A estratégia
mediática dos EUA 1945-2005
29 de Setembro de 2026
Robert Bibeau
Por René Naba. Em La stratégie médiatique états-unienne 1945-2005 – En point de mire
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial,
os Estados Unidos implementaram um sistema de propaganda sem precedentes.
Através de estruturas como o Congresso pela Liberdade Cultural, corromperam as
elites intelectuais ocidentais. Depois, instrumentalizando a liberdade de
informação, inundaram o mundo com o seu ponto de vista único, graças a
poderosas agências de imprensa e a uma rede gigante de rádios profanas e
religiosas, como revela René Naba no seu último livro, Às origens da tragédia
árabe, do qual reproduzimos um excerto.
Do bom uso dos princípios universais
Os grandes princípios universalistas raramente derivam de considerações
altruístas. Eles respondem mais a imperativos materiais. Foi assim com o
princípio da liberdade de navegação invocado pela Inglaterra nos séculos XVII e
XVIII para assegurar a sua supremacia marítima e, por conseguinte, a sua
hegemonia comercial em todo o planeta. Foi igualmente assim com a ordem de
livre comércio decretada pelos países ocidentais nos séculos XIX e XX para
obrigar a China a escoar os produtos ocidentais no seu mercado interno em nome
da «política de portas abertas». Será o mesmo com o «princípio da liberdade de
informação» firmemente defendido pelos Estados Unidos, na sequência da Segunda
Guerra Mundial, para consolidar a sua supremacia ideológica nos quatro domínios
que condicionam o poder: político, militar, económico e cultural.
Na sua batalha ideológica pela conquista do imaginário dos povos, garantia
essencial da perenidade de uma nação, os Estados Unidos desenvolvem um
argumento baseado numa dupla articulação, um argumento intelectual, o princípio
da liberdade de circulação da informação e dos recursos, um argumento prático,
o facto de os Estados Unidos serem a única grande democracia do mundo a não ter
nem um ministério da cultura, nem um ministério da comunicação, prova
irrefutável, segundo eles, de um regime de liberdade.
Apresentado como o antídoto absoluto ao fascismo e ao totalitarismo, o
princípio da liberdade de informação constitui um dos grandes dogmas da
política norte-americana do pós-guerra, o seu principal tema de propaganda. É
uma incrível máquina de guerra que cumpre um duplo objectivo. Por um lado,
quebrar o cartel europeu da informação, principalmente o monopólio britânico
dos cabos trans-oceânicos que garante — através da Cable and Wireless — a
coesão do Império e confere uma posição de destaque à agência britânica de
informação Reuter’s, concomitantemente à preeminência da Agência francesa
Havas, a futura Agência France Presse (AFP), na América Latina, zona de
interesse prioritário dos Estados Unidos.
Neutralizar, por outro lado, qualquer crítica através da eliminação de toda
concorrência europeia que pudesse apresentar os Estados Unidos de forma pouco
lisonjeira aos leitores, a imagem desvalorizada do cowboy americano a mascar
pastilha elástica, ou, mais grave ainda, a segregação racial e os linchamentos
do Ku Klux Klan, ou ainda o grande banditismo da época da lei seca. Sob uma
liberdade aparente já surgia o controlo. Toda uma literatura iria teorizar este
princípio de liberdade de informação e dar um verniz moral a uma política de
expansão. [1].
Um dos teóricos mais eloquentes nesta área será William Benton, antigo sub-secretário
de Estado do presidente democrata Franklin Roosevelt, promotor do «New Deal».
Benton, que presidiu a prestigiosa publicação Encyclopaedia Britannica logo
após o fim da Segunda Guerra Mundial, convidará os Estados Unidos a «fazer tudo
o que estiver ao seu alcance» para derrubar as barreiras artificiais que se
opõem à expansão das agências privadas americanas, das revistas, dos filmes e
de outros meios de comunicação.
A liberdade de imprensa e a liberdade de troca de informação fazem parte
integrante da política externa dos Estados Unidos, argumenta, considerando que
o controlo mundial das comunicações favorece as oportunidades de exportação [2].
Por trás dos grandes princípios já se percebem objectivos materiais.
Quanto ao argumento prático, a ausência de uma estrutura ad hoc de
propaganda é um facto, mas deve ser matizado. Certamente não existe nem
Ministério da Cultura nem Ministério da Comunicação no governo dos Estados
Unidos, mas, nesta batalha ideológica, os Estados Unidos não praticam o ataque
frontal, mas sim o entrismo, uma estratégia de contorno periférico, uma
diplomacia multilateral que instrumentaliza organizações internacionais de
vocação universal ou específica, complementada por uma diplomacia paralela das
suas agências especializadas: a CIA (agência central de informações) e as
Fundações filantrópicas para a lavagem de fundos. [3].
Quer se trate da ONU, da UNESCO, do Conselho Económico e Social da ONU ou
da Organização Inter-americana, todas terão inscrito nos seus estatutos « o
princípio da liberdade de informação ». Todas, mais ou menos, terão servido
como uma tribuna para a propagação da doutrina norte-americana da livre
circulação de informação. Vejamos. A cronologia basta para fundamentar esta
afirmação. Em Setembro de 1944, o Congresso dos Estados Unidos oficializa esta
política através de uma moção que proclama «o direito mundial à informação para
as agências que recolhem e divulgam informação, sem discriminação», um direito
que será protegido pelo Direito Internacional Público.
Cinco meses após a moção do Congresso, a Conferência Inter-americana na
Cidade do México adoptou uma resolução sobre o livre acesso à informação (Fevereiro
de 1945), seguida quatro meses depois pela Conferência de São Francisco que
estabeleceu a ONU (Junho de 1945), e depois pelo Conselho Económico e Social da
ONU, que incluiu a resolução na sua carta em Fevereiro de 1946. Depois, o
princípio da liberdade de informação recebeu reconhecimento oficial na primeira
sessão da Conferência Geral da UNESCO em Paris (Novembro de 1946), seguida um
mês depois pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou "Liberdade de
informação, um direito humano fundamental, que implica o direito de reunir,
transmitir e publicar notícias em todo o lado sem impedimentos" (14 de Dezembro
de 1946). Ainda não chegou o momento para o jornalismo incorporado, embedded ao
exército, entrelaçado com as fontes da administração, praticado durante a
invasão anglo-saxónica do Iraque em 2003, por razões de "segurança
nacional".
Em dois anos, a estrutura da diplomacia multilateral do pós-guerra fica
bloqueada por este princípio. Os Estados Unidos conseguem fazê-lo constar na
carta das cinco grandes organizações internacionais (ONU, UNESCO, ECOSOC
(Conselho Económico e Social), Organização Inter-americana e a Assembleia Geral
da ONU). Na altura, a ONU contava com cinquenta e cinco membros, um quarto do
número actual, com uma maioria automática pró-ocidental composta por países
europeus e latino-americanos sob a tutela dos EUA. Todos os grandes Estados do
terceiro mundo estão ausentes. A China continental é boicotada em favor de
Taiwan, a Índia e o Paquistão, as duas novas potências nucleares da Ásia, estão
sob domínio britânico, assim como a Nigéria e a África do Sul, os dois gigantes
de África, novos candidatos a membros permanentes do Conselho de Segurança das
Nações Unidas, enquanto o Magrebe e a África Ocidental estão, eles, sob
controlo francês.
Os Estados Unidos, que têm durante cerca
de quinze anos uma maioria automática, só a criticam quando ela se alia ao
campo adversário, o bloco neutralista apoiado pelo campo soviético.
Consequentemente, recusa-se a pagar a sua contribuição durante cerca de dez
anos.
O desdobramento no teatro euro-mediterrânico
Este corpus doutrinário é impulsionado
pelo Congresso pela Liberdade e pela Cultura, apoiado no terreno por uma estrutura
complementar de difusão temática, aplicada numa estratégia de rede mundial
chamada de «conexão mundial», constituída por uma rede entrelaçada de rádios
profanas, rádios religiosas e publicações periódicas conduzidas por
personalidades prestigiadas nos principais palcos da confrontação Este-Oeste,
com um foco particular em todo o mundo árabe
O Congresso pela Liberdade e Cultura (1950-1967)
Ponta de lança da guerra ideológica anti-soviética, o Congresso é
constituído por uma reunião heterogénea de desertores do bloco soviético,
intelectuais ocidentais, antigos camaradas do Partido Comunista ou simplesmente
intelectuais apaixonados por reconhecimento social ou bem-estar material [4]. A
sua propaganda visa tanto denunciar o materialismo marxista como sensibilizar
as mentes, no âmbito do conflito do Médio Oriente, para uma ligação de Israel
ao sistema de alianças do mundo ocidental.
