quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Transfobia e Luta de Classes no Reino Unido: Uma Análise Marxista



 Transfobia e Luta de Classes no Reino Unido: Uma Análise Marxista 

O seguinte artigo foi escrito por um simpatizante do CWO. Publicamo-lo como uma contribuição para a discussão do problema da transfobia a partir de uma perspectiva de classe.(1)

Género, Direitos e Marxismo

Após a decisão da Suprema Corte de Abril de 2025, que declarou que os termos “mulher” e “sexo” se referem exclusivamente ao sexo biológico ao nascer, os últimos 18 meses têm trazido medidas repetidas de “guerra jurídica” contra a população transgénero do Reino Unido.(2) Como resultado, muitos na esquerda liberal e reformista têm vindo a criticar a discriminação legal como o acto ou capricho de um espectro sombrio que assombra a comunidade queer (nomeadamente TERFs e políticos moralmente falidos). O que esta narrativa conveniente e simples sobre os males do activismo “crítico de género” perde, no entanto, é uma compreensão de como e porquê o capitalismo estrutura e influencia o comportamento humano em todos os níveis. Não se presta atenção às formas específicas como o capitalismo reduz grupos sociais inteiros a um binário simplificado, como cisgénero ou transgénero, conferindo direitos diferentes com base nisso.

Esta diferenciação entre indivíduos é inerente à lógica do sistema, e é por isso que qualquer discussão sobre os direitos trans, após a recente vaga de proibições legais, deve situar-se numa análise materialista histórica. Ouvimos frequentemente falar da necessidade de garantir igualdade e, especialmente para os nossos propósitos aqui, direitos para a população trans, com base na ideia de que isto pode acabar com a discriminação e o preconceito. No entanto, Marx viu através desta apelativa peça da ideologia burguesa no seu ensaio de 1844 Sobre a Questão Judaica:

O estado, à sua maneira, abole distinções baseadas no nascimento, estatuto, educação e ocupação quando declara que nascimento, estatuto, educação e ocupação são distinções não políticas, quando proclama que cada membro do povo é um participante igual na soberania popular, independentemente dessas distinções, e quando trata todos esses elementos que formam a vida real do povo do ponto de vista do estado. No entanto, o estado permite que a propriedade privada, a educação e a ocupação actuem e afirmem a sua natureza particular à sua maneira, ou seja, como propriedade privada, como educação e como ocupação. Longe de abolir essas distinções factuais, o Estado pressupõe-as para existir, só se experiencia a si próprio como Estado político e afirma a sua universalidade em oposição a esses elementos… Onde o Estado político atingiu o seu pleno desenvolvimento, o homem leva uma vida dupla… Vive na comunidade política, onde se vê como um ser comunitário, e na sociedade civil, onde é activo como indivíduo privado, vê os outros homens como meios, rebaixa-se a um meio e torna-se um brinquedo de poderes alheios.(3)

Os direitos, portanto, não libertam nem podem libertar qualquer grupo. O pagamento igual para as mulheres não aboliu o patriarcado, assim como o casamento entre pessoas do mesmo sexo não aboliu a homofobia. Claro que os argumentos propostos são muito mais extensos do que estes, mas resumimo-los a estas exigências básicas para ilustrar o problema central do reformismo: em vez de desafiar a própria categoria, os reformistas aceitam os seus quadros e lógicas, lutando uma batalha interminável com base nisso. Afinal, “ser radical é agarrar as coisas pela raiz.”.(4)

Código de Conduta da EHRC: Um Cataclismo Legal

A EHRC, em todas as suas contradições legais e logísticas, é o exemplo perfeito de uma máquina capitalista a tentar categorizar os grupos da sociedade de forma organizada. A EHRC, na aparência, declarou a inalienabilidade do sexo biológico, afirmando que o sexo biológico é inviolável e deve ser respeitado em todos os casos. Confusamente, as directrizes ainda respeitam e reconhecem tecnicamente as protecções existentes para pessoas trans, especificamente com os Certificados de Reconhecimento de Género (GRCs). Segundo a ONU:

...as disposições dentro da Lei da Igualdade, que continua a proibir a discriminação baseada na mudança de género, sexo e sexo percebido, e a Lei de Reconhecimento de Género de 2004, que protege os direitos das pessoas transgénero, permanecem válidas, incluindo o facto de que indivíduos com um certificado de reconhecimento de género devem ser tratados “para todos os efeitos” como o seu género adquirido... O julgamento não elimina as protecções legais de que as pessoas trans actualmente beneficiam ao abrigo da Lei da Igualdade, disseram os especialistas. Mas pode ser usado para justificar políticas de exclusão que estigmatizam e marginalizam ainda mais uma população já vulnerável.(5)

Isto significa que aqueles com GRCs continuam a ser reconhecidos como vivendo no seu “género adquirido”, o que se aplica a pensões, certidões de casamento, certidões de nascimento e outra legislação relevante.(6) Isto não mudou desde a Lei de Reconhecimento de Género de 2004.(7) No entanto, o Estado ainda reduziu os direitos trans da Lei da Igualdade de 2010, já que agora o GRC é considerado insuficiente para aceder a enfermarias, casas de banho, etc., de um único sexo.(8) As directrizes são um pesadelo logístico, não apenas porque pedir prova do sexo biológico expõe qualquer empresa ou organização a casos de assédio ou discriminação, e assim a aplicação dessas políticas é, no melhor dos casos, difícil e, no pior, impossível.(9) A fiscalização da identidade de género é agora uma realidade institucionalizada da lei, e irá afectar qualquer pessoa trans ou cis que não se conforme com expressões binárias rígidas.

Direitos, Acesso e Realidade

Embora a conversa sobre o acesso legal hipotético a estes espaços tenha sido amplamente discutida nos media, é preciso prestar atenção às circunstâncias específicas que as pessoas trans enfrentam. Aqueles trans com meios financeiros para o fazer são, em teoria, capazes de mover processos legais para expor a absurdidade destas novas directrizes, que preservam a sua característica protegida de reatribuição de género ao abrigo da Lei da Igualdade, mas temos de ser realistas.(10) As pessoas trans têm uma probabilidade desproporcionalmente maior de serem pressionadas para a pobreza,(11) sem-abrigo,(12) desemprego,(13) e dependência de drogas (14) comparado com a população em geral. A capacidade de um indivíduo vulnerável e cronicamente desempregado de proteger os seus próprios direitos é praticamente nula, e uma ficção completamente liberal da realidade que serve apenas para mistificar as relações do capitalismo. As experiências das pessoas trans que enfrentam segregação sistemática, sustentada e repetida são impossíveis de ignorar – as novas diretrizes apenas expõem as contradições do nosso sistema legal no seu ponto mais absurdo.

O abismo entre o direito de acesso e a realidade é bem demonstrado por espaços como os refúgios para vítimas de violência doméstica – embora a maioria tenha políticas inclusivas para pessoas trans, algo que a nova decisão agora complica (15), anteriormente, a norma era a auto-exclusão, uma vez que as pessoas trans, ao serem apresentadas com a opção de um refúgio para mulheres ou para homens, podem não achar nenhuma das opções preferível – podem ser demasiado masculinas para um abrigo feminino e consideradas como causa de insegurança para as mulheres, ou demasiado femininas para se sentirem seguras num abrigo masculino.(16) Muitos prefeririam escolher a situação de sem-abrigo para evitar vigilância constante, inquéritos ou maior risco de abuso por parte de assistentes sociais ou em espaços partilhados de albergues.(17) Para agravar ainda mais esta forma delicada e invisível de discriminação estrutural, as novas directrizes do Estado tornaram assim ainda mais difícil para as pessoas trans acederem a apoio e cuidados que podem salvar vidas.

Além disso, enquanto alguns podem ver o actual código de conduta da EHRC como um acto de violência novo e sem precedentes, as directrizes são na realidade nada mais do que a materialização cristalizada de um processo de várias décadas de declínio dos serviços sociais. O acesso aos cuidados de saúde, segundo o British Medical Journal (2025), tornou-se quase uma piada de mau gosto para pessoas trans: o tempo médio de espera para uma primeira consulta numa Clínica de Identidade de Género é agora de 5 anos e 7 meses.(18) A recente decisão do NHS Wales de suspender todas as cirurgias de afirmação de género, com base na fraca e insignificante evidência de que um número acima da média de encaminhamentos ocorreu em comparação com o resto do Reino Unido, empurrou mais de mil pacientes para um estado de limbo e sofrimento.(19)

Para além da discriminação sistemática dos trabalhadores trans,(20) o facto de as vias médicas para aliviar o sofrimento causado pela incongruência de género serem rotineiramente negadas através de fortificações impenetráveis de burocracia ajuda a explicar porque é que as pessoas trans têm algumas das taxas de suicídio per capita mais altas do país.(21)

Caça às Bruxas Ideológica e de Classes

Décadas de privatização, reestruturação do mercado de trabalho e uma crise económica aparentemente interminável rasgaram o tecido social do Reino Unido. A miséria absoluta do proletariado, atolado na barriga sangrenta de uma máquina capitalista que já há muito ultrapassou o seu prazo de validade, continua a crescer. Traídos repetidamente por políticos reformistas, os operários começaram a olhar para dentro das suas próprias fileiras, impulsionados pela classe dominante – a burguesia – que não tem solução para estas crises intermináveis senão fabricar dissensão através das guerras culturais. Como escreveu Marx em 1845:

As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é a força material dominante da sociedade, é ao mesmo tempo a sua força intelectual dominante. A classe que dispõe dos meios de produção material tem ao mesmo tempo o controlo sobre os meios de produção mental, de modo que, de forma geral, as ideias daqueles que não têm acesso aos meios de produção mental estão sujeitas a ela. As ideias dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes compreendidas como ideias; portanto, das relações que tornam uma classe dominante, ou seja, as ideias da sua dominação.(22)

Na medida em que conseguimos traçar a génese deste pânico moral recente em torno da “ideologia de género”, as palavras de Marx soam tão verdadeiras agora como na altura. Por exemplo, um relatório da Amnistia Internacional (2026) mostra que, desde 2010, quatro dos maiores jornais do Reino Unido publicam em conjunto 9 artigos por dia sobre “questões trans”, usando uma linguagem esmagadoramente negativa.(23) As pessoas trans são relegadas a um tema de escândalo, tratadas como um espectáculo do tabu e degeneradas quando são noticiadas, mas fora disso são completamente invisíveis.(24) 48 novas organizações "críticas em relação ao género" foram formadas desde 2017, um aumento impressionante financiado por figuras engenhosas como a bilionária e "feminista radical trans-exclusiva" residente J.K. Rowling.(25) O aumento dos crimes de ódio e a crescente hostilidade das atitudes públicas mostram a beleza sinistra desta táctica antiga da burguesia.(26) E, claro, não nos vamos esquecer da influência do conservadorismo religioso que, na sua procura por restaurar um status quo patriarcal, serve como um dos principais motores de todo o tipo de histeria de género em todo o mundo (não só no Ocidente).

O objectivo desta caça às bruxas, tal como aconteceu com a campanha difamatória contra a comunidade gay durante a pandemia de SIDA, é encontrar um bode expiatório conveniente para que o sistema esconda os seus próprios erros. A atribuição de todos os males da sociedade a um grupo minoritário ou outro, seja a refugiados, pessoas queer ou muçulmanas, é precisamente uma táctica de divisão. A escalada do combate legal contra a comunidade trans é motivada inteiramente pelos interesses dos sectores mais reaccionários da burguesia. Aparentemente, estas tácticas também obscurecem as diferenças de classe em favor de categorias baseadas na identidade, complicando ainda mais a questão. Elas fazem com que o proletariado lute entre si. Também apresentam grupos inteiros como homogéneos: os interesses de classe de um trabalhador trans e de um burguês trans são tratados como iguais, e coligações são formadas com base nisso. Este é um sentimento que devemos rejeitar firmemente. Falaremos mais sobre isto mais tarde.

 

Categorias Capitalistas e Por Que o Reformismo Não Nos Vai Libertar

O capitalismo como sistema procura sempre categorizar e dividir a sociedade em grupos identificáveis. Numa sociedade de classes, a distinção mais óbvia é entre aqueles que possuem os meios de produção e aqueles que não possuem. Mas isto vai mais além, abrangendo instituições de raça, género, sexualidade, capacidade, cidadania e assim por diante. As discussões intermináveis, divisões, redistribuições, construção e reconstrução destas categorias fazem parte da lógica de um sistema que vê o indivíduo como a pedra central de toda a existência social. Desde atribuir o sexo ao nascer com base nas características sexuais secundárias observáveis, até julgar a etnia com base na cor da pele, passando por decidir quem pode aceder a fundos públicos ou emprego remunerado de acordo com o passaporte ou visto que possui, a máquina capitalista sempre dividiu a população. Portanto, não deve surpreender que a existência de pessoas trans esteja a ser questionada e debatida, com a sua posição em binários de género tão rígidos a constituir um aspecto essencial e irredutível da ideologia capitalista. A integração e assimilação propostas e defendidas por muitos na esquerda reformista liberal, como tornar mais fácil obter GRCs ou anular as directrizes da EHRC, não vão, e – é preciso deixar isto absolutamente claro – não podem acabar com a base estrutural desta divisão social.

Chamamos a atenção para a inviabilidade inerente do reformismo pela simples razão de que já passámos por isto antes. Os Verdes opõem-se ao Código de Prática da EHRC e apoiam a auto-identificação, por exemplo, e muitos na esquerda veem este partido como o meio para acabar com esta década de humilhação para as pessoas trans. Mas, perguntamos, já se esqueceram do caso de Theresa May? Esqueceram como há menos de uma década a Primeira-Ministra dos Conservadores, notoriamente socialmente reaccionária, afirmou:

Estamos determinados a erradicar o bullying homofóbico e transfóbico. Definimos planos para reformar a lei de reconhecimento de género, simplificando e desmedicalizando o processo de mudança de género porque ser trans não é uma doença e não deve ser tratado como tal.(27)

Independentemente de estes sentimentos nobres terem resultado em alguma coisa – e para ser claro, não resultaram! – esta simples prova deveria ilustrar a qualquer radical sério que a burguesia é tão volúvel como a areia. A maré da opinião pública carrega consigo uma base mutável de leis e moralidade. Desde 2017, quando esse discurso foi feito, até agora, vimos 5 primeiros-ministros diferentes, todos os quais de várias maneiras têm utilizado questões trans como arma na guerra cultural. Qualquer tentativa de contar com o reformismo para libertar a comunidade trans também deve admitir que mudanças positivas podem ser revertidas sempre que se tornem politicamente inconvenientes. Esperar um resultado diferente dos Verdes é, na melhor das hipóteses, ingénuo, e na pior, perigoso. Isso porque apenas uma mudança revolucionária em toda a forma como organizamos a sociedade em todos os níveis, económicos e políticos, pode libertar as pessoas queer da opressão.

 

Luta de Classes e a Auto-emancipação de Todo o Proletariado

A opressão de todos os povos nunca será resolvida através de apelos ao sistema legal, como muitos reformistas charlatães, como os Verdes, prometeram fazer.(28) É este reconhecimento que deve ser comunicado, não apenas aos proletários transgénero actualmente iludidos pelas ilusões do gradualismo reformista, mas a todas as secções da classe operária. Os estratos mais conscientes e revolucionários da classe operária devem trabalhar para afastar todos os proletários da armadilha das secções progressistas da burguesia, unindo as nossas lutas com uma solidariedade de classe comum, ultrapassando estas políticas sectárias e identitárias.

O proletariado deve manter-se unido contra a barbárie deste sistema que se preocupa apenas com exploração e lucros. Temos muito mais em comum que nos une do que nos separa. Esta comunalidade é a classe, e é com base nela que devemos lutar pela verdadeira libertação. Isto significa, por exemplo, ligar a questão do acesso limitado a serviços de saúde, habitação e abrigo para pessoas trans à crise geral do SNS, ao declínio da habitação social e aos cortes na provisão de abrigos, questões que afectam todas as pessoas da classe operária. No final, a luta por uma sociedade sem classes, sem dinheiro e sem Estado é a única forma de destruir os antagonismos entre indivíduos, de superar estas categorias de divisão e diferença, e de as substituir pela associação livre de produtores baseada nas necessidades e não nos lucros.

A busca pela verdadeira igualdade deve ser levada a cabo pelos próprios operários. Não devemos entregar a nossa luta ao parlamento, a deputados que só se preocupam com as suas carreiras, ou a líderes sindicais que tentam mediar os nossos problemas para manter o sistema a rastejar. A única forma de fazermos isto, como a história nos ensina, é através da construção de um partido comunista. Este partido deve defender a auto-actividade e a auto-emancipação da classe operária. Deve alinhar-se com os princípios da abolição do capitalismo, do Estado, do dinheiro, das classes e, em última análise, dele próprio, através da ditadura revolucionária do proletariado. Não afirmamos ser este partido, mas trabalhamos para a sua construção. 

A lição que o proletariado, independentemente do seu rótulo de identificação, deve aprender é esta: recorrer ao Estado para nos libertar em nosso nome só conduzirá a mais fracassos; cabe-nos a nós, como operários, vencer esta luta.

Dolphin
Outubro de 2026

Notas:

Imagem: David.Monniaux (CC BY 4.0), commons.wikimedia.org

(1) Para artigos anteriores relacionados com este assunto, veja também Marxism and Sexuality, Class Struggle and Gender Trouble, The American Ideology: Intersectionality Against the Working Class, or Beyond Bourgeois Legality: India's Transgender Amendment Bill.

(2) Biblioteca da Câmara dos Comuns (2026) ‘Julgamento da Suprema Corte sobre o significado de “sexo” na Lei da Igualdade de 2010: Para Mulheres Escócia’. Parlamento do Reino Unido. Disponível em:commonslibrary.parliament.uk

(3) Marx, K. (1992) ‘Sobre a Questão Judaica’, pp. 219-220, Karl Marx: Escritos Iniciais. 1.ª ed. Reino Unido: Penguin Books Ltd.

(4) Marx, K. (1992) ‘Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Introdução’, p. 251, Karl Marx: Escritos Iniciais. 1.ª ed. Reino Unido: Penguin Books Ltd.

(5) Especialistas da ONU alertam para incerteza jurídica e implicações nos direitos após decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido (2026) OHCHR. Disponível em: ohchr.org

(6) Lei de Reconhecimento de Género de 2004. Stonewall UK. Disponível em: stonewall.org.uk

(7) Ibid.

(8) Código de prática dos serviços da EHRC actualizado para entrar em vigor a 5 de Agosto de 2026 (2026) Dentons. Disponível em: dentons.com

(9) Ibid.

(10) Ibid.

(11) McKechnie, D.G.J. et al. (2023) ‘Identidade transgénero em jovens e adultos registada nos registos electrónicos de pacientes de cuidados primários no Reino Unido: estudo de coorte retrospectivo e dinâmico’, BMJ Medicine, 2(1), p. e000499. Disponível em: doi.org

(12) GOV.UK (2024) Experiências de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero em situação de sem-abrigo (2024). Disponível em: gov.uk

(13) Gabinete de Estatísticas Nacionais (2021) Estimativas da identidade de género do Censo de 2021 para Inglaterra e País de Gales, orientações adicionais sobre incerteza e utilização adequada (2025) Estimativas da identidade de género do Censo de 2021 para Inglaterra e País de Gales, orientações adicionais sobre incerteza e utilização adequada. Disponível em: ons.gov.uk

(14) Collyer, A. (2025) Understanding the prevalence of drug use in the LGBTQ+ community - UK Addiction Treatment Centres. ukat.co.uk

(15) Brooks, L. (2025) 'As mulheres trans nunca se sentiram uma ameaça': abrigos para mulheres lidam com decisão da Suprema Corte. theguardian.com

(16) Faye, S. (2022) A Questão Transgénero: Um Argumento pela Justiça. 1ª ed. New York: Verso, pp. 52-68.

(17) Ibid., pp. 52-68.

(18) O’Dowd, A. (2025) ‘Espera “inaceitável” e falta de dados de segurança em clínicas de género para adultos em Inglaterra, conclui revisão’, BMJ, 391, p. r2667. Disponível em: doi.org

(19) Parsons, L. (2026) “Devastated”: Up to 800 Trans+ patients affected by Welsh Gender Service surgery cancellations.

(20) Roache, Q. (2024) Bullying, assédio e discriminação de pessoas LGBT no local de trabalho. Investigação e Relatórios. TUC, pp. 12–27.

(21) Hutt-Dixon, T. (2026) ‘Trans people in UK dying by suicide at higher rates than any other demographic’, Pink News, 28 de Abril. Disponível em: thepinknews.com

(22) Marx, K. e Engels, F. (1974) A Ideologia Alemã, p. 64. 2.ª ed. Editado por C.J. Arthur. Londres: Lawrence and Wishart.

(23) Amnesty International (2026) Like a snowball: the growth and impact of the gender critical movement in the UK, pp. 9-10. Disponível em: likeasnowball.co.uk

(24) Ibid. p. 11

(25) Ibid. pp. 11, 19-20.

(26) Ibid. p. 21.

(27) Mason, R. (2017). Theresa May Plans to Let People Change Gender without Medical Checks. [online] The Guardian. Disponível em: theguardian.com

(28) Harker, M. (2026) ‘Statement on the latest EHRC Code of Practice’, LGBTIQA+ Greens, 22 de Maio de 2026. Disponível em: lgbtiqa.greenparty.org.uk

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2026

 

Fonte: Transphobia and Class Struggle in the UK: A Marxist Analysis | Leftcom

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice






Sem comentários:

Enviar um comentário