sábado, 26 de setembro de 2026

CAPITAL FICTÍCIO, CRÉDITO, DÍVIDA, ACÇÕES E OBRIGAÇÕES, A ARQUITECTURA DO CAPITAL

 


CAPITAL FICTÍCIO, CRÉDITO, DÍVIDA, ACÇÕES E OBRIGAÇÕES, A ARQUITECTURA DO CAPITAL

26 de Setembro de 2026 Robert Bibeau


Por Normand Bibeau e Robert Bibeau.

 

No Livro III do Capital, Marx e Engels explicaram cientificamente que o "capital fictício", ou seja, "acções que trazem dividendos, obrigações e títulos de dívida com juros", são formas "reais" de "capital" que representam "direitos a uma mais-valia futura" que pode ser emitida, comprada, vendida, penhorada, usada como activos e acumulada, que o nosso colaborador Gérard Bad retoma o seu artigo recentemente Que o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: O CAPITAL FICTÍCIO ESTÁ A DESENVOLVER-SE EM DIRECÇÃO AO IMPASSE DA DÍVIDA PERPÉTUA

Por si só, este "capital fictício" constitui apenas um "fardo" sobre o futuro valor excedente do ciclo de valorização do capital "produtivo" (fixo e variável), porque este capital "fictício" é estéril, pois não produz nada de que os humanos se possam alimentar, beber, vestir, alojar, transportar, cuidar, educar, proteger, entreter, etc., seja lá o que a propaganda burguesa queira fazer-nos acreditar.

Assim, o "dinheiro/moeda/crédito" que representa a forma geral de valor no bolso de um proletário é usado apenas para comprar mercadorias para consumo e não acumula valor (não aumenta o valor total do Capital). Mas este "dinheiro/moeda/crédito" torna-se "Capital" quando está no bolso do capitalista e é usado para comprar "trabalho assalariado" que produz "mais-valia", ou seja, um "valor" de venda superior ao seu custo de compra, produzindo um dividendo, juros ou renda segundo uma das seguintes equações:

Dinheiro/moeda/crédito (comprador/consumidor proletário) > Mercadoria de consumo = menos dinheiro/crédito;

Dinheiro/moeda/crédito (capitalista) > Mercadoria trabalho assalariado = mais dinheiro/moeda/crédito.

Esta peculiaridade do "dinheiro" de mudar o seu "valor" segundo o bolso no qual está, no de um proletário é usado para comprar mercadorias destinadas ao consumo actual, de modo a reproduzir força de trabalho sem aumentar o valor, enquanto quando está no bolso de um capitalista é usado para comprar "trabalho assalariado", um produtor de "mais-valia" que o aumentou, chama-se "fetichismo" do dinheiro, ou seja:

"O dinheiro (ou moeda) parece produzir dinheiro directamente, que, através de uma propriedade social, aparece como uma propriedade natural do dinheiro. O dinheiro parece possuir apenas pela sua circulação a faculdade de produzir valor" (re: dhspriory.org: Capital, vol. III, Parte V, cap.24: Externalização da Relação do Capital na Forma de Capital Com Juros").

"Capital fictício", na forma de "crédito com juros (dívida)" ou "crédito", leva esta "faculdade fetichista" do capital ao seu limite extremo:

Capital real > rendimento futuro > título> preço do título

O elemento "preço do título" pode evoluir "independentemente" do capital real realmente investido na produção, "capitalizando o rendimento futuro (antecipado)" e atribuindo-lhe um valor de mercado como se este "direito a uma fracção do valor excedente futuro fosse na forma de capital existente", criando uma espécie de "duplicação" do capital:

– o capital produtivo existe em máquinas, edifícios, matérias-primas, trabalhadores, etc.

– ao mesmo tempo, existe um capital "fictício" sob a forma de acções, obrigações e títulos de dívida (dívida) sobre o valor futuro (antecipado) excedente que esse capital produtivo irá produzir, e estas duas aparições de "capital", o original e o seu reflexo, evoluem "em paralelo" lado a lado.

Para Marx e Engels, o capital portador de juros ou "crédito/dívida" é precisamente o auge da mistificação do fetichismo do dinheiro, enquanto "a relação social se consuma na relação de uma coisa, o dinheiro, consigo mesma" e cria a ilusão de que basta emitir esse "capital com juros" para produzir mercadorias e criar riqueza independentemente do próprio processo de produção(re:dhspriory.org, ibid.; e,. marxists.info, Capital, Vol. III, cap.36).

