quinta-feira, 9 de novembro de 2023

SER ZEN É SER ZOMBIE

 


 9 de Novembro de 2023  POETE PROLETAIRE 

 

SER ZEN É SER ZOMBIE

 

Trudeau deixa-me sonhar.

Olho à minha volta

E tudo o que vejo é devastação

No meio da plenitude.

Tal como em 1929!

 

É óbvio que me estão a mentir!

Todos os dias, um pouco me é tirado

Do que eu tenho.

Para dar aos ricos?

 

Estão a aumentar a MINHA segurança?

Mas não me resta quase nada?

SEGURANÇA tornou-se uma palavra de ordem

É usada de todas as formas

Para nos proteger, de... nós?

 

A SEGURANÇA custa muito dinheiro ao Estado.

Mas o Estado. Somos nós?

Essa é uma fórmula desequilibrada

Não achas?

 

E ser zen não é a solução.

Estar CONSCIENTE é a solução.

Estar em contacto com a REALIDADE!

Eles querem tirar-nos a LIBERDADE

A liberdade de pensar.

Liberdade de contestar.

Liberdade de agir.

Liberdade de nos governarmos.

 

Querem voltar a ser cada um por si

Um sistema de saúde privado,

Paguem os vossos impostos e mantenham a boca fechada!

 

ZEN significa saborear o momento

E deixar o Grande Irmão

Decidir por... ti

 

É tornar-se... ZOMBIE!

 

John Mallette,                                                                                                                             o poeta proletário

 

Fonte: ÊTRE ZEN c’est ÊTRE ZOMBIE – les 7 du quebec

Este poema foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário