quinta-feira, 21 de setembro de 2023

TEM A SUA CARTA DE CONDUÇÃO?

 


 21 de Setembro de 2023  POETE PROLETAIRE 

Bem, eu não tenho! Recusaram-me duas vezes. Não há forma de contactar os responsáveis. Todo o sistema está bloqueado! Esperei duas vezes, em dois sítios diferentes, para nada! Que sistema louco! A minha carta de condução expira a 15 de Junho! É um atraso de três meses. Todos têm direito a ela, excepto eu. Demasiado velho!

Legault a trabalhar. Paga e cala-te. É isso mesmo... Legault! Há filas por todo o Quebeque, milhões de pessoas que têm de viajar para obter a sua carta de condução. É ridículo. Somos a chacota do mundo.

E eles recusam-me. Preciso de um papel assinado pelo meu médico. Eu não tenho médico. Vai custar-me 50 dólares. Também preciso de outro papel assinado por um optometrista, 100 dólares. Mais óculos, talvez?

Passei três horas em Mont Tremblant para me dizerem que não havia nada que pudessem fazer por mim. A senhora simpática disse-me que podia ir a Lachute, porque Mont Tremblant é apenas um gabinete satélite e Lachute é um gabinete central.

Nada disto está afixado na porta. Nem o facto de os serviços centrais não funcionarem, nem por telefone nem por Internet. Só à última hora é que se percebe que nada funciona e que se vai ter de correr e esperar pelo menos três horas.

Esperei seis horas em Lachute e fecharam as portas à hora de fecho, sem nos ouvirem. Frustrado, falei com um segurança. Sim, contrataram seguranças, mas não há novos funcionários? O segurança teve a amabilidade de, depois de lhe explicar o meu caso, de me marcar uma consulta para 12 de Junho. Obrigado a este bom samaritano. Isso não significa que o meu caso esteja resolvido, significa apenas que vou poder falar com alguém.

Estes dois dias perdidos custaram-me pelo menos duzentos dólares, em combustível, refeições, etc., sem resultados. Além disso, tenho de regressar a Lachute no dia 12 de Junho, a duas horas de casa!

Não, a informática não é a solução. É demasiado frágil, os seus dados pessoais vão para todo o mundo e, além disso, reduz o emprego. 

John Mallette
, o poeta proletário

 

Fonte: VOUS AVEZ VOTRE PERMIS DE CONDUIRE? – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário