schiller, professor na Universidade da Califórnia em San Diego, em Manière de voir n°47 (Cinquenta anos que mudaram o nosso Mundo), Abril-Maio 2004.

[3] « A Fundação Ford, fachada filantrópica da CIA » e « Por que a Fundação Ford subsidia a contestação » por Paul Labarique.

[4] « Quando a CIA financiava os intelectuais europeus » por Denis Boneau.

[5] « Raymond Aron, advogado do atlanticismo » por Denis Boneau.

[6] « Choque de civilizações: a velha história do «novo totalitarismo» » por Cédric Housez. 

[7] – Manufacturing Consent: A Economia Política dos Media de Massa por Noam Chomsky, linguista e filósofo, professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Edward S. Herman. Versão em francês: La Fabrique de l’Opinion publique, Le serpent à Plumes éd., 2003. 

[8] « CSIS, os cruzados do petróleo » 6 de Julho de 2004. 

[9] O Polvo. A máfia na conquista do mundo, 1945-1989 e Pax mafiosa, as multinacionais do crime vão apoderar-se do poder mundial?, Robert Laffont éd., 1990 e 1993. 

[10] Révélation$ por Denis Robert e Ernest Backes, Les Arènes éd., 2001. 

[11] Who paid the piper por Frances Stonor Saunders, produtora de documentários históricos para a BBC, Granta Books éd., 1999. Versão em francês: Qui mène la danse? A CIA e a guerra fria cultural, Denoël éd., 2003.

[12] « Freedom House: quando a liberdade é apenas um slogan »

[13] Holocausto e Memória Colectiva por Peter Novick, Bloomsbury Publishing, 2001. Versão francesa: O Holocausto na vida americana, Gallimard, 2001.

[14] « O áudio-visual externo francês: irregular, caótico e etnicista » por René Naba

[15] « Política externa evangelizada? » por Howard LaFranchi, The Christian Science Monitor, 2 de Março de 2006. Versão francesa: « Quando os evangélicos ditam a política externa americana », Le Courrier International, n.º 803 de 23 de Março de 2006.

 

Fonte: La stratégie médiatique états-unienne 1945-2005 – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário