CAPITAL FICTÍCIO, CRÉDITO, DÍVIDA, ACÇÕES E
OBRIGAÇÕES, A ARQUITECTURA DO CAPITAL
26 de Setembro de 2026
Robert Bibeau
Por Normand Bibeau e Robert Bibeau.
No Livro III do Capital, Marx e Engels explicaram
cientificamente que o "capital fictício", ou seja, "acções que trazem dividendos, obrigações e títulos de dívida com
juros", são formas "reais" de "capital" que
representam "direitos a uma mais-valia futura" que pode ser
emitida, comprada, vendida, penhorada, usada como activos e acumulada, que o
nosso colaborador Gérard Bad retoma o seu
artigo recentemente Que
o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: O CAPITAL FICTÍCIO ESTÁ A
DESENVOLVER-SE EM DIRECÇÃO AO IMPASSE DA DÍVIDA PERPÉTUA
Por si só, este "capital
fictício" constitui apenas um "fardo" sobre o futuro valor
excedente do ciclo de valorização do capital "produtivo" (fixo e variável), porque este capital "fictício" é estéril, pois não produz nada
de que os humanos se possam alimentar, beber, vestir, alojar, transportar,
cuidar, educar, proteger, entreter, etc., seja lá o que a propaganda burguesa
queira fazer-nos acreditar.
Assim, o "dinheiro/moeda/crédito" que representa
a forma geral de valor no bolso de um proletário é usado apenas para comprar
mercadorias para consumo e não acumula valor (não aumenta o valor total do
Capital). Mas este "dinheiro/moeda/crédito" torna-se "Capital" quando está no bolso do capitalista e é usado para comprar "trabalho assalariado" que produz
"mais-valia", ou seja, um "valor" de
venda superior ao seu custo de compra, produzindo um dividendo, juros ou renda segundo uma das
seguintes equações:
Dinheiro/moeda/crédito (comprador/consumidor proletário) > Mercadoria de consumo = menos dinheiro/crédito;
Dinheiro/moeda/crédito (capitalista) > Mercadoria trabalho assalariado = mais dinheiro/moeda/crédito.
Esta peculiaridade do
"dinheiro" de mudar o seu "valor" segundo o bolso no qual
está, no de um proletário é usado para comprar mercadorias destinadas ao
consumo actual, de modo a reproduzir força de trabalho sem aumentar o valor,
enquanto quando está no bolso de um capitalista é usado para comprar "trabalho assalariado", um produtor de "mais-valia" que o
aumentou, chama-se "fetichismo" do dinheiro, ou
seja:
"O dinheiro (ou moeda) parece produzir dinheiro directamente, que,
através de uma propriedade social, aparece como uma propriedade natural do
dinheiro. O dinheiro parece possuir apenas pela sua circulação a faculdade de
produzir valor" (re: dhspriory.org: Capital, vol. III, Parte V, cap.24: Externalização
da Relação do Capital na Forma de Capital Com Juros").
"Capital fictício", na forma de
"crédito com juros (dívida)" ou "crédito", leva esta "faculdade
fetichista" do capital ao seu limite extremo:
Capital real > rendimento futuro > título> preço do título
O elemento "preço do título" pode evoluir
"independentemente" do capital real realmente investido na produção,
"capitalizando o rendimento futuro (antecipado)" e atribuindo-lhe um
valor de mercado como se este "direito a uma fracção do valor excedente
futuro fosse na forma de capital existente", criando uma espécie de
"duplicação" do capital:
– o capital produtivo existe em máquinas, edifícios, matérias-primas, trabalhadores, etc.
– ao mesmo tempo, existe um capital "fictício" sob a forma de acções, obrigações e títulos de dívida (dívida) sobre o valor futuro (antecipado) excedente que esse capital produtivo irá produzir, e estas duas aparições de "capital", o original e o seu reflexo, evoluem "em paralelo" lado a lado.
Para Marx e Engels, o capital portador de juros ou
"crédito/dívida" é precisamente o auge da mistificação do fetichismo do dinheiro, enquanto "a relação social se consuma na relação de uma coisa, o dinheiro, consigo
mesma" e cria a ilusão de que basta emitir esse "capital com juros" para
produzir mercadorias e criar riqueza independentemente do próprio processo de
produção(re:dhspriory.org, ibid.; e,. marxists.info, Capital, Vol. III, cap.36).
Como o artigo de Bad expõe,
"capital fictício" através de crédito "helicóptero" para
alguns e "ilimitado", "eterno", "não
reembolsável", "QI de flexibilização quantitativa" para outros,
podem "financiarizar" o valor excedente futuro criando títulos de
dívida para a eternidade e para o infinito. Abordamos e aprofundamos todos
estes conceitos no seguinte artigo: Que
o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: CRISE ECONÓMICA E AUSTERIDADE (R.
Bibeau)
Seria suficiente "aniquilá-lo"
com um "Grande Reset" pequeno-burguês
que salvaria o capitalismo das suas crises sistémicas e salvaria o seu paraíso
burguês? Marx e Engels demonstraram no Livro III do Capital que o sistema de
"crédito", que surge como meio de ultrapassar os limites do consumo
capitalista e resolver momentaneamente a repetição das crises
sistémicas da sobreprodução capitalista resultantes do empobrecimento do
proletariado e do aumento do valor do capital fixo (maquinaria cada vez mais
cara e matérias-primas cada vez mais escassas) em relação ao capital variável (
escravos assalariados que se tornam cada vez menos dispendiosos com a mundialização
e a emigração) "acabam sempre por reproduzir estas contradições numa
escala maior e mais destrutiva."
Isto leva um político oportunista da
esquerda francesa a dizer: "De onde vem esta dívida?
A situação era tão terrível na altura da Covid que o BCE decidiu recomprar os
títulos de dívida que os bancos privados tinham e colocá-los nos seus cofres,
dizendo "veja, senhora Banco Privado, estou a comprar-lhe uma obrigação do
governo, aqui está algum dinheiro, dinheiro novo, poderá investi-lo, Poderão
reavivar investimentos." E é este dinheiro, estes títulos de dívida, que
propomos cancelar", repete Mélanchon, o que este cobarde não fará se o
Grande Capital lhe emprestar poder político na próxima mascarada
eleitoral presidencial.
Assim, o
"crédito" sob a forma de "títulos de dívida", obrigações
soberanas, empréstimos à produção e ao consumo, etc., tem objetivamente um
limite inevitável: "a produção de mais-valia usada para
pagar os juros e o reembolso do empréstimo".
O "CRÉDITO" (dívida) pode alterar o momento da concretização do ganho de capital;
mover recursos no espaço e no tempo; Antecipar receitas futuras; multiplicar e
diluir os valores mobiliários que representam este rendimento antecipado, mas
não pode abolir a lei da "tendência da taxa de
mais-valia" (= + capital
fixo e – capital variável = menos mais-valia) que torna o pagamento dos juros e
o reembolso do capital "fictício" cada vez mais oneroso e, a longo
prazo, impossível sem uma crise capitalista ainda mais profunda, e isto, até
uma crise ainda mais profunda de sobreprodução, que só uma guerra generalizada
de destruição maciça pode resolver.
Os ideólogos, os economistas e os fanáticos da burguesia podem fazer tudo
da melhor forma possível e mentir até ao máximo para salvar o capitalismo do
seu defeito original, o empobrecimento do proletário, e o correspondente
enriquecimento do seu inimigo de classe: o capitalista; nesta concentração de
riqueza num polo e pobreza no outro; recorrer, por vezes, ao crédito por
dívida, por vezes à austeridade, sem nunca remediar as crises sistémicas da
sobreprodução e das guerras intermináveis.
Só a destruição completa deste modo de
produção capitalista obsoleto e reaccionário e, graças ao advento de uma
sociedade, de um novo modo de produção, poderá resolver crises sociais e
guerras de extermínio. Abordamos e aprofundamos todos estes conceitos no
seguinte artigo: Que
o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: CRISE ECONÓMICA E AUSTERIDADE (R.
Bibeau)
PROLETÁRIOS DE TODO O
MUNDO, UNI-VOS PARA
DESTRUIR O SISTEMA CAPITALISTA!
Para ir mais longe na reflexão e acção...
Publicado pela
Éditions L'Harmattan em Paris, o volume de Robert Bibeau e Khider Mesloub:
"DA INSURREIÇÃO POPULAR À REVOLUÇÃO PROLETÁRIA". Colecção Questões
contemporâneas. 220 páginas. Para encomendar online
em Harmattan: Da insurreição popular à revolução proletária –
Robert Bibeau, Khider Mesloub, na AMAZON: https://www.amazon.ca/-/fr/linsurrection-populaire-%C3%A0-r%C3%A9volution-prol%C3%A9tarienne/dp/2336478714/ref=sr_1_8?
Versão em Língua Portuguesa
Que
o Silêncio dos Justos não Mate Inocentes: DA INSURREIÇÃO POPULAR À REVOLUÇÃO
PROLETÁRIA
Fonte: CAPITAL
FICTIF, CRÉDIT, DETTE, ACTIONS ET OBLIGATIONS, L’ARCHITECTURE DU CAPITAL – les
7 du quebec
Este artigo foi traduzido para Língua
Portuguesa por Luis Júdice

Sem comentários:
Enviar um comentário