Retirando 5% do orçamento do Plano
Marshall, ou seja, cerca de 200 milhões de dólares por ano, o Congresso
financia a publicação de dezenas de obras de grande sucesso, nomeadamente 'Nova
Classe', um estudo sobre a oligarquia jugoslava realizado pelo dissidente
anti-Tito, e 'Doutor Jivago', do escritor russo Boris Pasternak, assim como 'A
Arte da Conjectura', do monárquico francês Bertrand de Jouvenel.
Entre os principais animadores do Congresso estavam Sol Lovitas, antigo
colaborador de León Trotsky, fundador do Exército Vermelho, agora reciclado à
frente da influente revista Partisan Review, Nicolas Nabokov, filho do músico
Vladimir Nabokov, bem como o escritor Arthur Koestler, cuja obra de culto O
Zero e o Infinito é promovida pela CIA, que comprava secretamente várias
dezenas de milhares de exemplares para transformar o livro num sucesso de
vendas, com os retornos editoriais inerentes. Isto é o que traz glória a este
antigo comunista húngaro, antigo kibutznik israelita que se suicida em Londres,
ponto final da sua trajectória conturbada.
O Congresso completa o seu trabalho de penetração através de uma rede
editorial em todos os continentes, financiando a edição de quinze publicações
na linha da frente da Guerra Fria. Em França, o Congresso beneficia
especialmente do apoio de duas instituições: Force ouvrière (FO), a formação
sindical dissidente da CGT (Confederação Geral do Trabalho), a principal central
operária comunista francesa da altura, e a equipa do jornal conservador Le
Figaro em torno de Pierre Brisson, amigo do sociólogo Raymond Aron [5] e de
Nicolas Nabokov, bem como com a contribuição de André Malraux, antigo ministro
da Cultura de Charles de Gaulle.
Annie Kriegel, editorialista do Figaro, passa assim do ultra-estalinismo
para o ultra-sionismo sem qualquer período de transição, encontrando neste
diário um espaço adequado para as suas novas diatribes anti-comunistas, à
altura dos elogios passados em favor da «Pátria dos trabalhadores». Seguindo um
percurso intelectual semelhante, o seu sobrinho por afinidade, Alexandre Adler,
sucede-lhe trinta anos mais tarde nesta mesma função de tribuno no mesmo
jornal, atacando nas suas colunas o novo inimigo público universal, o «fascismo
verde», que o seu colega editorialista Yvan Rioufol designa pelo termo
estigmatizante de «nazislamismo» [6]
Além de Annie Kriegel, outras duas personalidades destacaram-se neste
contexto durante meio século pelo seu papel de influência na opinião ocidental,
particularmente em relação ao conflito israelo-árabe e à questão palestiniana:
Walter Laqueur e Claire Sterling [7]. Nascido na Polónia, em 1921, em Breslau
(actualmente Wroclaw), naturalizado inglês, colaborador da revista Commentary e
do The Public Interest fundado pelo seu amigo Irwing Kristoll, pai de William
Kristoll Jr., um dos teóricos do neo-conservadorismo da administração de George
Bush Jr. durante a guerra do Iraque (2003) e da «destinação manifesta dos
Estados Unidos», Walter Laqueur representou em Telavive, durante todos os 17
anos de funcionamento, o Congresso pela Liberdade e Cultura. Ele contribui
amplamente para cimentar uma parceria estratégica entre Israel e o 'Mundo
livre', nomeadamente os Estados Unidos e a Europa Ocidental, através de uma
série de obras divulgadas por toda a rede das quinze publicações do Congresso
em todos os continentes. Na Europa, especialmente em Berlim e Viena, os dois
locais de trânsito preferenciais do mundo obscuro de desertores, exfiltrados e
agentes duplos, em Roma, sede do partido comunista mais importante da Europa
Ocidental, o Partido Comunista Italiano liderado por dirigentes lendários como
Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer, assim como em Beirute, tradicional caixa
de ressonância das turbulências árabes, através de uma publicação em árabe
Al-Hiwar (O Diálogo) que assegura a propagação das teses do Congresso a todo o
mundo árabe-muçulmano.
Autor de várias obras, nomeadamente A Geração Êxodo, Morrer por Jerusalém,
« A Tentação Neutralista », Walter Laqueur co-preside, aos 85 anos, o Conselho
de Investigação Internacional ligado ao CSIS de Nova Iorque [8]. Os seus
escritos mais recentes abordam a nova temática ideológica dos seus amigos
neo-conservadores: Uma Guerra Sem Fim, o terrorismo no século XXI, bem como uma
obra cuja ambição escondida é dar a volta à questão sobre um dos temas mais
violentamente controversos da época contemporânea: As Vozes do Terror:
manifestos, escritos, Al-Qaida, Hamas e outros terroristas pelo mundo, ao longo
dos tempos.
Claire Sterling, (1918-1995), reina, durante meio século, sobre o Reader’s
Digest, um dos principais meios subterrâneos da guerra cultural conduzida pelos
serviços dos Estados Unidos. Grande teórica do crime transnacional, ela desempenha
uma função de distracção, praticando com mestria a «técnica da encenação»,
criando contra-informações mediáticas para desviar a atenção das próprias
falhas do seu grupo.
Ela esforça-se assim por denunciar regularmente o polvo mafioso [9], para
melhor ocultar uma das maiores empresas criminosas do mundo, o sistema
Clearstream, sistema de compensação bancária do Luxemburgo encarregado de lavar
operações duvidosas das grandes democracias ocidentais [10], ou ainda para
ocultar a instrumentalização da comercialização de drogas para o financiamento
das operações clandestinas dos serviços estadunidenses na América Latina.
Publicado em dezassete línguas em 160 países, o Reader’s Digest populariza
as análises de Claire Sterling, auto-proclamada grande especialista em terrorismo
do Médio Oriente no seu livro The Terror Network (A Rede Terrorista), exercendo
assim uma espécie de monopólio da intimidação através da sua experiência[11] .
Sob a capa de profissionalismo, Claire Sterling e Walter Laqueur alimentaram
regularmente revistas especializadas financiadas pela CIA com crónicas cujo
conteúdo era retirado directamente do seu financiador.
Pré-figuração da endogamia contemporânea
entre o poder político e o poder mediático, o Congresso pela Liberdade e pela
Cultura pratica em grande escala a auto-legitimização de um pensamento
homogeneizado, onde o especialista não se reconhece pela qualidade das suas
pesquisas, mas pela sua frequência assídua nos fóruns mediáticos; onde o
intelectual decretado como tal conduz uma reflexão conforme à política
editorial dos media dos quais é convidado precisamente para credibilizar o
pensamento que estes propagam. A golpe de manipulação, falsificações e
prevaricações, uma grande parte da elite intelectual ocidental terá assim
mergulhado nos vícios que hoje denuncia como sendo uma das feridas do Terceiro
Mundo. Da auto-promoção dos especialistas à auto-sugestão dos temas, à
intimidação por uma suposta especialização, a "América", arauto do
"Mundo Livre", terá usado, com as cumplicidades europeias e a
venalidade de certos líderes de opinião contra o totalitarismo, os métodos
próprios do totalitarismo.
As rádios profanas: um tiro de saturação
O dispositivo mediático criado para conduzir ao mesmo tempo a luta contra o
comunismo, a nível internacional, e a luta contra o ateísmo, a nível árabe-muçulmano,
responde a um objectivo que na terminologia militar se chama «tiro de saturação
em todos os azimutes». Se, no plano ideológico, a Radio Free Europe está na
linha da frente dos instrumentos de guerra psicológica contra o bloco
soviético, por ser o principal retransmissor da produção intelectual do
Congresso para a Liberdade e a Cultura, a Voice of America, por outro lado, é o
veículo de apoio à diplomacia dos Estados Unidos, enquanto as rádios religiosas
funcionam como uma alavanca de sensibilização dos grupos étnico-comunitários de
confissão cristã na zona euro-mediterrânea.
Através da Radio Free Europe, os Estados Unidos asseguram uma cobertura
completa da Europa de Leste e das repúblicas muçulmanas da Ásia Central,
funcionando como amplificador dos debates e grandes manifestações artísticas ou
culturais, dos editoriais e análises elaborados nas publicações satélite.
Apoiada intelectual e materialmente pela poderosa Freedom House [12], braço armado da
propaganda governamental e da direita conservadora internacional, a Radio Free
Europe Radio Liberty Inc, sediada em Praga (República Checa), teve durante 40
anos cinco sites de emissão na Europa, incluindo três na Alemanha, e 54
frequências. A Radio Free Europe tem uma extensão no continente latino-americano
através da Radio TV Marti (anti-cubana) e na Ásia, com a Radio Free Asia.
Com a Voice of America (VOA), estes três canais estão sob a administração
do International Broadcasting Bureau (IBB) nos Estados Unidos, que tem vinte
estações de retransmissão pelo mundo, incluindo três em países árabes
(Marrocos, Kuwait, Emirados Árabes Unidos), bem como na Albânia, Grécia, Sri
Lanka, Alemanha, Portugal e Espanha.
A Voice of America é o primeiro vector trans-regional em termos de
potência. Disponibiliza, para o sector Mediterrâneo-Oceano Índico, 24 emissores
totalizando uma potência de fogo sem igual de 9.100 KW e 83 frequências
distribuídas por três locais de emissão. Dois deles (Rodes e Kavala, no norte
da Grécia) destinam-se ao sector Médio Oriente/Ásia Central, o terceiro,
Tânger, ao Magrebe, aos Balcãs e ao Mediterrâneo ocidental. Este dispositivo é
complementado por dois retransmissores instalados em dois principados
petrolíferos, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. A isto juntam-se os novos
vectores criados por ocasião da Segunda Guerra contra o Iraque em 2005, a Rádio
Sawa (Juntos), e o canal de televisão Hurra (Livre). Ainda no Mediterrâneo, os
Estados Unidos montam, tanto em Itália como na Grécia, dois centros regionais
radiofónicos para a produção de programas destinados às tropas estacionadas no
âmbito da NATO, em Heraclião (Grécia), sede do Serviço de Rádio e TV das Forças
Armadas Esquadrão de Radiodifusão Europeia da Força Aérea e em Vicenza
(Itália), sede do Serviço de Radiodifusão do Sul da Europa.
O Congresso funcionou durante dezassete
anos até à Terceira Guerra Árabe-Israelita de Junho de 1967. Depois, passou a
vez para os pregadores electrónicos, cujo zelo missionário se conjugava com o
lobby da política sionista das organizações judaicas nos Estados Unidos, para
levar Washington a comprometer-se com um apoio incondicional a Israel.
Americanos e Israelitas esforçaram-se então por promover uma «ideologia dos
Direitos Humanos», como diz o historiador Peter Novick [13], como arma de
combate contra o totalitarismo comunista, num primeiro momento, e contra o
totalitarismo islâmico, num segundo momento, depois do colapso do bloco
soviético.
O proselitismo religioso: os pregadores electrónicos
Às rádios seculares sobrepuseram-se cerca de vinte grandes corporações
rádio-religiosas com recursos financeiros e técnicos sem comparação nos dois
terços dos países do planeta, cujas motivações nem sempre parecem responder a
considerações exclusivamente filantrópicas.
Esforçando-se por levar diariamente a «Voz do Senhor» pelo mundo na
esperança problemática de ganhar novos fiéis para a causa do seu próprio deus,
estes pregadores electrónicos têm uma predileção particular por zonas de tensão
(Sul do Líbano, Sul do Sudão) e pelas minorias étnico-religiosas dos países
fragilizados por dissensões internas (Arménios, Curdos, Berberes) e, desde a
invasão do Iraque, em 2003, pelo norte curdo-falante do Iraque. Este é o caso
da IBRA Rádio (International Broadcasting Radio) que transmite no Médio Oriente
para o Sul do Líbano e a zona fronteiriça líbano-israelita uma emissão local em
onda curta para os programas da estação High Adventure, enquanto o Sul do
Sudão, povoado por cristãos e animistas em rebelião contra o governo islâmico
de Cartum, é alimentado pelos programas da “Rádio Elwa”, dirigida desde
Monróvia (Libéria) por missionários anglo-saxónicos.
No topo destas corporações radiofónicas está a Trans World Radio (TWR),
seguida da Adventiste World Radio (AWR), FEBA Radio, IBRA Radio, WYFR-Family
Radio, Monitor Radio e Nexus IBD. À excepção da Rádio Vaticano (1555 KW, 36
frequências, 33 idiomas) e de uma pequena rádio ortodoxa, a Radio Trans Europe,
todas as grandes rádios religiosas têm inspiração anglo-saxónica.
No entanto, pelo seu alcance e capacidades, a Trans World Radio (TWR) constitui
a principal rádio transfronteiriça mundial, além de religiosa. Pioneira nesta
área, a TWR garante emissões em 100 idiomas, incluindo idiomas negligenciados
pelos grandes meios ocidentais, nos quais surge nas novas terras de missão, nas
zonas de evangelização da África e da Ásia, como um útil instrumento
complementar. Possuindo nove retransmissores terrestres, cinco na Europa
(Albânia, Mónaco, Países Baixos, Chipre e Rússia), dois na Ásia (Ilha de Guam e
Sri Lanka), um em África (Suazilândia) e um na América Latina (Uruguai), a TWR
gere as emissões dos três sítios mediterrânicos (Albânia, Mónaco e Chipre) a
partir de Viena (Áustria) e alinha, só para a Europa, uma potência substancial
(1500 kW, 14 frequências e emissões em 30 línguas), superior a muitas rádio
ocidentais. Para a margem sul do Mediterrâneo, a TWR garante emissões em 21
línguas, incluindo Curdos e Berberes, assim como as línguas dos países
mediterrânicos. No Chipre, na sequência dos programas da RMC Médio Oriente e a
partir das emissoras da rádio francesa [14], a TWR assegura transmissões
religiosas nocturnas em três línguas (Árabe, Farsi, Arménio) em ondas médias
direccionadas para os principais países muçulmanos. Através dos sites de
Remoules (Sul de França) e de Cap Greco (Chipre), graças à sua cooperação com a
RMC França e RMC-MO, a TWR usufrui de uma vantagem incomparável, a de emitir em
ondas médias, garantindo um bom conforto de audição numa área que abriga o
centro histórico do Islão e as principais reservas energéticas mundiais. Outras
duas rádios religiosas participam deste bloqueio mediático: Adventist World
Radio (AWR) e FEBA (Far East Broadcasting Association-Missionary): a Adventist
World Radio tem, para a Europa, 16 frequências para emissões em 17 línguas,
incluindo árabe (5 horas), inglês (6 horas, das quais 3 para o Médio Oriente),
francês (5 horas direccionadas para o Magrebe e África), farsi (2 horas), urdu
e hindi (2 horas cada).
A título indicativo, as rádios religiosas anglo-saxónicas garantem 9 000
horas de programação por mês, ou seja, quase 10 vezes mais do que a Rádio
Cairo, o principal veículo árabe do maior país árabe, o Egipto, que tem a maior
densidade populacional (75 milhões). Em comparação, The Friend of Israël Gospel
Ministry, uma igreja baptista americana, transmite programas a favor de Israel
em 700 estações americanas e publica a revista Israël My Glory em 151 países,
arrecadando, só em 2005, doações no montante de 8,5 milhões de dólares a favor
do Estado hebraico [15].
Durante o dia, sem interrupção, e apenas no Mediterrâneo, não menos de 2500
kW transmitem programas em cerca de vinte frequências em todas as línguas do
mosaico humano da esfera árabe-muçulmana, sem falar, naturalmente, da Rádio
Vaticano, a rádio oficial da cristandade católica. Transmitindo em programas
religiosos os conteúdos profanos dos canais internacionais, os media das
grandes corporações religiosas optimizam ondas e frequências, saturando o
espaço hertziano como se quisessem esterilizá-lo de qualquer poluição anti-ocidental,
a ponto de dar a impressão a um passageiro de um voo nocturno de ser
transportado para os confins do Paraíso, embalado pelo Cântico dos Cânticos. Muito
antes do surgimento dos fedayins palestinianos no panorama árabe, muito antes
de Osama Bin Laden, muitas décadas antes de o 'perigo islamista' ser apontado
como a maior ameaça do século XXI, diariamente, invariavelmente,
incansavelmente, como uma sinfonia pastoral que se eleva das ilhas do
Mediterrâneo para o espaço árabo-muçulmano, as invocações divinas da liturgia
ocidental com uma meticulosidade monástica.
Em todos os momentos,
em todos os lugares, em todas as línguas, a aspersão é contínua, a intensidade
diluviana. Sem excepção, todas as ilhas com nomes tão evocativos de férias
paradisíacas: Chipre, Malta, Rodes, Creta, Sicília, todas estão mobilizadas
para pregar a boa palavra. Todas, incluindo o promontório de Gibraltar e o
sereníssimo enclave de Mónaco. Isto é suficiente para alegrar o soberano
marroquino, muito zeloso das crenças dos seus fiéis súbditos, justificar as
maldições dos argelinos contra o partido estrangeiro ou as dos teólogos de Qom
contra o “Grande Satã americano” ou a dos islamistas salafistas sobre “uma nova
cruzada ocidental”. É assim que se alimenta o imaginário colectivo das
populações exacerbadas.
Notas
[1] Entre as obras que
defendem a liberdade de informação, podemos citar Barriers Down (Abater as
fronteiras) de Kent Cooper, director executivo da agência americana Associated
Press, Farrar & Rinehart ed., 1942, bem como a contribuição de James
Lawrence Fly, presidente da Federal Communications Commission (equivalente
americano da CSA francesa) « A free flow of news must link the nations », Free
World, Volume VIII, Agosto 1944. Biblioteca do Congresso.
[2] « A propaganda cultural
ao serviço dos Negócios », Herbert Schiller, professor na Universidade da
Califórnia em San Diego, em Manière de voir n°47 (Cinquenta anos que mudaram o
nosso Mundo), Abril-Maio 2004.
[3] « A Fundação Ford,
fachada filantrópica da CIA » e « Por que a Fundação Ford subsidia a
contestação » por Paul Labarique.
[4] « Quando a CIA
financiava os intelectuais europeus » por Denis Boneau.
[5] « Raymond Aron,
advogado do atlanticismo » por Denis Boneau.
[6] « Choque de civilizações: a velha história do
«novo totalitarismo» » por Cédric Housez.
[7] – Manufacturing Consent: A Economia Política dos
Media de Massa por Noam Chomsky, linguista e filósofo, professor no
Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Edward S. Herman. Versão em
francês: La Fabrique de l’Opinion publique, Le serpent à Plumes éd., 2003.
[8] « CSIS, os cruzados do petróleo » 6 de Julho de
2004.
[9] O Polvo. A máfia na conquista do mundo, 1945-1989
e Pax mafiosa, as multinacionais do crime vão apoderar-se do poder mundial?,
Robert Laffont éd., 1990 e 1993.
[10] Révélation$ por Denis Robert e Ernest Backes, Les
Arènes éd., 2001.
[11] Who paid the piper por Frances Stonor Saunders,
produtora de documentários históricos para a BBC, Granta Books éd., 1999.
Versão em francês: Qui mène la danse? A CIA e a guerra fria cultural, Denoël
éd., 2003.
[12] « Freedom House: quando a liberdade é apenas um slogan »
[13] Holocausto e Memória Colectiva por Peter Novick, Bloomsbury
Publishing, 2001. Versão francesa: O Holocausto na vida americana, Gallimard,
2001.
[14] « O áudio-visual externo francês: irregular, caótico e etnicista » por
René Naba
[15] « Política externa evangelizada? » por Howard LaFranchi, The Christian
Science Monitor, 2 de Março de 2006. Versão francesa: « Quando os evangélicos
ditam a política externa americana », Le Courrier International, n.º 803 de 23
de Março de 2006.
Fonte: La stratégie
médiatique états-unienne 1945-2005 – les 7 du quebec
Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice

Sem comentários:
Enviar um comentário