Como o artigo de Bad expõe, "capital fictício" através de crédito "helicóptero" para alguns e "ilimitado", "eterno", "não reembolsável", "QI de flexibilização quantitativa" para outros, podem "financiarizar" o valor excedente futuro criando títulos de dívida para a eternidade e para o infinito. Abordamos e aprofundamos todos estes conceitos no seguinte artigo: Que o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: CRISE ECONÓMICA E AUSTERIDADE (R. Bibeau)

Seria suficiente "aniquilá-lo" com um "Grande Reset" pequeno-burguês que salvaria o capitalismo das suas crises sistémicas e salvaria o seu paraíso burguês? Marx e Engels demonstraram no Livro III do Capital que o sistema de "crédito", que surge como meio de ultrapassar os limites do consumo capitalista e resolver momentaneamente a repetição das crises sistémicas da sobreprodução capitalista resultantes do empobrecimento do proletariado e do aumento do valor do capital fixo (maquinaria cada vez mais cara e matérias-primas cada vez mais escassas) em relação ao capital variável ( escravos assalariados que se tornam cada vez menos dispendiosos com a mundialização e a emigração) "acabam sempre por reproduzir estas contradições numa escala maior e mais destrutiva."

 Isto leva um político oportunista da esquerda francesa a dizer: "De onde vem esta dívida? A situação era tão terrível na altura da Covid que o BCE decidiu recomprar os títulos de dívida que os bancos privados tinham e colocá-los nos seus cofres, dizendo "veja, senhora Banco Privado, estou a comprar-lhe uma obrigação do governo, aqui está algum dinheiro, dinheiro novo, poderá investi-lo, Poderão reavivar investimentos." E é este dinheiro, estes títulos de dívida, que propomos cancelar", repete Mélanchon, o que este cobarde não fará se o Grande Capital lhe emprestar poder político na próxima mascarada eleitoral presidencial.

 Assim, o "crédito" sob a forma de "títulos de dívida", obrigações soberanas, empréstimos à produção e ao consumo, etc., tem objetivamente um limite inevitável: "a produção de mais-valia usada para pagar os juros e o reembolso do empréstimo".

O "CRÉDITO" (dívida) pode alterar o momento da concretização do ganho de capital; mover recursos no espaço e no tempo; Antecipar receitas futuras; multiplicar e diluir os valores mobiliários que representam este rendimento antecipado, mas não pode abolir a lei da "tendência da taxa de mais-valia" (= + capital fixo e – capital variável = menos mais-valia) que torna o pagamento dos juros e o reembolso do capital "fictício" cada vez mais oneroso e, a longo prazo, impossível sem uma crise capitalista ainda mais profunda, e isto, até uma crise ainda mais profunda de sobreprodução, que só uma guerra generalizada de destruição maciça pode resolver.

Os ideólogos, os economistas e os fanáticos da burguesia podem fazer tudo da melhor forma possível e mentir até ao máximo para salvar o capitalismo do seu defeito original, o empobrecimento do proletário, e o correspondente enriquecimento do seu inimigo de classe: o capitalista; nesta concentração de riqueza num polo e pobreza no outro; recorrer, por vezes, ao crédito por dívida, por vezes à austeridade, sem nunca remediar as crises sistémicas da sobreprodução e das guerras intermináveis.

Só a destruição completa deste modo de produção capitalista obsoleto e reaccionário e, graças ao advento de uma sociedade, de um novo modo de produção, poderá resolver crises sociais e guerras de extermínio. Abordamos e aprofundamos todos estes conceitos no seguinte artigo: Que o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: CRISE ECONÓMICA E AUSTERIDADE (R. Bibeau)

PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS PARA
DESTRUIR O SISTEMA CAPITALISTA!



Para ir mais longe na reflexão e acção...

Publicado pela Éditions L'Harmattan em Paris, o volume de Robert Bibeau e Khider Mesloub: "DA INSURREIÇÃO POPULAR À REVOLUÇÃO PROLETÁRIA". Colecção Questões contemporâneas. 220 páginas. Para encomendar online em Harmattan: Da insurreição popular à revolução proletária – Robert Bibeau, Khider Mesloub, na AMAZON: https://www.amazon.ca/-/fr/linsurrection-populaire-%C3%A0-r%C3%A9volution-prol%C3%A9tarienne/dp/2336478714/ref=sr_1_8?

 

Versão em Língua Portuguesa

 

Que o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: DA INSURREIÇÃO POPULAR À REVOLUÇÃO PROLETÁRIA

 

Fonte: CAPITAL FICTIF, CRÉDIT, DETTE, ACTIONS ET OBLIGATIONS, L’ARCHITECTURE DU CAPITAL – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário