segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Seguindo o Movimento dos Estudantes do Ensino Secundário, Vamos Todos Lutar contra a Austeridade e os Sacrifícios Planeados para Preparar uma Guerra Generalizada!


 Seguindo o Movimento dos Estudantes do Ensino Secundário, Vamos Todos Lutar contra a Austeridade e os Sacrifícios Planeados para Preparar uma Guerra Generalizada!

Abaixo está o folheto que distribuímos durante os protestos de 17 de Outubro de 2026, em França, que reuniu quase um milhão de pessoas — oficialmente 800.000 — nas ruas de várias cidades, grandes e pequenas, bem como em rotundas, etc. Muitos estudantes do secundário e universitários, bem como muitos operários — vindos directa ou indirectamente do movimento dos Coletes Amarelos ou agindo por conta própria — juntaram-se e protestaram lado a lado contra o elevado custo de vida e a deterioração geral das condições de vida e de trabalho para todos. A violenta repressão policial durante a mobilização dos estudantes do secundário — com 9.000 estudantes detidos pela polícia e muitos feridos, alguns cegos ou mutilados — continuou ao longo destes protestos. Os leitores que não residem em França certamente ouviram falar disto através da imprensa, que centra toda a sua propaganda na violência e nos saques, para evitar destacar o verdadeiro significado desta mobilização: uma raiva de classe que está cada vez mais amplamente difundida em França e internacionalmente, como podemos ver na Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Albânia.

Em acordo sobre a dinâmica, potencial e limitações desta mobilização de estudantes do ensino secundário — e propondo as mesmas orientações e palavras de ordem imediatas — agimos em conjunto com o grupo ICT em França, o Grupo Revolucionário Internacionalista (GRI), e com simpatizantes dos nossos respectivos grupos1:

- nas assembleias gerais estudantis e nas delegações que as assembleias gerais decidiram enviar aos locais de trabalho para tentar convencer os operários a juntar-se também à luta;

- distribuindo e republicando o folheto que o GRI tinha elaborado para o dia de protesto de 13 de Outubro, cuja orientação e palavras de ordem partilhávamos.

Na sequência desse dia e à medida que a situação evoluiu, nós da IGCL achámos necessário ajustar a orientação proposta para o dia 13, que já não parecia abordar totalmente os desafios imediatos da situação como tinham sido desde 17 de Outubro em particular. Embora o folheto de 13 de Outubro estivesse ainda, de forma geral, correcto, ficava atrás do ritmo que se tinha criado a partir do dia 14 e do impacto que os acontecimentos do dia 13 tiveram tanto entre os estudantes como entre a classe operária. O facto é que havia, e ainda há, muita raiva e preocupação entre a classe operária e a população em geral. Além disso, a classe operária, incluindo os seus sectores mais combativos, hesitou, e ainda hesita, em entrar em luta "aberta", ou seja, colectiva. Os operários, como indivíduos, apoiam a mobilização e as exigências dos estudantes, mas ainda não entraram em acção colectiva. O nosso folheto datado de 16 de Outubro, reproduzido abaixo, pretende abordar essa hesitação. A baixa probabilidade de que as nossas orientações fossem seguidas e concretamente adoptadas por partes da classe operária não elimina a necessidade de os grupos comunistas assumirem a tarefa de liderança política, avançando orientações necessárias para o desenvolvimento da luta e que tenham utilidade concreta nas lutas imediatas.

Para nós, e apesar dos limites da mobilização, particularmente entre os trabalhadores, o 17 de Outubro só poderia marcar um ponto de viragem: ou abriria caminho para que sectores da classe operária se juntassem à luta mais ou menos rapidamente, aproveitando a oportunidade proporcionada pela mobilização dos estudantes do ensino secundário2  e assim oferecendo uma nova perspectiva para esta mobilização; ou os operários não passariam de expressões individuais — indubitavelmente massivas, mas não colectivas — de apoio, e esperariam pelo dia de acção dos sindicatos marcado para 5 de Novembro, cujo propósito, como todos sabem, é simplesmente canalizar a mobilização, libertar alguma pressão, trazer todos de volta à estrutura sindical e assim extinguir o fogo. Era portanto necessário modificar ligeiramente a estratégia pensada para o dia 13 — que se dirigia a estudantes do ensino secundário e universitários mobilizados e que avançava a necessidade de procurarem a solidariedade activa da classe operária. Tornou-se então apropriado apelar a toda a classe operária para que corresse para a brecha. É por isso que, no último dia antes da mobilização do dia 17, decidimos produzir o folheto que reproduzimos e traduzimos abaixo.

Enquanto escrevemos isto, após os acontecimentos do dia 17 e o ataque da comunicação social e do governo, que se concentrou na violência e nos saques por um lado, e na substituição de um dia de acção sindical a 5 de Novembro em vez de uma luta imediata dos operários pelas suas reivindicações — reivindicações com as quais todos se identificam — parece improvável — embora esperamos estar enganados — que sectores significativos da classe operária lancem uma luta imediata e massiva. Para que isso aconteça, eles não só teriam de abandonar a atitude de esperar para ver e a hesitação que têm mostrado até agora, como, acima de tudo, teriam de assumir conscientemente o confronto político com os sindicatos que se opõem — e continuarão a opor-se — a qualquer greve imediata com o pretexto de preparar o dia 5 de Novembro. Até ao momento de escrever, consideramos que as palavras de ordem e orientações no nosso folheto são válidas. No entanto, a situação continua a evoluir.

1. Também deve ser notado que, ao nosso melhor conhecimento, o PCI-Le prolétaire e a ICC participaram nas assembleias estudantis, geralmente defendendo a mesma orientação. Ou seja, a Esquerda Comunista como um todo adoptou a mesma posição.

2. Isso aconteceu, por exemplo, em Maio de 1968.

 IGCL, 18 de Outubro de 2026

 

Seguindo o Movimento dos Estudantes do Ensino Secundário, Vamos Todos Lutar contra a Austeridade e os Sacrifícios Destinados a Preparar para uma Guerra Generalizada!

A situação económica, social e política é crítica; o navio está a meter água por todos os lados, e à primeira vista, é difícil ver qualquer saída.

Por um lado, nos liceus e escolas secundárias, ratos correm pelas salas de aula, o aquecimento não funciona no inverno, e os edifícios não isolados transformam-se em fornos assim que a temperatura sobe. Os alunos, especialmente nos bairros operários, não têm professores porque as faltas não são cobertas. E quando tentam protestar, o Estado envia a polícia, que não hesita em cegar ou mutilar as pessoas. Por outro lado, os salários não acompanham a inflação; orçamentos cada vez mais austeros estão a apertar o pescoço aos operários com força crescente, e enquanto a indústria bélica arrecada lucros, o orçamento da segurança social está a ser cortado. Os capitalistas parecem ter feito a sua escolha: preferem investir em máquinas de matar do que em saúde.

De facto, em todos os países, a pobreza e a exploração estão a disparar justamente no momento em que o capitalismo se prepara para uma guerra generalizada, correndo o risco de destruir a civilização industrial moderna e de devastar ainda mais o ambiente do qual depende a nossa sobrevivência. Em todos os países, a raiva e a revolta estão prestes a explodir. O futuro que o capitalismo, em crise, nos está a preparar é sombrio. Toda a gente está mais ou menos consciente disso.

A manifestação deste sábado, 17 de Outubro, pode marcar um ponto de viragem no impulso da mobilização que se tem desenrolado nas últimas semanas; pode sinalizar a emergência dos operários na linha da frente. Isto é vital para garantir que a porta aberta pelos estudantes do ensino secundário não se feche, mas sim se mantenha escancarada.

Não só precisamos todos de nos juntar e contribuir, mas, acima de tudo, é a classe produtora de riqueza como um todo – a classe operária, os assalariados, o proletariado – que deve avançar, liderar estas revoltas e dar-lhes uma perspectiva de luta tanto contra os ataques imediatos às nossas condições de vida como… contra o próprio capitalismo, com o objectivo final de o derrubar. Não existe outro caminho perante a pobreza primeiro e a guerra depois. 

Neste sentido, as mobilizações em França e em todo o lado apelam ao proletariado como um todo: confrontam-no com a sua responsabilidade histórica. Esta observação não se limita a França; aplica-se também aos protestos contra o aumento exorbitante das rendas em Espanha, aos protestos de estudantes do ensino secundário e outros na Bélgica e Itália que estão a acontecer neste momento...

Os protestos de estudantes do ensino secundário e universitário, deixados por conta própria, estão a chegar a um beco sem saída; só podem encontrar uma saída através da acção massiva dos operários, que só pode ocorrer ao nível de base da classe operária. Simplesmente simpatizar com os estudantes do secundário e universitários e apoiá-los não chega. Temos de nos mobilizar e procurar juntar-nos à luta e fazer greve colectivamente. Muitas pessoas traçam paralelos com Maio de 1968. A força de Maio de 1968 veio precisamente do facto de os operários terem lançado uma luta massiva na sequência das manifestações estudantis — e, sejamos claros, apesar e, muitas vezes, contra a posição dos sindicatos. Encorajamos todos aqueles que concordam com esta avaliação e estão ansiosos por “fazer qualquer coisa” a juntarem-se e formarem comités de luta — ou qualquer outra forma de organização activa e militante — para que possam:

- participar colectivamente em manifestações e assembleias; 

- preparar-se para agir e entrar em greve com base em reivindicações tão amplas e unificadas quanto possível; 

- e ir aos locais de trabalho e outros lugares para expandir e generalizar a luta. 

O capitalismo está a abrir caminho para uma guerra generalizada entre blocos imperialistas armados com armas nucleares. Para alcançar isto, deve impor sacrifícios e dificuldades cada vez maiores a todas as populações—e, em primeiro lugar, ao proletariado—em todos os países. Perante esta perspectiva bárbara, só há um caminho: resistir colectivamente a todos os ataques às nossas condições de vida e de trabalho.

Contra a austeridade e os sacrifícios generalizados, contra a pobreza crescente—operários, funcionários do sector público e privado, reformados, estudantes universitários, estudantes do ensino secundário, desempregados, trabalhadores “não imigrantes” e imigrantes, mulheres e homens—vamos todos levantar-nos na luta!

IGCL, 16 de Outubro de 2026

 

Panfleto traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário