quinta-feira, 24 de novembro de 2022

NATURAIS DO QUEBEC ROBÔS

 


 24 de Novembro de 2022   POETE PROLETAIRE 

Não consigo acreditar! Acabei de regressar de uma viagem a La Pocatière, Quebec, onde o gás custava $1,79. Enquanto estava em Grenville, Quebec, perto da minha casa, o gás custava $1,57. Fiquei indignado! Mas eu era o único! Ali, eles disseram-me que deve ser normal!

Eu estava louco! Foi um roubo, puro e simples. Mas os simpáticos Quebequenses acharam... normal?!? Normal, no diccionário significa: o que é desprovido de qualquer carácter excepcional. Eu não aceito respostas absurdas: (ao contrário da razão, do senso comum, da lógica!) Eu diria: derrotista! A robótica em expansão.

Chego a casa e vou ao Metro para fazer as minhas compras. Encho o meu cesto e chego à caixa e... já não há caixa?! Só existem máquinas automáticas onde os simpáticos Quebequenses estavam a lutar para decifrar este novo sistema muito complicado! O Metro domou e programou os seus consumidores porque nenhum deles se atreveu a denunciar este excesso de zelo, porque o Metro sabia antecipadamente, graças ao Legault, que os Quebequenses aceitariam de bom grado esta nova forma de cortar pelo menos cinquenta (50) postos de trabalho.

Eu, o antigo sindicalista, era o único a queixar-se. Eu estava negro de raiva! Mas o gestor teve imediatamente respostas prontas. Por exemplo: temos falta de pessoal, não podemos dar-nos ao luxo de aumentar os salários? O chefe responde.

Consegui abrir uma caixa registadora, para mim próprio, sozinho! Mas, imediatamente, outras pessoas juntaram-se atrás de mim, o que realmente irritou o gerente que estava sentado na caixa registadora. Eu simplesmente usei o meu DIREITO como consumidor! Eu não andei pela loja com um sinal. Penso que agi diplomaticamente, o que não é realmente o meu hábito!

No caminho de volta no carro, senti-me orgulhoso de mim mesmo. Mas quando a minha outra personalidade, a sindicalista, empurrou o diplomata, a minha raiva mudou para o sindicato! Eles estão sindicalizados, estes caixas. Que tipo de união deixa passar uma tal aberração? A Máfia?

 

John Mallette
, o poeta proletário

 

Fonte: QUÉBÉCOIS ROBOTS – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário