quarta-feira, 14 de julho de 2021

Cada francês vacinado deverá fazer-se revacinar até que Macron decida o que é suficiente!

 

 14 de Julho de 2021  Robert Bibeau 

Por Marilis Valo, para FranceSoir

TRIBUNA – Deitei fora a minha televisão há muitos anos, daí a minha aptidão (adquirida) para a felicidade e a minha relativamente recente propensão à serenidade.

Ontem à noite, soube esta manhã pela France-Soir (dois artigos: um "mainstream" vindo diretamente da AFP, o outro "alternativo", escrito pelo jornal), o senhor Macron disse o que senti que tinha que acontecer há tanto tempo. Não consigo descrever a intensidade do alívio que sinto ao vê-lo finalmente revelar as suas práticas com franqueza.

Depois de meses de suspense, agora estamos fixados, e da sua própria boca, no seu programa que deve fazer dos franceses um povo de eternos menores (= não ser  capaz de fazer nada sem o consentimento de um "adulto") e vacinado. Porque ele próprio o diz, serão necessários "lembretes", o que significa que todas as vacinas francesas terão que ser revacinadas, de novo e de novo, até que o presidente decida que isso é suficiente. E não estou a falar das previsíveis aparições de novas variantes, que provavelmente forçarão os seus descobridores a inventar novas letras para adicionar ao alfabeto grego, tantas quantas deveriam haver.

Leia: Discurso de Macron: entre auto-satisfação e obrigação, a despedida da razão

Por que é que estou tão aliviado, pode você perguntar, nesta escalada de violência contra os meus concidadãos?

Porque o segundo princípio da termodinâmica ensina-nos, entre outras coisas, que qualquer tentativa de organização aumenta inexoravelmente a entropia, o que leva ao inevitável aumento da desorganização. Noutras palavras, quanto mais pressão é aplicada para controlar uma situação, mais fuga de energia há que leva inexoravelmente ao desaparecimento dessa pressão.

Você concordará que ontem a pressão atingiu um nível comparável ao que foi imposto ao povo francês nas horas mais sombrias da sua história. Além disso, a media diz isto: centenas de milhares de pessoas já desistiram. As pessoas que, confiando na sua razão, tinham, no entanto, tomado a decisão de esperar até que os produtos que estão a ser-lhes injetados tivessem recebido uma autorização definitiva de colocação no mercado, antes de dar o salto. Pessoas que em breve, após terem entregue os seus próprios corpos à agulha, não terão mais nenhuma objecção válida para fazer o mesmo com os seus filhos e netos, gerando assim uma fonte eterna de lucro para as empresas farmacêuticas.

Pela primeira vez, vou citar-me a mim mesmo, e os meus críticos certamente vão rir de mim mesmo e dizer que estou a fazer propaganda de mim próprio a baixo custo, mas agora sinto a actualidade ardente desta citação. Um dos personagens do romance dos meus filhos, O Caranguejo da Garra Chumbo, diz: "Uma economia saudável é baseada no controle de uma população cronicamente insalubre." Escrevi esta frase em Dezembro de 2018, sem imaginar que apenas dois anos e meio depois, ela assumiria um tal valor profético.

É isso, estamos lá. Então, se você quer sentir-se sereno, interesse-se pela física. Seja newtoniano ou quântico, ela conduz-nos finalmente à mesma conclusão: a partir dessa tentativa de cortar a nossa consciência regulada pela instrumentalização dos nossos corpos, só pode emergir uma crise salutar (do grego krisis = "acção de distinguir" ou "acção de escolher") que nos permitirá fazer novas escolhas de vida, ao nível individual e social.

Tenho fé no ser humano e estou convencido de que faremos as escolhas certas, no final: aquelas que levam ao fortalecimento dos laços, à cooperação, à confiança no outro, à ajuda mútua... Mesmo se antes de chegarmos a esse ponto, tivermos que viver os tempos difíceis de divisão, já que isso nos é imposto.

 

Marilis Valo é escritora.


CONHECI O PRIMEIRO MINISTRO JEAN CASTEX E O QUE ELE ME DISSE FOI ASSUSTADOR

 


Fonte: Chaque Français vacciné devra se faire revacciner jusqu’à ce que Macron décide que cela suffit! – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice


Sem comentários:

Enviar um comentário