terça-feira, 24 de outubro de 2023

A posição pró-Israel das potências ocidentais está a acelerar o seu declínio inexorável


 24 de Outubro de 2023  Robert Bibeau  


Por 
Moon of Alabama

Os meios de comunicação ocidentais estão a começar a ver que o apoio inabalável dos seus políticos a Israel e à Ucrânia está a diminuir a posição dos seus países na cena internacional.

No Naked Capitalism, Yves Smith regista os efeitos políticos devastadores do ataque de Gaza na política externa de Joe Biden:

Biden recebe o tratamento Zelensky no Médio Oriente enquanto Israel tenta escalada

Os Estados Unidos, numa demonstração contínua do amadorismo daquilo que pensam ser a sua liderança, parecem acreditar que ainda têm a força e o poder de persuasão para forçar a sua saída de confusões geopolíticas. No entanto, esta semana temos exemplos surpreendentes de como os principais actores do resto do mundo já não estão a comprar o que os EUA estão a vender. O abismo entre a relação do establishment norte-americano com a realidade e os factos no terreno transformou-se num fosso abissal no mundo árabe, com a Jordânia a cancelar uma cimeira de Biden com o seu Rei Abduallah II, o líder da OLP Mahmoud Abbas e o Presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi em resposta ao bombardeamento por Israel do hospital árabe em Al-Ahli. Eles rejeitam não só a tentativa de atribuir a responsabilidade pelo ataque ao Hamas (voltaremos em breve à alegação de um "projéctil defeituoso"), mas também a grande alegação por detrás disso, nomeadamente que os EUA são incapazes de colocar uma corrente de estrangulamento em Israel, ou melhor, que não têm vontade de o fazer.

Mesmo os meios de comunicação ocidentais não concordam realmente com a acusação de Israel e da administração Biden de que foi o Hamas que o fez, quando Israel está a tentar retirar os palestinianos do norte de Gaza e tentou, em particular, ordenar a evacuação do hospital. Ah, e isto vem na sequência da ordem de Israel à ONU para evacuar Gaza no prazo de 24 horas e do bombardeamento do seu armazém no local: ...


Israel bombardeou, provavelmente com um míssil Hellfire de fabrico norte-americano, o pátio do hospital árabe Baptista al-Ahli, onde milhares de pessoas se tinham refugiado. Um pequeno vídeo do rescaldo mostra várias dezenas, senão centenas, de mortos e feridos. Os médicos deram então uma conferência de imprensa entre os feridos.

Tal como outros hospitais, o al-Ahli Arab tinha recebido ordens de evacuação por Israel, mas não pôde fazê-lo porque não havia outros locais onde os doentes e feridos, incluindo muitos casos nos cuidados intensivos, pudessem ser tratados.

Três dias antes, notou a ONU, o mesmo hospital já tinha sido bombardeado, tal como outros:

14 de Outubro de 2023: Na Cidade e Província de Gaza, o Hospital Árabe Ahli foi atingido por ataques aéreos israelitas, danificando parcialmente dois andares e a sala de ultra-som e mamografia. Quatro pessoas ficaram feridas. Fontes: Al Jazeera V e comunicação pessoal

É inacreditável afirmar, como fez Biden, que a "outra equipe" foi responsável pelo ataque.

Também era tarde demais, escreve um membro do RUSI:

Vou repetir isto porque a situação mudou mais nas últimas 16 horas do que na semana anterior.

As placas mudaram, radicalmente. A janela para as operações israelitas diminuiu de mais de um mês para alguns dias... ou nada.

Essa é a realidade da nossa situação.

Nenhum país, à excepção dos Estados Unidos e de alguns países europeus, defenderá alguma vez tamanha barbárie. Eles simplesmente não vão ouvir o que o Ocidente tem a dizer.

O Financial Times cita um funcionário do G7 que está a debater-se com esta divisão mundial:

“A pressa do Ocidente em apoiar Israel corrói o apoio dos países em desenvolvimento à Ucrânia (arquivo)

O apoio do Ocidente ao ataque de Israel a Gaza envenenou os esforços para chegar a um consenso com os principais países em desenvolvimento sobre a condenação da guerra da Rússia contra a Ucrânia, alertaram funcionários e diplomatas.

A reacção ao ataque de 7 de Outubro a Israel pelo grupo militante islâmico Hamas e a promessa de Israel de retaliar contra Gaza destruiu meses de trabalho para pintar Moscovo como um pária mundial por violar o direito internacional, afirmaram, expondo os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados a acusações de hipocrisia.

Durante visitas diplomáticas de emergência, videoconferências e telefonemas, os responsáveis ocidentais foram acusados de não defenderem os interesses dos 2,3 milhões de palestinianos na sua ânsia de condenar o ataque do Hamas e apoiar Israel.

...

A reacção reforçou posições arraigadas no mundo em desenvolvimento sobre o conflito israelo-palestiniano, disseram as autoridades. Eles advertiram que isso poderia inviabilizar futuros esforços diplomáticos sobre a Ucrânia.

"Perdemos definitivamente a batalha para os países do Sul", disse um diplomata sénior do G7. "Todo o trabalho que fizemos com o Sul [sobre a Ucrânia] perdeu-se [...]. Esqueçam as regras, esqueçam a ordem mundial. Nunca mais nos vão ouvir".

...

Alguns diplomatas norte-americanos estão preocupados, em privado, com o facto de a resposta da administração Biden não ter reconhecido que o seu amplo apoio a Israel pode alienar grande parte do Sul.

O New York Times manifesta preocupações semelhantes por ocasião da reunião de aniversário da Iniciativa de Cooperação Regional (BRI), que reúne actualmente cerca de 140 Estados em Pequim:

“Novas divisões mundiais à vista com a visita de Biden a Israel e de Putin à China

A Rússia e a China estão do lado de um povo palestiniano que procura a libertação e a auto-determinação, enquanto, aos olhos de Washington, estão a negar as mesmas oportunidades a ucranianos, tibetanos, uigures e até taiwaneses.

Mas ao hesitarem em culpar o Hamas e ao procurarem associar-se à causa palestiniana, a Rússia e a China estão a apelar a um sentimento mais vasto no chamado Sul Global - e também em grande parte da Europa. Para eles, é Israel que pratica uma política colonialista, ocupando a Cisjordânia, encorajando a instalação de colonos judeus em terras palestinianas e isolando os 2,3 milhões de habitantes de Gaza, que estão sujeitos, mesmo em tempos normais, a severas restricções às suas liberdades.

Segundo Hanna Notte, directora do programa Eurásia do James Martin Center for Nonproliferation Studies, o Sul Global, ou seja, os países em desenvolvimento, é uma zona vital na nova competição entre o Ocidente e a alternativa sino-russa.

Do ponto de vista de muitos países do Sul, acrescentou, "os Estados Unidos estão a lutar contra a Rússia, o ocupante da Ucrânia, mas quando se trata de Israel, os Estados Unidos estão do lado do ocupante e a Rússia está a explorar esta situação".

O conselho editorial do Washington Post também declara o fracasso das políticas americanas:

Seria um erro moral e estratégico ignorar a difícil situação de Gaza

No entanto, os Estados Unidos e a comunidade internacional como um todo trataram a situação do povo de Gaza como um facto triste, mas imutável, num conflito intratável. Trata-se de um erro moral e estratégico, que contribuiu para a promoção da instabilidade que, por enquanto, minou os esforços de Israel, dos Estados Unidos e dos Estados árabes para alcançar um acordo diplomático duradouro entre os principais actores da região.

O Conselho Carnegie explica como esta clivagem mundial exige uma mudança nas políticas ocidentais. Considera, em particular, que é necessário abandonar as políticas ditas "baseadas em valores" ou "baseadas em regras":

Requiem para a Ordem Baseada em Regras

O caso da ética neutra em termos de valor nas relações internacionais

Seja qual for o seu resultado, a guerra Rússia-Ucrânia representa um evento sísmico que anuncia mudanças profundas no cenário mundial. A era unipolar está a chegar ao fim, os grandes países estão mais preocupados com a sua soberania cultural e autonomia estratégica há décadas, e parece inevitável que a hegemonia ocidental outrora dominante tenha gradualmente de dar lugar a um sistema mais diverso e multipolar.

O período pós-Segunda Guerra Mundial viu a ascensão dos Estados Unidos e seus aliados como arquitectos de uma nova ordem internacional baseada na institucionalização de valores ocidentais, como a democracia e os direitos humanos. Esta abordagem ocidental da governação mundial, conhecida como a "ordem baseada em regras", tem enfrentado dificuldades crescentes. A ascensão da China, a subversão geopolítica da Rússia e a crescente assertividade das potências emergentes no Sul Global corroeram o domínio ocidental. O resultado é um mundo mais diverso, caracterizado pela coexistência de múltiplos centros de poder que desafiam qualquer ideologia ou conjunto de valores fundamentais.

...

O nosso sentido particular de moralidade no Ocidente não deve impedir-nos de aspirar a perseguir o que é ao mesmo tempo sábio e justo. A evolução da ordem internacional, caracterizada pelo policentrismo e multipolaridade, desafia a ordem convencional "baseada em regras" dominada pelo Ocidente. Baseando-nos na perspetiva de Nietzsche sobre os valores, reconhecemos que os valores são dependentes do contexto e não inatos, atemporais ou universais. Da mesma forma, o declínio do antigo regime não significa o fim da ética internacional. Se a transição actual for entendida correctamente, poderá prometer o nascimento de um novo sistema normativo baseado na ética funcional, neutra em termos de valores, situacional e diplomática, cuja principal preocupação é gerir as relações recíprocas entre potências mundiais.

Em vez de tentar impor os nossos valores aos outros (mesmo que pensemos que são bons ou verdadeiros), nós, ocidentais, devemos priorizar o envolvimento com outras grandes potências com base em interesses comuns e objectivos partilhados. ...

...

Em resumo, dentro do quadro intelectual oferecido pelo realismo cultural, precisamos de uma ética instrumental e pragmática alternativa que 1) aceite as realidades da política de poder e das esferas de interesse sem moralizar e projectar uma mentalidade maniqueísta no mundo, e 2) se apoie em princípios conducentes a um modus vivendi pluralista, incluindo reconhecimento mútuo e igualitário, o espírito de Estado, não ingerência, humildade, empatia estratégica e diálogo aberto.

Alguns podem dizer que o Ocidente nunca mudará o seu comportamento, mas penso que não.

O Ocidente TERÁ de mudar o seu comportamento, ou entrará no cemitério da história. Não há alternativa porque a ordem baseada em regras está a revelar-se um beco sem saída.

Moon of Alabama

Traduzido por Wayan, revisto por Hervé, para o Saker Francophone, sobre a postura pró-Israel do Ocidente acelera a sua perda de poder | O Saker francophone

 

Fonte: La position pro-israélienne des puissances occidentales accélère leur déclin inexorable – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário