sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O que retiro da minha experiência como cuidadora em lares de idosos durante o primeiro confinamento



  1 de Outubro de 2021  Oeil de faucon 

Por Zoubida. 

1. A velhice já não é sobre as pessoas, é sobre um desempenho.

Trabalhei antes e durante o confinamento, até ao Verão, num lar de idosos "de luxo", onde os residentes pagavam um preço muito alto, com um ambiente muito bom, um parque, etc... O meu trabalho é apoiar os idosos que já não podem ficar em casa. Estava a correr bem com os moradores mas, com o tempo, descobri que a prioridade dos dirigentes, do director, do médico coordenador, de toda a equipa de gestão, não eram os idosos, a sua prioridade era o desempenho. Na verdade, descobri que era uma empresa, não uma estrutura para idosos. Tudo foi feito do ponto de vista da rentabilidade.

A dada altura, para estas pessoas, os idosos já não importam,
 já não fazem parte da vida, são apenas uma desculpa para ganharem ainda mais dinheiro. A velhice já não é sobre as pessoas, é sobre um retorno.

Por exemplo, havia uma cuidadora na nossa equipa, que tinha feito a escolha de fazer tudo o que a gerência lhe dizia. Para ela, era apenas um trabalho como qualquer outro, ela obedecia às ordens. Uma moradora sentada num sofá, com toda a lucidez queixou-se dessa cuidadora, mas a gerência tomou o seu lado, fizeram a escolha de acusar o morador de confusão mental em vez de reconhecer o abuso da cuidadora, e isto apesar de haver outra queixa. Mudaram a cuidadora e colocaram outra pessoa para cuidar das pessoas que se queixavam e atribuíram-na a pessoas que não se podiam queixar. Como resultado, uma paciente adormeceu, e ela não a acordou para comer, e a paciente permaneceu sem beber ou comer. Outra, que não podia falar, por isso não se queixou, deixou-a de lado, por isso cumpriu os objectivos e a administração apreciou-a.

Para mim foi assustador descobrir isso. Este modo de funcionamento, eu já tinha ouvido falar sobre isso nalguns lares de idosos, mas ali eu vi isso na prática, eu vivi-o.

 De facto, nós e os colegas viemos cuidar dos idosos, mas existe um fosso entre a realidade e o funcionamento da estrutura, e não é possível funcionar assim. Estamos lá para acompanhar os residentes no fim da vida, mas não podemos fazê-lo, estamos sozinhos, há falta de pessoal. Para mim, vivenciei-o como uma revelação horrível: cuidamos dos humanos, mas o funcionamento não é humano, foi isso que me chocou.

Levei muito tempo a perceber isso, porque quando estamos envolvidos nele, tentas fazer bem o trabalho, para cuidar dos residentes.

2. Tornámo-nos totalmente abusivos

Durante o período COVID, piorou ainda. No início, não tínhamos protecção, nada. Depois uma máscara para o dia inteiro, saímos para comer e depois voltamos a colocá-la, depois deram-nos 2, depois 3, mas nada de batas, e quando tivemos algumas, tivemos que lavá-las, como as cortinas. Os residentes também não foram protegidos. Confinaram-nos, por andares. Para as refeições, não aguentávamos mais fazê-lo, tínhamos de cuidar de tudo, não dava mais tempo, víamo-nos obrigadas a deixar os residentes de lado, esquecendo-os. Por exemplo, uma senhora que dorme muito, esquecemo-nos de acordá-la para a refeição, e ela não comeu, não bebeu. Se a pessoa que pegasse na bandeja não a assinalasse, passariam o dia assim.

Uma outro que não via, e que não pudemos ajudá-la a fazê-la comer, porque não tínhamos tempo, etc... É terrível, estávamos a tornar-nos totalmente abusivas. E estou a falar de residentes ricos que pagam muito dinheiro, que têm senhoras à espera que vêm lavar a roupa, levá-las para fora, etc. para além dos custos do Ehpad.

Então aqueles que não têm dinheiro!

No início, fui ingénua, tentei falar com a gerência, mas dei
comigo confrontada com uma máquina: falei sobre isso com a minha colega, enviámos uma mensagem ao médico a dizer-lhe que com esta nova organização, não tínhamos tempo para alimentar todos os residentes. A resposta: "avance a refeição um quarto de hora para colocá-las na cama mais cedo"!

Quando insistimos, o gerente disse-nos: "oh bem, mas ainda assim, a outra equipa funciona muito bem, não há problemas para ela". Claro que isto estava errado, a outra equipa tinha os mesmos problemas que nós e também se queixaram ao médico.

Falei com a psicóloga, ela apenas respondeu: "Sim, eu compreendo, mas a ARS (Agência Regional de Saúde) não nos pode receber neste momento" e, numa reunião, repetiu as minhas palavras ao médico coordenador não para colocar o problema, mas para o colocar de sobreaviso, para que ele não diga nada. Lá, eu realmente entendi que a sua preocupação não é o bem-estar dos residentes.

Pouco importa se dizemos "estamos cansados, não podemos fazê-lo", ou se a moradora se queixa, não estão lá para dar respostas, para permitir que os residentes tenham um fim de vida digno.

Falei com eles, vi que eram surdos. Teriam tido em conta as nossas observações, as nossas sugestões, teriam tentado sem ter êxito, eu poderia tê-lo aceite, mas entendi que fizeram uma escolha: o lucro em vez de viver.

Durante a COVID, o seu principal interesse era a sua reputação, temiam ter mortes e perder clientes. Aplicaram o protocolo sem qualquer inteligência, sem qualquer respeito pela pessoa. Por exemplo, impuseram a máscara aos residentes no final das suas vidas, que já não podiam respirar, com o oxigénio a pingar, acrescentando sofrimento desnecessário. É desumano, é abuso.

3. Podemos dar prioridade ao ser humano.

Agora, estou noutro estabelecimento, numa estrutura associativa, onde a equipa de gestão faz outras escolhas: por exemplo, decidiram não esconder alguns moradores, porque é inútil: molham a máscara, tocam-na constantemente, retiram-na, esquecem-na... portanto, não vale a pena. Outro exemplo, um residente de Alzheimer, que está constantemente a vaguear por aí, decidiu-se não a confinar, mas estamos constantemente a vigiá-la, estamos a limpar tudo atrás dela, etc... É outra escolha, que parte do ser humano, que parte da personalidade dos residentes, das suas necessidades. É a estrutura que se adapta ao residente, não o contrário. Alguns moradores preferem ficar num quarto, é a sua escolha, é respeitada e o pessoal de enfermagem adapta-se.

O abuso não afecta apenas os residentes, como também nos afecta, cuidadores: sentimos um terrível desconforto por não podermos fazer o nosso trabalho correctamente, de prejudicar os pacientes. Sentimo-nos culpados e deprimidos.

Há também os efeitos da gestão e da sua organização, que não nos leva em conta, as nossas vidas: por exemplo, anunciaram a uma ASH que mudaria o seu horário, e terminaria às 20:30 em vez das 15:00. "Vou ver se consigo arranjar quem cuide do meu filho", e o director respondeu: "Ah, esse não é problema  meu." Ou um cuidador que enviam para substituir uma ASH no refeitório, enquanto os residentes precisarem dele, e essa não é a sua posição, etc... somos apenas considerados robôs, técnicos mecânicos, sem vida, sem afecto, apenas máquinas que têm de realizar tarefas noutras máquinas, residentes. É muito difícil viver com isso, é o oposto do nosso trabalho. Deve entender-se que os maus tratos aos profissionais de saúde afectam toda a cadeia de residentes e doentes.

Neste tipo de pensamento, o ser humano já não existe, já não é um dado adquirido. Para mim, é criminoso. Quando passei, vi a bandeja cheia da senhora que estava a dormir, vi a angústia de quem não conseguia falar, por isso tratei dela. Mas o que eu vi, todos podiam ver, e especialmente a gerência cujo escritório é bem em frente à sala de jantar. Mas viraram a cabeça enquanto passavam para que não vissem. E não ouvir aquele residente cego a gritar e a implorar: "Por favor, ajude-me a comer, não vejo, não consigo sozinho." Foi terrível. Para mim, estas pessoas são criminosas.

Eles fazem a escolha deliberada de deixar de fora toda uma população envelhecida, não para reconhecer a sua humanidade, mas para tratá-la apenas como uma fonte de lucro. A experiência dos idosos, tudo o que têm para nos transmitir, todas as coisas que viveram e ainda têm de viver, pois é zero, não existe, os moradores são apenas uma fonte de retorno.

Para mim, o que está a acontecer neste lar de idosos é indicativo de uma forma de pensar sobre o lugar das pessoas no país: lá, são os idosos que são postos de lado e abusados porque são considerados inúteis, um fardo, mas encontramos a mesma lógica sobre, por exemplo, os jovens que são postos de lado por serem considerados perigosos, mal "integrados", ou pobres, ou de tal população, reservados para tal e tal razão.... na verdade, todas as pessoas que, em algum momento ou outro, não cabem no molde. Pelo contrário, há que afirmar que todos contam, em todas as fases da sua vida.

4. Nós também podemos escolher.

Não temos de ser abusivos, não temos de nos submeter. Nós também podemos fazer uma escolha.

Quando me apercebi que estava a tornar-me abusivo, apesar de mim, disse para parar, não pode continuar assim. Primeiro tentei falar sobre isso à minha volta:

Alertei a psicóloga, mas ela não me ouviu, falei sobre isso nas reuniões, mas a gerência é surda.

Contei aos colegas sobre isso, muitos eram como eu, sofriam, tentávamos fazer-nos ouvir, intervir. Um colega costumava dizer: "Sinto-me como um escravo." Como era COVID, também estávamos ligados pela consciência profissional, e era difícil parar, para sair deste círculo de culpa. Quando saí deste asilo, os residentes estavam a chorar e a pedir-me para ficar. Senti-me como se estivesse a abandoná-los, mas não podia continuar assim.

A dificuldade é criar um colectivo entre nós. Para isso, penso
que há várias coisas: em primeiro lugar, poder dizer stop, parar e olhar para as coisas objectivamente: lá, já não faço o meu trabalho, já não estou ao serviço dos residentes, tornei-me abusiva.

Entenda que nós, cuidadores, não somos culpados, mas vítimas da instituição, de gestão desumana. Há desumanização, e maus-tratos aos pacientes também, que são reduzidos ao estado de objectos, corpos, patologias, bem como cuidadores, que devem ser robôs, sem empatia, apenas técnicos de cuidados versáteis e não profissionais de cuidados que supunhamos considerar a totalidade da pessoa, a sua personalidade e não apenas a sua patologia, o que requer uma relação humana.

É preciso entender que os maus tratos a doentes começam com os maus tratos aos cuidadores: se os cuidadores são abusados, incapazes de fazer o seu trabalho correctamente, isso inevitavelmente tem repercussões nos residentes.

Temos de poder falar uns com os outros, os cuidadores, para chegar a um acordo sobre o que aceitamos ou não, o que podemos fazer, como nos organizamos: por exemplo, se decidirmos aproveitar o tempo para fazer com que todos comam, temos de ser capazes de o configurar e depois mantê-lo em frente à administração.

Significa também que temos de estar em contacto com as famílias e com os doentes para que os residentes sejam tratados com dignidade.

Temos de ser capazes de reafirmar em conjunto, cuidadores, residentes e famílias, os princípios básicos da nossa profissão: cuidar das pessoas, respeitar a sua personalidade, aproveitar o tempo para as ouvir e confortá-las, se necessário, ou seja, tratá-las como seres humanos, como iguais, e não como objectos sobre os quais temos de realizar actos técnicos.

Tens de pensar na situação: é normal aceitar isto? Se isso não for possível, o que mais pode haver? Tens de ser capaz de dizer o que queres para tentar mudar as coisas.

A Zubida.

Novembro de 2020

 

Fonte: Ce que je tire de mon expérience de soignante en EHPAD pendant le premier confinement – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice



 

Sem comentários:

Enviar um comentário