quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Violências penitenciárias silenciadas

 4 de Agosto de 2021  do 

http://mai68.org/spip2/spip.php?article9328

Lenvolee.net: O Infame tem-nos escrito há muito tempo para relatar as suas lutas contra a administração prisional (AP). Transferido para Vendin em Setembro de 2020, foi espancado pelos bandidos que quase o deixaram para morrer, dando um novo rumo à tortura que lhe foi infligida. Foi transferido para Valência; sabemos que, apesar do que ele resiste, mantém o ânimo elevado e não é suicida. Se lhe acontecesse o infortúnio, responsabilizaríamos a AP. Não hesite em contactar-nos se quiser escrever-lhe, apoiá-lo. Força para ele!

"É alucinante, os truques que inventam para justificar actos hediondos e injustos"

lenvolee.net

Jornal de Abril de 2021 lançado a 27 de Junho de 2021 – 2 Euros

Versão pdf completa: https://lenvolee.net/wp-content/uploads/2021/07/LENVOLEE-n53.pdf

Cópia de segurança em PDF: LENVOLEE-n53 https://les7duquebec.net/wp-content/uploads/2021/08/LENVOLEE-n53.pdf

Centro Penitenciário Vendin-le-Vieil, 17 de Novembro de 2020

Olá

Está tudo a correr muito, muito mal: mais uma vez, recomeça. Eles magoaram-me. A sério, também. Desde terça-feira, 10 de Novembro, que estou na masmorra. Está a correr mal aqui. No sábado, fui submetido a duas agressões sujas. Algemaram-me e disseram: "Vamos pôr-te aqui ao lado, vamos fazer uma busca." Eu, ok, segui-os, eu cumpri. Excepto que desde quarta-feira à noite, tenho o meu braço direito paralisado: tentei suicidar-me colocando a corda no pescoço tanto que me empurram até ao limite. Felizmente, fiz isto de qualquer maneira, porque não estou habituado à coisa; a corda deu de si e eu bati com a boca no chão. Em suma... Desde então, tenho mais sensações no braço direito. Perdi a consciência naquela noite, por isso acho que está relacionado com isso, paralisia.

Não me importo com a busca corporal (estou a passar por momentos difíceis, mas posso fazer isso)... Depois, o guarda à minha frente, que está a usar um escudo, diz-me: "Levanta os braços" – embora saiba muito bem que não consigo levantar o braço direito. "Ok, mas tenho de o fazer com a ajuda da outra mão." Eu tinha o meu braço esquerdo no ar; Nem sequer tenho tempo para baixar a mão para agarrar a direita e erguê-la acima da cabeça que ele carregou brutalmente sobre mim. A minha cabeça bateu na parede atrás de mim tão violentamente que me deixou inconsciente. E aí, meu irmão, a minha provação ainda agora começou. KO, no chão, fui pontapeado! Quanto tempo? Não sei, mas pareceu-me interminável. Três quartos knockout, um quarto consciente, vejo as pernas dos guardas a baterem-me, o meu corpo aos empurrões - mas impossível de me proteger. Depois, aquele que me derrubou montou no meu dorso, fez-me uma espécie de estrangulamento, e depois disse: "Vamos ver quem é o homem!"

Então, bem, foi gás lacrimogéneo. Puseram-me 27 jactos de gás (os meus ouvidos ouviram 27 pshitt!) Os locais visados são múltiplos: os olhos, o nariz, o interior das narinas, sobre e na boca, sobre e nos ouvidos, nos testículos e no sexo.

Levei mais pancadas, depois disseram-me "Vista-se", enquanto sentia um calor abrasador por todo o lado! Disseram-me enquanto me abanavam: "Vamos, depressa, estamos a perder a paciência..." Ainda, te vamos "estimular"  com gás se não te apressares. Deixei as minhas roupas porque os empurrões tinha piorado a sensação de queimadura. Apalpei a minha roupa no chão, o que me valeu ser espezinhado outra vez e a voltar a levar com uma nova série de pequenos golpes de gás.

Apesar disso e das bofetadas que me dava sempre o mesmo supervisor, ainda assim consegui vestir-me colocando apenas a calça de treino, a t-shirt e uma camisola – acho eu –e o meu carrasco disse: "Ah, ele esqueceu-se das cuecas, isso vale bem mais... Mas depois, outro agente não o deixou terminar a frase, disse: "Está bom, nós demos-lhe bem... mas isto é demais!” O meu carrasco disse ao outro supervisor: "Você também concordou com que o secássemos! Tu aceitaste como os outros... - Sim, excepto que agora, já chega, ele já teve a sua conta. É bom, pararmos com as despesas! Que idiota eu fui para acreditar que eles estavam a ficar confusos! Não percebi que aquele que fingiu que queria parar, de facto, enquanto falava, se colocou em "posição"! Ele colocou-se estrategicamente para me gasear de longe, mas com precisão, sem tocar nos seus colegas. Enquanto me encara para apontar! Fazia-os rir! Ele enviou mais quatro jactos rápidos naquele momento, um nos olhos, outro no nariz, outro na boca quando gritei de dor, e um dentro das orelhas! Eu gritei! Depois, aquele que pensei ser um temporizador disse com uma gargalhada: "Raios, desaparece depressa, essa treta! Mas não parece ser eficaz... E ele levou-mo de volta para dentro do canal auditivo. Desde aquele dia, ouço um barulho contínuo no meu ouvido esquerdo! Um apito de 24 horas... Fazia-os rir. O primeiro supervisor começou a rir e disse: "Então, filho da puta, ainda estás a fazer a coisa inteligente agora? Quem comanda aqui? Como não respondia, ele disse: "Não ouço nada! Fiz-te uma pergunta, vais responder, senão caímos em cima de ti... »

O que é que quer que eu faça? Estou algemado nas costas, fiquei KO, tenho hematomas na cabeça e em todo o corpo, o meu corpo queima-me por causa do gás lacrimogéneo, não vejo quase nada... Fui forçado a fazer de vítima para que eles parassem. Eu disse-lhes: "Ok, isso é bom, é bom, não faço mais de mau, vocês são os patrões, vocês são os carcereiros! Fecho a boca, não há nada a dizer! Vocês são os mais fortes. »

Também me doeu dizer-lhes isso; Mas acho que se eu não tivesse dito nada, teriam continuado, e o gás ter-me-ia matado, penso eu, sufocando-me. Vocês deviam ter visto isto: eles estavam como que possuídos. Nada os teria feito parar. Não se trata, como dizem, de uma busca à qual não me quis submeter, mas sim de um castigo, associado a graves abusos! Sinto-me tão fraco à frente deles. Estou convencido disso: eles planearam e organizaram a punição violenta a que me sujeitaram este sábado.

E dizes a ti mesmo que tive azar com o turno da noite para que um graduado se fosse certificar de que eu vi alguém... Mesmo que eu só tivesse visto uma enfermeira apenas na manhã seguinte (os factos aconteceram no sábado de manhã) e aparentemente não há médico até quarta-feira. Até lá, não haverá mais hematomas ou nódoas negras! Todos os vestígios desta agressão terão desaparecido! "Não podemos fazer nada, não há médico antes de quarta-feira, a única coisa que podemos fazer é dar-lhe Doliprane! Mas não é do Doliprane que preciso. O que preciso é de ser examinado e tratado o mais rapidamente possível, e obter um atestado médico para apresentar uma queixa contra estes indivíduos. Na quarta-feira, tudo terá desaparecido. É disso que preciso, e imediatamente, não na quarta-feira! Foi o que disse.

A forma como me separaram, os abusos a que me sujeitaram, e tudo o que fazem à sua volta para fazer acreditar que tudo é legítimo e que tudo foi feito de acordo com as regras! Estou na masmorra desde terça-feira, e só hoje domingo me é dado algo para escrever! Mas não me querem dar nada para me lavar. Não me deram comida como aos outros... por assim dizer por ordem da direcção. É alucinante, as coisas que inventam para justificar actos hediondos e injustos. Basicamente, os supervisores e um primeiro supervisor – que é um daqueles oficiais que muitas vezes mentem e inventam coisas que me prejudicam de forma recorrente nos dias de hoje – concordaram em mentir, para dizer que eu ameacei atirar-lhes excrementos e urina com os tabuleiros em que nos dão comida. Então, a ordem de gestão é: "Coloque um relatório de incidente para estas ameaças inventadas para B., e nós, como membros da direcção, estamos autorizados a não dar mais uma refeição normal numa bandeja. Dê-lhe apenas quatro pequenas porções individuais de queijo com uma fruta na hora do almoço, e o mesmo à noite! E, como me disseram, a "refeição de castigo", como lhe chamam aqui, foi validada pelo médico. É legal? É humano?

Nem querem que eu vá ao telefone. Ainda assim, tenho o direito de ir, mas inventam coisas, dizem que insulto, ameaço, etc., o que lhes dá o direito, segundo eles, de não me levarem ao telefone. Já me empurraram para o suicídio uma vez. Não voltarei a fazê-lo porque é atroz. Mas isso não significa que não vão tentar matar-me. E como tentei – empurrado por eles – se me matassem, dirão: "Ele já tinha tentado, excepto que aí, ele não conseguiu; na primeira vez ele estragou tudo. »

Até breve amigos, beijos a todos!

O Infame

"É legal? É humano? »

____________________________________

Não hesite em escrever-nos por e-mail, por correio, por formulário de contacto (abaixo),ou nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat) para nos enviar cartas de dentro, histórias ou outras informações:

contact@lenvolee.net

L'envolée – c/o FPP – 1, rue de la solidarité 75019 Paris

_____________________________________

Você pode subscrever ou fazer subscrever prisioneiros ou prisionaeiras

Escrevendo para nós para

L'Envolée – c/o FPP – 1, rue de la solidarité 75019 Paris.

A subscrição de suporte é de 15 euros por ano (ou mais dependendo das bolsas de cada um; cheque à ordem da L'Envolée). A subscrição é gratuita para todos os que estão presos: ao subscrever do exterior, permite-nos subscrever mais prisioneiros.

O jornal também está disponível por 2 euros em muitas livrarias em França, Bélgica, Suíça. Aqui está a lista - necessariamente incompleta. Agradecemos antecipadamente a quem nos enviar outros locais (livrarias, lojas, bares, lojas, receções familiares) onde deixar o jornal.

Não hesite em pedir-nos para enviar várias cópias do jornal se também quiser distribuí-lo na sua região:

contact@lenvolee.net

 

_ ALÈS : La rétive

ANGERS : Les nuits bleues

ARLES : La fontaines des lunatiques – Les grandes largeurs

AUCH : Le merle moqueur – Le migou

AVIGNON : Utopia – La manutention – Le fenouil à vapeur

BAYONNE : Elkar

BESANÇON : L’autodidacte

BORDEAUX : La librairie du muguet

BREST : La lecture pour tous – La petite librairie

CAEN : Local apache, La pétroleuse

CREST : La balançoire

DIE : Mosaïque, La parallèle

DIJON : Black Market

DOUARNENEZ : Le local

GRENOBLE : Le local autogéré – Antigone – La BAF

IVRY-SUR-SEINE : Envie de lire

LILLE : Centre culturel libertaire – L’arsenal

LYON : La Gryffe – La plume noire – Terre des livres

MARSEILLE : Histoire de l’oeil – Soeurs et frères de la côte – Bouquinerie de cinq avenues – L’hydre – c4 – L’attrappe-mots – Transit – Mille babords – La passerelle – Cira – L’Odeur du temps – CQFD – Manifesten – Article 13

MAS D’AZIL : Capuche et béret

MEZERES : Pied-de-biche marque-page

MONTREUIL SOUS BOIS : Michèle Firk (La parole errante)

NANTERRE : El ghorba mon amour

NANTES : Vents d’ouest – Café la perle – B17

PAMIERS : Le bleu du ciel

PARIS V : La galerie de la Sorbonne

PARIS XI : Publico – Quilombo – Page 189 – Manoeuvre – La friche – Libre ère – Libralire – Libre ère – La petite librairie du livre politique

PARIS XII : La brèche

PARIS XIX : Texture

PARIS XX : L’atelier – Le monte-en-l’air – Le merle moqueur

RENNES : Planète io – Le bocal – L’établi des mots

ROMANS-SUR-ISERE : Librairie des cordeliers

ROUEN : L’insoumise

SAINT-BERNARD-DU-TOUVET : Café truc

SAINT-DENIS : Folies d’encre

SAINT-ETIENNE : L’étrange rendez-vous – La gueule noire – Lune et l’autre – Dalby – Le remue-méninges

SAINT-GIRONS : La Mousson

SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT : Librairie ancienne

TOULOUSE : Le Kiosk – Ombres blanches – Terra nova – Itinéraire bis

VALENCE : Notre temps – Le laboratoire anarchiste

BRUXELLES : Acrata – Joli mai – Tropismes – Librairie Volders

GENÈVE : Le silure, fahrenheit 451

_____________________________________________________

Tudo de bom para vós,

do
http://mai68.org/spip2

 

 

Fonte: Violences pénitentiaires bâillonnées – les 7 du quebec

 

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário