sexta-feira, 3 de julho de 2020

A PROPAGANDA




No diccionário Le Robert, LA PROPAGANDE (A PROPAGANDA) é assim descrita :

Acção exercida sobre a opinião para a levar a apoiar certas ideias (sobretudo políticas).

Dou-vos um exemplo: "Armas de destruição massiva!". Houve um milhão de mortes após estas simples palavras inofensivas. Agora em 2020, com todos os nossos sistemas de comunicação de ponta, é tão fácil enganar as pessoas. A opinião, é você e eu, confortavelmente sentados nos nossos salões, bombardeados com informações durante todo o dia!

Um avião cai e dizem-nos que foram os iranianos que atiraram no seu próprio avião?!? Possivelmente? Permita-me que tenha dúvidas. Na minha idade, eu vi outras!

Quando eu estive em greve na CN (companhia ferroviária do Canadá – nota do tradutor) nos anos 60, o governo federal aprovou uma lei a exigir que voltássemos ao trabalho. Nós  recusámos-nos  a voltar. Nada funcionava. Mas, na comunicação social da época, eles  mostraram-nos comboios que circulavam por toda parte e trabalhadores que retornavam à fábrica. Eram filmes de arquivo. Mas o público acreditou! Foi um acto desmoralizante que pôs fim à nossa greve, legal e democrática!

Nos anos oitenta, eu estava em greve na GM. A comunicação social, em bloco, anunciou que já estávamos a ganhar sessenta dólares por hora. Naquele momento, ganhávamos apenas doze dólares por hora! Os meus vizinhos olhavam-me de lado com desconfiança, porque quase todos acreditavam no que ouviam nos noticiários!

Imaginem em 2020 o que podemos fazer as pessoas acreditarem. Não há limites! Com (provas?) para apoiar?!?

John Mallette
O Poeta Proletário




Sem comentários:

Enviar um comentário