sábado, 23 de março de 2024

A propósito de liberdade

 


 23 de Março de 2024  Allan Erwan Berger 

ALLAN ERWAN BERGER — De volta aos livros "sérios". Estou a iniciar uma série de posts sobre as três palavras do lema da República Francesa. Não vou ter a ousadia de afirmar que estou a distribuir aqui generosos raios de conhecimento inalterável, porque não sou Bernard-Henri Lévy (1 ); no máximo, posso afirmar que tenho uma certa sensatez nos meus pequenos estudos lexicais, mas isso obviamente não protege ninguém de escrever um monte de disparates, e é por isso que vos peço que me corrijam se acharem necessário.


(1)        BHL: filósofo omnisciente e omnipotente (livros, televisão, filmes, guerras), fundador de uma rede cujo nome é, por si só, um programa inteiro: La règle du jeu (A regra do jogo). Aqui está o link para o site do Insubstituível: bernard-henri-levy ponto com. É possível que um dia venha a registar o seu nome como marca - Alain Delon fez isso.

Razões e condições :

Este não é o título de um novo romance de Jane Austen, por isso esperem um pouco. Muito simplesmente, este Verão estive em casa da minha prima, algures no campo, na companhia de cães, gatos, galinhas, coelhos, batatas, alhos franceses, tomates e alfaces (os tomates são excelentes frutos de companhia porque cheiram bem e balançam graciosamente). No meio desta arca entrou e saiu o marido da minha prima, um homem que se preocupa muito em construir tudo na sua vida: reconstruiu tractores, corta e acorrenta as suas próprias árvores para aquecimento, come os seus próprios legumes e frutas, os seus próprios ovos, as suas próprias compotas. Está a reconstruir os seus celeiros, a plantar uma piscina de lona aqui e uma churrasqueira ali, a sonhar com uma varanda ou talvez uma estufa, a estender redes por todo o lado debaixo das árvores de fruto e a reparar o meu carro. Estas actividades intensas não o impedem de melhorar as suas cabanas, restaurar um Ford T, coleccionar pombos e participar em várias associações, incluindo os Amigos de Boudin. Além disso, é vendedor, pelo que está sempre na estrada.

Sente-se que este cidadão tem uma caixa de ferramentas diferente de todas as que provavelmente alguma vez terá. Além disso, mal cabe num celeiro, e não há nada, absolutamente nada, que possa repelir o interesse deste cavalheiro. Uma catástrofe nuclear encontrá-lo-ia a montar com sucesso um sistema de protecção para toda a sua propriedade. Em suma, eu confiar-lhe-ia os meus filhos de olhos fechados e com o coração absolutamente tranquilo, porque sei que este indivíduo faz e fará sempre tudo para garantir a melhor das vidas a todas as almas (excepto as dos coelhos, que ele troca pela bebida e pelas salsichas do vizinho) que passam pelo seu território (as galinhas têm o seu pequeno cemitério). O meu primo ama a sua liberdade acima de tudo, e dedica-lhe quase todo o tempo em que não está a trabalhar para ganhar a vida. E é um homem profundamente de direita.

Esta constatação, que me perturba sempre um pouco, levou-me, uma noite, enquanto saboreávamos um enchido local, a seguir o rasto do que me parecia ser uma grande descoberta. Não há dúvida de que, se tivesse de escolher entre construir a sua própria muralha (um dos círculos individuais à esquerda) ou colectivizar o esforço com os seus concidadãos amontoados numa aldeia (o círculo colectivo à direita), o meu primo teria escolhido a solução da esquerda e teria rejeitado sem hesitação a solução da direita. E, que disparate, é o que ele faz todos os dias: vive exactamente num dos círculos da esquerda, e não sentiu falta disso.

Quentin Skinner, citando Hobbes em De cive, 1640, a propósito da liberdade fundamental: "É a liberdade que cada pessoa tem de usar as suas faculdades naturais para atingir os seus próprios fins (2)". Esta liberdade é evidentemente limitada pelas condições de existência que a natureza e, sobretudo, a sociedade criam à volta do indivíduo: com efeito, enquanto cidadãos, estamos sempre sujeitos a uma autoridade, mesmo que idealmente seja a de todo o povo - e toda a autoridade impõe e, ao impor, reduz o leque dos movimentos possíveis.

O meu primo, ao construir a sua pequena ilha onde reina com um mínimo de constrangimentos exteriores, distanciou-se o mais possível desta sociedade "cujos benefícios não ignoro", observou. E termina dizendo-me: "Mas gosto tanto da minha liberdade que, quanto mais o tempo passa, mais me custa ter de a limitar sob a pressão do Estado. Depois, entrega-me a tábua das salsichas.

Ser e agir como se quiser, longe de barreiras e grilhetas, por um lado para depender o menos possível dos outros e dever-lhes o menos possível e, por outro lado, para não se ver enredado nas grilhetas de leis e regulamentos que, embora reputados benéficos no caso geral, se revelam, ou podem revelar-se, completamente contraproducentes em certas situações - ver Entretien d'un père avec ses enfants de Diderot ; le cher papa conclut au respect absolu qu'on doit en toute circonstance à la loi... (Entrevista de um pai com os seus filhos, de Diderot; o querido pai conclui que a lei deve ser respeitada em todas as circunstâncias... – NdT)


(2)        Quentin Skinner : Hobbes et la conception républicaine de la liberté (Hobbes e a concepção republicana da liberdade), Albin Michel, 2009. 

E foi assim que me ocorreu uma intuição:

Se não quisermos deixar-nos roubar e mordiscar por um bando de parasitas, a liberdade é o nosso objectivo, o nosso sabor amargo, o nosso querido Oriente. Se, por acaso, colocares esta liberdade - "concebida de forma bastante burguesa", diz-me Laurendeau - acima dos pequenos confortos da vida em sociedade, e se o Estado te pesar, votas bem e o teu lema será: Cada um por si, e Deus por todos. Eis o que o meu primo tem a dizer: "Se há uma coisa a dizer ao teu filho, é isto: vai-te embora. Vão-se lixar!

É preciso ser de direita para amar a liberdade? Claro que não. Mas será que os de direita preferem a palavra "Liberté" a "Fraternité"?

Sejamos claros: preferir A não significa necessariamente abominar ou desprezar B; preferir é apenas preferir, é reconhecer uma tendência dentro de nós próprios. Assim, no lema da República Francesa, eu, que estou à esquerda, tenho tendência a preferir a palavra da direita: "Fraternité". Será que as pessoas de direita vão então preferir a palavra "Liberté", que está à esquerda? É o meu palpite.

 

Fonte: https://les7duquebec.net/archives/179911

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário