terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Wafa Dahman: Uma francesa de origem tunisina expatriada em Marrocos. Três anos em Tânger 2/2

 


 18 de Janeiro de 2022  René 

RENÉ — Este texto é publicado em parceria com www.madaniya.info.

https://www.madaniya.info/ submete à atenção dos seus leitores este texto que é apresentado como uma peça de antologia do percurso de obstáculos de uma jornalista francesa de origem tunisina do período 1990-2020.

Um relato reflexivo da carreira mediática de uma "imigrante" francesa no Magrebe (1987-2001).

Por Wafa Dahman, jornalista, estudante de doutoramento em sociologia em Lames, Aix-Marseille-Université, CNRS. Wafa Dahman é uma colaboradora da madaniya.info. Texto publicado pela primeira vez na revista académica https://espritcritique.hypotheses.org/709; caderno da revista internacional de sociologia e ciências sociais.

Uma francesa de origem tunisina expatriada em Marrocos. Três anos em Tânger

Médi 1 é uma estação de rádio franco-marroquina (49% de capital francês e 51% marroquino) que foi criada para carregar a voz da França através de Sofirad, no Magrebe e em África. Trata-se de uma rádio comercial com um público muito forte, especialmente na Argélia. Uma voz que foi usada pelo grupo islâmico armado GIA para anunciar o assassinato em 23 de Maio de 1996 [9] dos sete monges de Thibirine raptados dois meses antes.

Para os argelinos em França, esta alegação terrorista através de uma rádio marroquina, só podia confirmar que o Médi 1 era a voz de Marrocos que queria desestabilizar a Argélia. Na realidade, os jornalistas apenas repetiram as notícias publicadas pela imprensa argelina, não existindo "conspiração" marroquina. O director queria afastar-se do Makhzen, o Estado. Os jornalistas usaram o termo "Palácio" para se referir ao Rei e nunca a "Alteza Real".

Foi então o período Hassan 2. Nunca transmitiram o discurso real ao vivo como os media marroquinos, mas resumiram as partes mais importantes.

No Médi 1, iniciei um contrato de três meses como animadora e a colaboração durou três anos. Não queria entrar para a equipa editorial, porque queria descobrir através da animação, a gestão de uma rádio comercial internacional (22 a 23 milhões de ouvintes [10]).

Um animador gere o tempo, a publicidade, a música. É a voz da rádio, carrega a sua identidade. Queria ganhar uma nova experiência que me pudesse servir uma vez em França.

A Rádio Méditerranée Internationale, sendo uma empresa franco-marroquina: os franceses tinham um estatuto expatriado com vantagens, financeiras, alojamento oficial e um bilhete de regresso à França uma vez por ano.

Quando cheguei, juntei-me à equipa de animação que era composta apenas por marroquinos e principalmente mulheres. Era o único estrangeiro. Jornalistas expatriados formaram a equipa editorial francófona e viviam uns com os outros.

Em todo o caso, não me reconheci na atitude dos cooperantes que não procuram compreender os códigos do país, e se o fizerem, "descem" do seu estatuto para "seduzir" e "agradar" ao Magrebe, que o sentem como um privilégio.

Quanto à equipa editorial de língua árabe, era composta por jornalistas marroquinos.

Como em muitos meios de comunicação, os jornalistas têm um sentido de superioridade sobre os anfitriões. Este sentimento é explicado pelo estatuto específico dos jornalistas, que possuem um cartão de imprensa. As condições da minha vinda também levantaram suspeitas. Todos sabiam que eu estava em Marrocos a pedido do director com quem mantinha uma excelente relação desde que tivemos, com a Rádio Salam, uma parceria que lhe era próxima há quatro anos.

Para os meus colegas animadores, só um "francês nativo" poderia ter um estatuto de cooperante. Um cooperante é dominante numa sociedade onde se aceita que tem vantagens específicas.

No meu caso, este estatuto foi-me simbolicamente negado. Não podia ser uma cooperativa por causa da minha condição como francesa de origem imigrante.

Uma situação ambígua que intrigava e despertava todas as suspeitas. Os meus colegas não me podiam aceitar como mulher, solteira e livre (uma francesa tem legitimidade para viver sozinha, mas não uma rapariga de origem árabe). Apesar de estar num quadro profissional de cooperação, o meu celibato desencadeou muitas suspeitas – uma mulher livre e percebida como disponível.

Entre os homens, havia este medo de uma mulher licenciada, autónoma, responsável pelo seu próprio destino. A sociedade magrebe prepara-a para o casamento e é difícil entender que uma mulher escapa a isto, recusa esta tradição e transgride. Entre as mulheres, havia ciúmes e inveja, porque viam em mim o oposto da sua condição.

Na Tunísia e em França, a poligamia é proibida, as mulheres podem divorciar-se, são livres de viajar sem tutor e sem autorização, podem transmitir a sua nacionalidade aos seus filhos, o que não é o caso das mulheres marroquinas.

De frente para a Mudawana

Em 2000, durante as discussões em torno da Mudawana, o código de família marroquino onde a mulher continua a ser uma eterna menor, teve lugar um debate entre modernistas e islamistas, incluindo o aumento da idade do casamento, de 15 a 18 anos, e a abolição da poligamia.

Para os clérigos, através de Nadia Yassin, filha do líder islamita Sheikh Yassin, em prisão domiciliária há 10 anos, "a idade do casamento deve ser reduzida para 14 anos e temos de respeitar a legislação islâmica [11]". No mesmo dia, em 13 de Março de 2000, mais de 100.000 pró-islamitas marcharam em Casablanca e Rabat, os modernistas eram metade desse número.

Perante este debate, começou uma discussão banal com um colega animador que, no entanto, tinha estudado na universidade.

Estávamos a falar de mulheres em Marrocos que vivem com medo constante de serem repudiadas. Em Tânger, havia muitas crianças nas ruas, expulsas com a mãe, no novo casamento do pai. Expliquei-lhe que as mulheres marroquinas viviam nesta angústia permanente de serem rejeitadas, porque a lei não as protege.

Nos souks, para contrariar esta fatalidade, havia um mercado florescente de "feitiços" de todos os tipos onde os vendedores oferecem misturas de incenso para que o marido "enfeitiçado" não deixe a sua esposa. Contei-lhe como a minha tia que vinha da Tunísia para passar uns dias em Tânger tinha sido abordada por um destes vendedores. Ela respondeu: "Não preciso de nada, graças a Bourguiba que aboliu a poligamia, o meu marido já não se pode mexer".

A resposta do meu colega foi muito surpreendente: "mas vocês tunisinos não respeitam o Corão, a poligamia é permitida por Deus". Contei-lhe da minha surpresa, como mulher, que não podia tolerar este comportamento.

A violência simbólica no lugar das mulheres foi mais virulenta para viver em Marrocos, porque parti com a sensação de ser privilegiada. De origem tunisina, pensei ter dominado os códigos da sociedade árabe, das relações entre homens e mulheres, uma vez que já tinha uma primeira experiência de expatriação na Tunísia. Mas, na verdade, a situação social era muito diferente.

Em primeiro lugar, a linguagem. O dialeto de Tânger é muito diferente do tunisino, imbuído de palavras espanholas que demorei muito tempo a compreender. Embora tudo tivesse para me aproximar de Marrocos, uma vez que pensava que tinha uma proximidade cultural, ainda sofri a violência das relações. Cheguei a Marrocos, num ambiente privilegiado de expatriado, esquecendo-me de que era vista como uma mulher magrebe – tão árabe e muçulmana e, como tal, a sociedade marroquina impôs-me códigos culturais diferentes dos das mulheres francesas.

Durante os primeiros três meses da minha chegada a Tânger, instalei-me num hotel. O meu trabalho começou às 5 da manhã. Por volta das 4:30 da .m., enquanto esperava pelo motorista, dei por mim mais do que uma vez em situações embaraçosas. Homens, principalmente dos países do Golfo, fizeram-me pagar antecipadamente em frente aos gerentes de recepção do hotel que permaneceram totalmente indiferentes. Uma mulher sentada nas salas de um hotel de 4 estrelas, tão tarde, só pode ser prostituta.

O estatuto das mulheres em Tânger é difícil. Esta pequena cidade em 1997.

Para evitar ser incomodada, porque vivia sozinha numa casa grande, mesmo tendo dois cães, impus códigos de vestuário rigorosos para não chamar a atenção. Um longo djellaba para ir ao mercado foi o suficiente para ser respeitada pelos vizinhos.

Como ser francesa?

Em Marrocos, era realmente estrangeira, tinha autorização de residência e não tinha referência cultural nem família. Foi neste país que me senti uma verdadeira "imigrante", com esta dor de expatriação, nostalgia pela minha terra natal. Sonhei com os meus edifícios, o meu bairro, a minha França. Todos os anos, durante os meus três anos em Marrocos, voltei a passar as minhas férias em França, como os imigrantes que regressam ao país após um ano de trabalho.

Em Marrocos, paradoxalmente, senti-me ilegítima como francesa, falsa cooperante, mas também uma "falsa Magrebina". Na verdade, falsa para todos; em Marrocos, com expatriados franceses e marroquinos; na Tunísia, com tunisinos; e em França, em casa, sou classificada como tendo um passado de imigrante.

Segundo regresso a Lyon. Ascensão e desencanto

Deixei Marrocos logo após os ataques de 11 de Setembro de 2001. Quando regressava a França, o clima era pesado.

Muitas coisa também mudou, a França ia mudar-se para o Euro, eu descobri-o. Senti-me como se tivesse perdido anos. Não queria mais sentir este desenraizamento. O meu lugar era em França.

Encontrei a Rádio Salam outra vez, sem sentimento de fracasso. Pelo contrário, a experiência marroquina foi muito positiva. Aprendi muito na gestão dos programas de rádio, na organização dos programas, na publicidade, na coordenação dos anfitriões numa linha editorial definida. Mas não devo esconder que estes três anos passados em Marrocos e Tânger também foram difíceis humanamente, como expatriados e como mulheres.

Queria dar uma nova vida à Rádio Salam. Rapidamente estabelecemos uma programação digital como a que vi no Médi 1.

Escolhemos o mesmo software para gravar, editar, arquivar e transmitir os nossos programas. Este software Nétia é utilizado pela Radio France e pela RTL.

O meu regresso a Lyon coincidiu com as eleições presidenciais de 2002 e com a chegada à segunda volta de Chirac e Le Pen. Para as eleições legislativas que se seguiram, organizei programas políticos com os candidatos de Lyon que puderam responder ao vivo às perguntas dos nossos ouvintes. Recuperei a minha autoconfiança e relançei as minhas candidaturas para trabalhar noutros meios de comunicação. Em particular, pretendia a France 3 Lyon, porque tenho uma história particular com esta televisão.

Após o meu regresso da Tunísia em 1989, marquei um encontro com o editor-chefe, graças à intervenção de um amigo jornalista. A nomeação foi estranha. Ele disse-me "Gostaríamos que os espectadores do Magrebe nos vissem mais", respondi "que eram como outros telespectadores curiosos sobre as notícias da sua região, mas que talvez, de vez em quando, façam um relatório sobre um forte momento cultural desta comunidade... que eu poderia ajudá-los";

Ele respondeu: "Francamente, há demasiados jornalistas da Frente Nacional no nosso gabinete editorial para vos levar connosco, mas podemos imaginar transmissões em línguas árabes"... Fiquei perplexa: "Sabes que os jornalistas vão ver rapidamente que sou como os outros, e eles vão aceitar-me, eu trabalhei no estrangeiro e sempre encontrei o meu lugar, mas não vejo o interesse de um programa em árabe para uma audiência em Lyon". Deixámo-lo assim.

Quando regressei de Marrocos, 11 anos depois, relançei a France 3 novamente e consegui um encontro com um novo editor-chefe. Expliquei-lhe o meu passado, a minha experiência. Ele disse-me: "Sabes que sou libanês"; ele fala-me do seu país e aconselha-me a "candidatar-me à Al Jazeera no Qatar". Não tendo nada a perder, disse-lhe que nasci em Lyon, que a minha televisão natural era a France 3 e que ele, como libanês, tinha todas as oportunidades com os Cataris. Não desisti.

Dois anos depois (2004), regressei à França 3 Lyon. Conheci um novo editor-chefe que tinha lido um artigo sobre a minha carreira publicado no Lyon Capitale, um semanário em Lyon.

No artigo, expressei a minha desilusão pelo facto de as portas dos meios de comunicação social franceses me terem sido fechadas, apesar da minha experiência. Ele disse-me que tencionava ligar-me, porque estava interessado no meu perfil, juntei-me à equipa editorial da France 3 Lyon em 14 de Abril de 2004.

Trabalhei durante 10 anos na France 3, acumulando quase 500 contratos a termo, na esperança de um dia obter um contrato permanente. Claro que deixei a Rádio Salam com alegria.

Trabalhei em toda a França, fiz 38 escritórios, de Amiens a La Rochelle, via Toulouse, Clermont-Ferrand, Grenoble ou Marselha. Na France 3 Lyon, durante os motins de 2005 (Mucchielli, Le Goaziou, 2006) que afectaram toda a França e os subúrbios de Lyon que eu conhecia bem, o pessoal editorial pediu-me para fazer muitas reportagens sobre estes bairros. Os meus colegas tinham medo de ir.

Os subúrbios eram para eles um lugar do outro mundo, perigoso. Fiz as reportagens solicitadas: subúrbios, imigração, Islão, ou seja, todas as semanas uma reportagem sobre quatro sobre estes temas durante dois anos. O que para mim era uma experiência era visto como "comunitarismo".

As consequências foram uma recusa (não dita) de me integrar num contrato permanente na redacção. Aqueles que tinham chegado depois de mim foram tornados efectivos. Denunciei esta situação discriminatória internamente, a resposta da HRD foi colocar-me na lista negra.

Os meus contratos pararam, não podia mais trabalhar. Não tive escolha a não ser ir ao tribunal, aos tribunais de trabalho e aos tribunais criminais. A France Télévisions foi condenada, mas do recurso ao recurso, o caso ainda está em curso. Esta injustiça, sentida como uma verdadeira ferida, lembra-me esta frase de Didier Eribon (2018: 223):

"Tudo isto, ou seja, todas estas realidades vividas ao longo dos dias, ano após ano – estes insultos, estas agressões, esta violência discursiva e cultural – está gravada na minha memória. Isto faz parte de [...] todos os assuntos minoritários e estigmatizados."

Rádio Salam, uma estação de rádio “comunitária” de serviço público

Depois da France 3, trabalhei na TV5 Monde onde apresentei as edições internacionais da noite. Só estava a fazer substituições pontuais. Voltei mais uma vez à Rádio Salam onde encontrei o meu lugar, assumi os programas.

Esta rádio tem sido um fio condutor na minha vida. No final de cada experiência, por causa da exclusão, da discriminação por parte dos meios de comunicação nacionais, regressei aos estúdios de Lyon onde aprendi a adaptar-me e a compreender os ouvintes do Magrebe, com o seu sofrimento como imigrantes e a sua exigência de compreensão da sociedade francesa. Em 30 anos, os ouvintes mudaram. Hoje temos a maioria dos falantes franceses, nascidos em França e que se sentem plenamente franceses e preocupados com este país, bem como com o Magrebe. Se inicialmente, em 1991, impusemos o francês em programas religiosos, hoje a questão já não se coloca, nas mesquitas os sermões são todos bilingues.

Internamente, também sofremos as tensões religiosas dos nossos ouvintes que por vezes pedem mais cânticos do Corão às sextas-feiras ou denunciam que abordamos temas que consideram ofensivos, como a sexualidade; alguns radicais até denunciam as nossas campanhas para encorajar as pessoas a votar em eleições.

A Rádio Salam é um espaço de expressão e tensão que corresponde à realidade que os ouvintes experimentam. Temos de manter constantemente uma distância objectiva para não nos sobrecarregarmos por extremos.

É verdade que as estações de rádio comunitárias em França são estigmatizadas, porque se dirigem a uma população que é, por si só, estigmatizada. São rádios discretas, subavaridas no seu papel, no seu impacto na sociedade e nas populações a que são endereçadas. Pode-se fazer uma comparação com o mundo da publicação, como denunciou Pierre Bourdieu (1999): "Perante as grandes casas de renome, as pequenas editoras provinciais estão ausentes de todos os jogos do grande comércio editorial, como a corrida aos prémios literários, o uso da publicidade [...] Exercitam os seus talentos e a sua audácia como descobridores de pequenos autores [...]

Estas pequenas editoras estão enraizadas numa tradição nacional de vanguardismo [...] sem poder contar com a ajuda do Estado que vai para as empresas mais antigas e as mais dotadas de capital económico e simbólico".

Esta necessidade de inovação para sobreviver é também uma realidade para as rádios comunitárias bascas estudadas por Pascal Ricaud em 2003:

"Vinte anos depois, estas rádios mantêm o gosto pela novidade, pela experiência sempre renovada, por esta criatividade e este apetite pela aventura humana e técnica que ainda caracterizam rádios livres."

Estações de rádio em língua árabe como a Rádio Salam têm esta necessidade de inventividade para sobreviver com um pequeno orçamento operacional.

Além disso, destinam-se a um público particular que precisa desta ligação de rádio para compreender e integrar na nossa sociedade. O seu papel como serviço público é invisível e, no entanto, indispensável.

A conclusão. Os paradoxos da reflexividade

Se a Rádio Salam não foi uma escolha de carreira, obrigou-me a questionar-me e a não viver o comunitarismo como a negação da pertença e do sentimento nacional;

A Rádio Salam não é o oposto ou adversário de outras rádios locais, associativas ou comerciais. É complementar na sua dimensão, local, mas também nacional e internacional. Não se trata de uma estação de rádio fechada num pequeno grupo social ou étnico, como tal não se pode dizer que se trata de uma rádio comunitária.

Foi este trabalho de reflexividade que me permitiu compreendê-lo e regressar a um passado esquecido, experiências negligenciadas que trouxeram de volta paradoxos e contradições psicológicas e sociológicas. A criação da Rádio Salam é uma verdadeira "invenção" local.

É verdade que tive uma trajectória singular, rara no universo sociológico das famílias magrebes em França. Longas estadias entre as duas margens do Mediterrâneo em momentos históricos importantes, a chegada de Ben Ali à Tunísia, e a morte do Rei Hassan 2 em Marrocos.

Para a França, o final da década de 1990 corresponde à ascensão do islamismo político, com os ataques do RER B [12], seguidos da perseguição e da morte do bombista Khaled Kelkal em Vaulx-en-Velin, para não mencionar os motins urbanos de 1991 (Beaud, Pialou, 2003) e 2005 que colocaram os subúrbios e os seus habitantes no centro das notícias, estigmatizando-os mais.

No final da evocação de todas estas experiências multinacionais, percebo que toda a minha viagem foi atravessada pela ascensão do Islão político e da violência religiosa, desde o início da minha carreira na Tunísia, até hoje.

REFERÊNCIAS

§  Bancel N., Blanchard P., Boubeker A., 2005, Le grand repli, Paris, La découverte.

§  Beaud S., Pialou M., 2003, Violences urbaines, violences sociales, Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, coll.

§  Boubeker A., 1999, Famille de l'intégration, Paris, Stock.

§  Bourdieu P., 1986, "L'illusion biographique", Acte de recherche en sciences sociales, vol. 62-63, junho, p. 69-72.

§  Bourdieu P., 1999, "Une révolution conservatrice dans l'édition", Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 126-127, março, p. 3-28.

§  Colonna F., 1976, Instituteurs algériens, 1883-1939, Paris, éditions Fondation nationale des sciences politiques, 1976.

§  Eribon D., 2019, Principes d'une pensée crítica, Paris, Fayard, coll. «Pluriel /».

§  Eribon D., 2018, Retour à Reims, Paris, Flammarion, coll. «Champs essais».

§  Lorcerie F. 2003, L'école et le défi ethnique, Paris, INRP-ESF, coll. «Ações Sociais/Confrontos».

§  Masclet O., 2013, «Rendez-vous manqué avec «les beurs» », Plein droit, 2, nº 97, p. 12-15.

§  Memmi A., 1985, Portrait du colonisé, portrait du colonisateur, Paris, Gallimard.
Mohammed M., Talpin J., 2018, Communautarisme ?, Paris, PUF, coll. "La vie des idées".

§  Mucchielli L., Le Goaziou V., 2006, Quand les banlieues brûlent... De volta aos motins de novembro de 2005, Paris, La Découverte.

§  R., 1998, Guerre des onde... Guerra das Religiões, Paris, L'Harmattan.

§  Noiriel G., 2009, Imigração, antisémitisma et racismo en France, Paris, Seuil.

§  Ricaud P., 2003, « Radios communautaires en Pays Basco, analysis d'un succès», em Cheval J.J. (dir.), Audiences, publics et pratiques radiophoniques, Groupe de recherche et d'études sur la Radio, Maison des Sciences de l'Homme d'Aquitaine, p. 63-66.

§  Sayad A., 1999, La dupla ausência, Paris, Seuil.

§  Weber M., 2019, Les communautés, Paris, La Découverte.

NOTAS

1.     "Não há palavra mais desqualificativa no espaço público francês contemporâneo do que 'comunitarismo'.
Este termo vago com conotação negativa refere-se a formas de autoisolamento, separatismo e retirada de grupos que partilham práticas e concepções singulares do mundo social e manifestam uma desconfiança sobre a diversidade social, étnica ou religiosa. Desde finais da década de 1980, os muçulmanos encarnaram esta ameaça específica à "ordem republicana" (ver Mohammed, Talpin, 2018: 5).

2.     "Este tipo 'artificial' de formação de uma crença numa identidade étnica comum corresponde inteiramente a um padrão que conhecemos, o da reinterpretação das societalizações racionais nas relações pessoais da comunidade" (Weber, 2019: 140).

3.     Veja o documentário francês de origem controlada pelo Sr. Kessous, transmitido na France 2 para o 30º aniversário da Marcha pela Igualdade (1ª parte e 2ª parte)

4.     "Durante os incidentes ocorridos na Primavera de 1983, um residente da cidade Toumi Djaïja, foi ferido pela polícia enquanto tentava intervir para evitar um novo confronto com os jovens do bairro. Poucos meses depois, com a ajuda do Padre Delorme e da Cimade, criou a associação Sos-Minguettes, que decidiu organizar uma marcha a partir de Outubro de 1983 para protestar contra a violência policial e melhorar a imagem dos jovens com formação imigrante na opinião pública. Deixando Marselha em quase indiferença geral, os manifestantes chegarão a 3 de Dezembro em Paris, onde são recebidos triunfantemente por mais de 100.000 pessoas. (Noiriel, 2009: 617).

5.     Em cada nova comemoração da Marcha, as análises destacam o papel desempenhado pela SOS-Racismo na marginalização dos porta-vozes dos "beurs". Criada no final de 1984, esta associação tem um sucesso inesperado: em poucos meses, tem-se afirmado como a figura de proa da luta contra o racismo, desclassificando os líderes do movimento Beur, mas também associações como o Movimento contra o Racismo e a Amizade entre Povos (MRAP) ou a Liga dos Direitos Humanos (LDH) durante muito tempo envolvida neste campo (ver Masclet, 2013).

6.     Influenciados por um "irmão mais velho" jihadista, Mourad Benchellali e Nizar Sassi, dois jovens do bairro Minguettes de Vénissieux, partiram em 2001 para uma viagem "iniciante" ao Afeganistão, onde se encontraram com Bin Laden, algumas semanas antes de 11 de Setembro. Presos pelos americanos, cumprirão 30 meses em Guantánamo e 18 meses de prisão em França.

7.     Os massacres de Sétif, Guelma e Khérrata: motins nacionalistas eclodiram em Sétif por ocasião das manifestações de 8 de Maio de 1945, causando a morte de cerca de vinte europeus. A repressão do exército francês será sangrenta e desproporcionada com o lado oficial francês, 1.500 mortos e para os argelinos, 40.000 mortos.

8.     Por ordem do prefeito de Paris Maurice Papon, a polícia reprimiu violentamente uma manifestação pacífica de argelinos da FLN que denunciou o recolher obrigatório que lhes foi imposto. Há várias centenas de feridos e uma centena de mortos, muitos dos quais serão encontrados no Sena.

9.     Ver La croix, "Cronologia: Tibhirine e os anos negros da Argélia", 18 de Maio de 2010.

10. Catherine Simon, "Medi 1. Pioneiro das ondas do Magrebe", Le Monde, 12 de Fevereiro de 2001,

11. José Garçon, "Os islamistas marcham em Casablanca, os "modernistas" em Rabat, Libertação, 13 de Março de 2000

12. Em 25 de Julho de 1995, em Paris, por volta das 17.m., uma bomba explodiu num comboio da linha RER B perto das plataformas da estação Saint-Michel-Notre-Dame. O número de mortos é de 8 e de feridos 117. O ataque será reivindicado pelo GIA, grupo islâmico armado, e os dois autores serão identificados: Khaled Kelkal e Boualem Bensaid.

 

Fonte: Wafa Dahman: Une Française d’origine tunisienne expatriée au Maroc. Trois années à Tanger 2/2 – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário