segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Transmutação da mediocridade do Ser no poder pela única força do Ter

 


 20 de Setembro de 2021  Robert Bibeau 

Por Khider Mesloub.

Na era do rei do dinheiro, qualquer plebeu vulgar certamente subirá ao cume do poder (eu ia escrever crimes de poder, tanto que a homologia das palavras induz a homogeneidade dos males: "cume do poder" rima com o poder do crime; todo o poder (classe) é construído sobre a pilha de cadáveres políticos, económicos, sociais) pela graça da sua conta bancária alimentada pelas suas predações.

Não importa que plebeu medíocre é capaz de aceder aos palácios do poder político (eu ia escrever o poder fálico como a erecção de todo o poder é uma forma de sublimação erótica da impotência sexual de todos os governantes) graças aos seus maços de notas acumulados por tríplices de prevaricações operadas pelo seu espírito de predação. E pela graça do seu poder financeiro, ser respeitado, admirado, adulado, eleito, obedecido. Exigir aos outros que ele morra à tarefa por um trabalho exaustivo e alienante, para se sacrificar no campo da pátria, esta abstracção nacional governada pelos grandes fazedores de dinheiro para seu único lucro, evoluindo dentro de uma sociedade de mercado irrigada pelas únicas "águas geladas do cálculo egoísta". Hoje em dia, para usar um ditado citado por Kant: "Cada homem tem o seu preço pelo qual se vende". Hoje, com a deterioração do seu valor reduzida à sua expressão monetária mais simples e desvalorizada, dir-se-ia: para o qual ele se vende, ele vende-se pela licitação mais elevada.  

Quando o dinheiro apreende o ser, o ser transforma-se no seu agente vil e servil. Permite branquear a alma mais negra, absolver criminosos de guerra, exonerar os poderosos, os potenciadores do poder e dos negócios.

Torna possível embelezar a fealdade só pela sua posse. Transmutar a ignorância para a inteligência como dinheiro torna-te brilhante. Impõe-se como argumento da autoridade, mesmo a autoridade reguladora da argumentação, uma vez que o seu poder exerce a censura a todos os assuntos. Permite unir indivíduos tão heterogéneos como antagónicos, formar casais tão diferentes quanto incompatíveis, pelo seu poder único de magnetização transacional venal.

Permite vacinar uma minoria privilegiada contra o vírus do infortúnio, em detrimento da grande maioria da Humanidade infectada pela pandemia da indigência, este covid da miséria crónica inoculada pela sociedade de mercado, dominada pelas classes financeiras parasitas que dedicam uma veneração absoluta ao seu dinheiro-deus aliada a uma aversão atávica ao povo, nutrido, por estas mesmas classes governantes maquiavélicas, com ópio religioso, este alimento soporífero que tem o poder de aliviar a miséria sem gastar dinheiro.

 

A religião oferece o luxo de viver ricamente a sua pobreza, pela graça da crença capital, esta opulenta fonte de tesouro divino da fé dos pobres. Dá a oportunidade de preencher virtualmente o ser de alguém sem realmente possuir quaisquer activos. A religião é uma espécie de seguro de vida concedido ao crente, garantindo-lhe um capital de felicidade, mas apenas no passado, pago uma vez que morre, depois de ter levado uma vida repleta de acidentes sociais e económicos não apoiados pela sociedade atormentada pela insegurança existencial. Uma sociedade despedaçada por injustiças sociais, aliás dominadas pelos poderosos, poupadas pelo infortúnio. Tão assegurado, na sua vida, para desfrutar da sua felicidade terrena capital hic et nunc.

Quando tudo é rentabilizado, mesmo honra e dignidade, virtude e moralidade, é o fim da Humanidade.

Ironicamente, Marx dedicou a sua vida ao estudo da sociedade capitalista. No entanto, como disse numa carta à sua mulher: "É extraordinário que aquilo que mais estudei seja precisamente o que menos tenho" (dinheiro).

Meditemos sobre estes primeiros escritos de Karl Marx:

"O que posso apropriar-me através do dinheiro, o que posso pagar, que é, o que o dinheiro pode comprar, eu sou eu mesmo, sou o dono do dinheiro. Tal é a força do dinheiro, tal é a minha força. As minhas qualidades e o meu ser são as qualidades do dinheiro; são meus, o seu possuidor. O que eu sou, e o que posso, não é, portanto, determinado pela minha individualidade. Sou feio, mas posso comprar a mulher mais bonita. Também não sou feio, porque o efeito da feiura, a sua força repulsiva, é anulado pelo dinheiro. Eu sou, como indivíduo, uma pessoa aleijada, mas o dinheiro dá-me 24 pernas; por isso não sou aleijado; Sou um homem mau, desonesto, sem escrúpulos, estúpido, mas assim como o dinheiro é venerado, eu também o sou por isso mesmo, eu que o possuo. O dinheiro é o bem supremo, por isso o seu possuidor é bom; esse dinheiro poupa-me o trabalho de ser desonesto, e as pessoas vão acreditar que eu sou honesto; Falta-me espírito, mas o dinheiro é o verdadeiro espírito de tudo, como pode o seu possuidor ser um tolo? Além disso, ele pode comprar para si mesmo pessoas de espírito, e aquele que é o mestre delas, não é ele mais espiritual do que as suas aquisições? Eu, quem, graças ao meu dinheiro, sou capaz de obter tudo o que um coração humano deseja, não tenho em mim todos os poderes humanos? O meu dinheiro não transforma toda a minha impotência no seu contrário?

Se o dinheiro é a ligação que me une à vida humana, que une a sociedade a mim e me une à natureza e ao homem, o dinheiro não é o elo de todos os laços? Não pode fazer e desfazer todos os laços? Não é, desta forma, o instrumento da divisão universal? Verdadeiro meio de união, verdadeira força química da sociedade, é também a verdadeira moeda "divisional". (K. Marx, manuscritos de 1844).

«Se o dinheiro, como diz Augier, vem ao mundo com manchas naturais de sangue numa bochecha, o capital vem ao mundo pingando de sangue e sujidade através de todos os seus poros, da cabeça aos pés.

 

Khider Mesloub

 

Fonte: Transmutation de la médiocrité de l’Être en puissance par la seule force de l’Avoir – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




 

Sem comentários:

Enviar um comentário