quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Não há mais pássaros nos céus de Gaza

 


 20 de Dezembro de 2023  Robert Bibeau  


Por Batoul Mohamed Abou Ali, em Mondialisation.ca, 18 de Dezembro de 2023. Não há mais pássaros nos céus de Gaza | Mondialisation – Centro de Investigação sobre a Mondialisation.

Eu amo o céu azul e as nuvens brancas sobre Gaza.

Gaza! Cidade de beleza, criatividade, dignidade, rebeldia, resiliência, firmeza, ambição e triunfo.

Gaza! Uma cidade de agonia, amargura, humilhação, desperdício, deslocamento e decadência física e psicológica.

Em Gaza, a cor do céu traz de volta memórias.

A violência genocida de Israel em Gaza começou em 7 de Outubro. Desde então, temos sido atormentados de todas as formas possíveis.

Até o céu mudou, a sua cor fala de dor. Nunca mais será puro, está apenas salpicado de foguetes, mísseis e fogo de artilharia.

Os pássaros ainda voam no céu, mas os sobreviventes estão a deixar Gaza e a implacável ocupação israelita.

Mísseis atingem todos os lugares, indiscriminadamente. Bebés são assassinados, homens são feridos e mulheres carregam dor constante nos seus olhos.

Até os gatos se refugiam debaixo das nossas roupas ou atrás das nossas casas.

Em vez do chilrear dos pássaros, ouvimos apenas lamentações.

"Tio, esperei três dias para que a minha irmã me trouxesse um gole de água, mas agora ela está debaixo dos escombros. Ela só provou um copo de tristeza", diz uma menina.

Uma mulher chora o filho que foi morto a tiros.

"Eu chamei-o de Ayoub para que ele fosse uma fonte de tolerância... Deus, concede-me tolerância."

Um homem exausto invoca a generosidade de Deus quando a chuva cai.

"Os meus filhos não bebem água desde ontem à noite. Hoje, matam a sede com a chuva de Inverno."

Lamentações de Gaza

Uma mãe partilha a sua dor:

"Levei 350 injecções para dar à luz depois de 12 anos de espera. Israel privou-me da criança que eu esperava há muito tempo."

Uma mãe partilha a sua alegria:

"Minha irmã! Kamal! Ele está vivo!"

Um homem está parado nos escombros da sua casa.

"Perdi a minha casa. Perdi as minhas memórias."

Uma menina grita revoltada:

"Mundo! Tenho orgulho da minha família ter sido martirizada."

Um rapaz de 13 anos admite que já não sente nada:

"Perdi todas as minhas emoções."

Um pai diz à filha que anda à procura de pão há quatro dias. Uma mãe quer morrer para estar com os filhos. Uma criança pede água. Um médico cansado berra ordens.

Uma jovem, Khuloud, conta:

"Foi uma noite horrível. Não podíamos ligar para o nosso pai para pedir conselhos sobre para onde ir. Bombas caíam por toda parte. Estamos tão assustados."

"Fugimos para o fim de Gaza, mas não estamos seguros em nenhum lugar ", disse uma mulher irritada.

Uma criança diz:

"Ficamos tão velhos..."

"Somos seres humanos?" Esta mulher perdeu os filhos. "Somos feitos de carne, sangue, coração e mente. Conhecemos a alegria e a tristeza. Nós amamos as nossas vidas. Queremos viver."

Um pai enlutado nega ser um herói.

"Somos um povo forte. Mas estamos exaustos e queremos paz."

O Conforto da Oração

O céu está escuro, o ar ecoa com lamentações.

Eu odeio a noite. Odeio-a!

Em 11 de Dezembro, a minha esposa e eu fomos sacudidos pelo barulho aterrorizante do fogo de artilharia. As janelas foram quebradas.

O céu estava manchado com o vermelho escuro de incêndios e explosões.

Nós apressadamente deixamos nossos quartos para nos juntar à família amontoados num espaço minúsculo apenas grande o suficiente para nos manter juntos.

Uma mãe com seu bebé de um mês orou em voz alta:

"Deus, se morrermos, faça-me morrer com o meu bebé. Não suporto a ideia de deixá-lo sozinho neste mundo."

As suas lágrimas tocaram-me profundamente.

No meio do caos, a minha família tranquilizou-se e eu encontrei conforto na oração.

Israel não tem o direito de tirar a vida a pessoas inocentes. Não há justificação para isso. As nossas almas e corpos estão mortos. Como se atrevem?

À noite, a nossa área foi bombardeada novamente, com um novo apagão de internet e electricidade. Tinham como alvo ambulâncias e jornalistas.

Tentamos voltar a dormir, mas sem sucesso. Quando o sol nasceu, desejei até meia hora de descanso.

Às 15h do dia 19 de Dezembro, o céu iluminou-se com um brilho sinistro, pressagiando mais uma noite de medo.

Moralmente exausta, evito dormir para não acordar em pânico.

A noite é como uma sepultura. Nunca se sabe se a porta vai abrir ou fechar nas suas almas e corpos.

Não quero morrer sem ver minha mãe, meu pai e meus irmãos e irmãs.

Nós pensámos que estávamos seguros em Khan Younis. Estávamos errados. Israel está a massacrar civis, mesmo no sul.

Já não há pássaros no céu. Não há cores puras. Há um véu de fumo pesado e cinzento, apenas perturbado pela tonalidade vermelha dos ataques israelitas.

O céu reflecte o nosso derramamento de sangue e o nosso desespero.

Batoul Mohamed Abou Ali


Artigo em inglês:

https://electronicintifada.net/content/birds-no-longer-grace-gazas-sky/42901

Tradução: Espírito da Liberdade de Expressão

Imagem em destaque: Captura de tela. Um bebé e um gato confortam-se num abrigo temporário em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Imagens de Naaman Omar APA

Batoul Mohamed Abu Ali formou-se recentemente na Universidade Islâmica de Gaza.

 

Fonte: Il n’y a plus d’oiseaux dans le ciel de Gaza – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário