quinta-feira, 17 de junho de 2021

INVESTIGAÇÕES POLICIAIS

 17 de Junho de 2021  POETA PROLETÁRIO 

Quando eu andava na rua, dos doze aos dezassete anos, nos anos 50; e acontecia um crime, a polícia procurava um culpado imediatamente. E o que era mais fácil para eles fazerem  era atacar alguém que era sombrio, ou uma minoria visível, como um negro ou um nativo-americano.

Era tão fácil! Prendiam-no e torturavam-no bem a tempo de ele confessar. E fechavam o dossier de outro crime resolvido. Algumas dessas pobres vítimas da polícia foram enforcadas! Esse era o sistema daquela época. O julgamento falso, a prisão... o esquecimento.

O meu amigo Malcolm McKenzie sofreu esse destino por volta de 1957? Estávamos a caminhar na Rua Sainte-Catherine às quatro da manhã, quatro brancos e um negro, e a polícia interceptou-nos. Imediatamente prenderam Malcolm, o Homem Negro, por tentativa de homicídio. Eu e os meus amigos brancos protestámos dizendo que Malcolm tinha estado connosco a noite toda.

Mas os polícias ignoraram-nos. E o pobre Malcolm levou com cinco anos de cárcere. Quando ele foi solto da prisão, não conseguiu encontrar um emprego aqui e a polícia ainda o tinha na mira. Tinha 20 anos. Decidiu tentar a sorte em Nova York, mas não correu mal lá também e morreu na prisão alguns anos depois.

Falei com policias em Montreal e também com o RCMP sobre isso, e eles a mim admitiram que era uma prática comum. Explicaram-me que para os negros, eles eram aos pares, um que batia neles e o outro que fazia o papel de polícia bom, e era assim que ele confessavam.

Para os nativos americanos, era outra táctica. Mantinham-nos numa cela durante 24 horas ou mais até que eles confessassem o crime. Os ameríndios não suportam estar presos numa gaiola. Entravam em pânico.

E em 2021?

John Mallette,
o poeta proletário

 

Fonte: ENQUÈTES POLICIÈRES – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice


Sem comentários:

Enviar um comentário