quinta-feira, 14 de março de 2024

O QUE É FEITO DA GRETA?

 


 Março 14, 2024  POETE PROLETAIRE 

Foi silenciada. Não a viste no Dubai. Ele não foi convidada. Nem o amigo dela, Stéphane Guilbault, a convidou? Mas estamos lixados sem a Greta Tunberg!

O planeta está à deriva, e mandam-nos o Stéphane Guilbault?!? Sim, estamos lixados! A Greta Thunberg foi silenciada pelo Big Brother, também conhecido por Bill Gates? Então o caminho está livre para continuar a destruir o NOSSO planeta.

A Greta era a nossa única esperança! Houve outros antes dela, mas não me lembro dos seus nomes? É para isso que servem os media tradicionais como a Radio Canada, a TVA, a CTV, etc. E NÓS participamos nos seus esquemas mesquinhos. Nós até participamos?!? Tens uma televisão? Lês o Journal de Montréal ou a Écho Vedette?

Jacques Cousteau e o seu barco, o Calypso, navegaram pelos mares para nos avisar dos danos irreversíveis que estão a ser causados aos nossos oceanos e a todos os cursos de água do mundo. Lembram-se?

Ninguém parece aperceber-se do que esteve em jogo no Dubai. E é com o NOSSO dinheiro que vão fazer ainda mais estragos no nosso belo planeta. O Big Brother apanhou-nos. Vai custar-nos caro. A NÓS, aos nossos filhos e aos nossos netos!

SIM, há quinhentos mil grevistas a gritar nas ruas do Quebeque neste momento. Mas eles não sabem que estão a ser manipulados pelos seus próprios sindicatos. Vão ver. Antes do Natal, os nossos corajosos grevistas dirão NÃO a qualquer oferta ridícula do governo. E na Páscoa, depois de uma bela lavagem cerebral dos seus dirigentes sindicais, dirão SIM a tudo. Como de costume.

Mas eu ainda tenho esperança! Fui sindicalista durante uma boa parte da minha vida, a altos níveis. Sei como as coisas funcionam. Já vi as mudanças. Já fui empurrado algumas vezes. Chegaram a recusar-me o acesso às convenções da FTQ. Os grandes bloquearam-me o acesso. Mas, felizmente, não tinha apenas inimigos nessa convenção. Pessoas do meu sindicato, Les Travailleurs Uni de L'Automobile, acompanharam-me ao Palais des Congrès de Montréal.

Esta convenção determinou a destruição do movimento operário no Quebeque. Vendemos a nossa alma ao Big Brother... literalmente! E eu fui um dos únicos a votar contra, apesar de ter sido pressionado e intimidado. Eu era contra este miserável Fundo de Solidariedade. Foi uma mudança radical para a direita. De um movimento histórico de protesto, passámos a uma vulgar companhia de seguros dedicada ao grande capital. Adeusinho, movimento operário.

Desde então, temos assistido a um descalabro. Os nossos sindicalistas já nem sequer estão a par dos tempos! As convenções colectivas são celebradas à porta fechada, longe dos seus membros. Já nem sequer conseguimos distinguir os negociadores dos patrões dos patrões do sindicato?

De facto, a derrocada sindical começou nos anos 60, nos Estados Unidos. A certa altura, o presidente dos Teamsters, Jimmy Hoffa, desapareceu? Imediatamente, os grandes media culparam a máfia? Depois, o presidente do meu sindicato, o United Autoworkers of America, Walter Ruther, foi morto quando o seu avião explodiu. Depois, o presidente do sindicato dos mineiros dos EUA, Joe Yoblansky, foi assassinado em sua casa, juntamente com toda a sua família. Nunca ninguém foi acusado por estes assassínios.

Depois, todos os outros sindicatos, mesmo no Canadá, alinharam. A democracia é frágil. Vimos isso com a manifestação dos camionistas em Otava! O que é que nos espera em 2024 com o projeto de lei 15 de Dubé? Vamos ter de ripostar! O Grande Irmão quer esmagar-nos a nós, aos nossos filhos e aos nossos netos!

John Mallette
, o poeta proletário

 

Fonte: OÙ EST GRETA? – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário