domingo, 10 de março de 2024

PATRICE SANCHEZ ENVIA-NOS DE NOVO UMA MESS@GE...

 


 10 de Março de 2024  JBL 1960 

Rumo a uma ciência psicológica quântica de inspiração Nietzschiana

«E o psicólogo que fizer tais sacrifícios terá o direito de exigir que a psicologia seja proclamada mais uma vez rainha das ciências, as outras ciências só existem por causa dela, para servi-la e prepará-la. Porque a psicologia se tornou o caminho que leva a problemas fundamentais."

Friedrich Nietzsche "Além do Bem e do Mal"

~~~~▼~~~~

Carta aberta aos Srs. Stanislas Dehaene e Olivier Houdé;

Professores de Psicologia Cognitiva.

Meus senhores, permitam-me que vos ofereça o meu testemunho de esperança. Gostaria de recordar que enviei ao Ministro Jean-Michel Blanquer um texto de louvor aos jovens que aprendem a jogar xadrez, que no meu caso foi uma fonte de renascimento intelectual depois de ter sido vítima de um apocalipse cerebral em 1995.

Queria partilhar convosco a minha odisseia psicológica de cerca de vinte anos, no fim da qual percebi que podia dominar o meu destino para além do bem e do mal. Recentemente, contei a minha experiência de vida num livro publicado por L'Harmattan: "Renaissance d'une apocalypse cérébrale" ou a minha odisseia sob o sol de Zaratustra e sob os bons auspícios do filósofo Pierre Héber-Suffrin, cujo prefácio ele gentilmente escreveu para mim, que vou utilizar para melhor situar o assunto do meu e-mail e ilustrar o meu ponto de vista. 

"UM HOMEM COM GRANDE SAÚDE

Um adolescente preocupado, um jovem adulto cuja ansiedade leva à depressão, até à beira da neurose. E depois o horror... E depois meses no hospital, vida confinada, rotina aborrecida, tratamentos... sempre dolorosos, por vezes excruciantes...

E depois... e depois, no fim, uma serenidade banhada em humor, uma alegria de viver, um amor pela vida, não apesar de uma deficiência grave, mas - penso mesmo poder dizê-lo - graças a uma deficiência grave.

Nietzsche chama-lhe "grande saúde", "esta saúde transbordante" que, longe de excluir o sofrimento, "gosta de recorrer à própria doença"; esta saúde que sabe transformar todo o sofrimento, físico e moral, num meio de se superar, num instrumento para viver mais, mais intensamente, para ser mais poderoso; esta saúde que também sabe transformar a doença numa oportunidade para pensar, porque - como Nietzsche explica novamente - "a doença [? oferece] a obrigação absoluta do repouso, da ociosidade, da espera e da paciência... Mas o que é tudo isto, senão pensar! ".

Foi por estar familiarizado com o pensamento de Nietzsche que Patrice Sanchez me conheceu, como ele conta. E foi por ter encontrado no seu manuscrito mais do que uma ilustração, uma realização concreta e vivida desta "grande saúde" nietzschiana, que insisti com Patrice para que escrevesse um pouco sobre ela, para que esta prova, este testemunho, fosse publicado.

Prova: uma prova que confirma - a vida de Nietzsche já o tinha estabelecido - que estas ideias não são meros voos intelectuais de fantasia.

Testemunho: um testemunho que não se limita a relatar factos, mas que é ao mesmo tempo um encorajamento e que não é apenas um encorajamento, mas uma lição; digamos, para terminar com um desses oximoros de que Patrice tanto gosta, um testemunho que é uma lição de moral nietzschiana.

Pierre Héber-Suffrin - Filósofo especializado em Nietzsche".

~~~~▼~~~~

Desde a adolescência que, apesar de mim próprio, fui condicionado a esperar ataques epilépticos de vários graus de violência, e este condicionamento, misturado com o fatalismo perante a injustiça do meu destino, atingiu um crescendo de intensidade dramática com o nascimento da minha tragédia em formação, em 1990, e o seu diagnóstico aterrador do "angioma absolutamente volumoso" no lado esquerdo do meu cérebro, essa inoperável espada de Dâmocles alojada na ranhura de Rolando, aguardando o momento de fazer o seu trabalho devastador e irreversível. Em suma, a preparação ideal para o futuro navegador do apocalipse cerebral!

Após o meu longo e doloroso período de hospitalização, não tive outra alternativa senão lutar e partir em busca de sentido para tentar compreender a psicologia humana, tão fascinante e, no mínimo, tão desconcertante.

A minha sede insaciável de conhecimento levou-me rapidamente a abraçar a disciplina da filosofia e, mais concretamente, a psicologia nietzschiana, descobrindo que estava muito próximo deste semióforo do pensamento ocidental, que me ajudou a fazer um balanço, a aceitar o meu novo corpo, a ultrapassar os meus medos e, pouco a pouco, a regressar ao mundo dos vivos, acabando por dizer definitivamente sim à vida!

Aprofundei as minhas investigações com o trabalho de Carl Gustav Jung sobre o inconsciente colectivo e as sincronicidades, e uma coisa levou à outra e cheguei a uma abordagem da física quântica com o maravilhoso mundo das partículas elementares que mudou radicalmente a minha percepção da existência. Esta psicologia das profundezas, este "cérebro universal", transposto para o estudo do universo quântico, fez-me tomar consciência da nossa natureza espiritual individual e colectiva.

Apercebi-me e experimentei na minha carne e na minha alma que o nosso mundo obedece a princípios morais e éticos que apelam à bondade e ao amor, e que a nossa natureza mais profunda não é excepção a esta regra - basta olhar para os bebés e as crianças pequenas, desprovidos de qualquer pensamento mau!

Gradualmente, fui assimilando o princípio da dualidade que existe em cada um de nós, bem como o problema central do ego que parasita a nossa mente.

Não tive outra alternativa senão radicalizar ao extremo o meu pensamento, libertando-me do contingente para me concentrar no essencial e, assim, pensar apenas em fazer o bem aos que me rodeiam... numa palavra, adoptar o aforismo de Albert Camus que dizia: "A generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente".

Graças a este princípio de vida e ao meu desprendimento, à minha ética e moral inabaláveis, combinadas com a minha compreensão holística do mundo, terei gradualmente tomado consciência de que posso controlar o meu destino.

Este círculo virtuoso de pensamento alimentou-se automaticamente, e a minha consciência humanista cresceu de tal forma que mudei radicalmente a minha alimentação graças a Pollux, o meu objector de consciência vegetariano; de tal forma que, nos últimos anos, adoptei este princípio universal como a minha religião, a minha religião das partículas elementares que me fazem proclamar: As nossas partículas elementares, combinadas com os nossos pensamentos éticos e morais, nunca deixarão de nos surpreender e de nos maravilhar.

Esta compreensão superior, este despertar da consciência para o facto indubitável de estarmos todos interligados pelo mundo quântico, este universo de partículas elementares tão benévolas quando associadas aos nossos pensamentos éticos e morais, este mundo do infinitamente pequeno criador da realidade que nos permitiria estar ligados e conectados à memória da humanidade e do universo, a este campo Akáshico tão caro às tradições antigas e comprovado pelos físicos quânticos, esta consciência universal permitir-nos-ia relativizar as coisas, inibindo automaticamente os nossos egos, e far-nos-ia finalmente compreender que poderíamos retomar o controlo dos nossos destinos individuais e, consequentemente, dos nossos destinos colectivos.

Um bater de asas de borboleta, uma elevação da consciência universal da humanidade e o mundo virar-se-ia de pernas para o ar... Assistiríamos, sem dúvida, a uma libertação de energia inimaginável!

A História ensinou-nos que os seres humanos conseguiram transcender-se em momentos de crise extrema. Chegou o momento de nos apercebermos que estamos todos inter-relacionados, interdependentes, formando uma única comunidade, a comunidade dos Humanos que pensam com o coração e com a intuição...

Enquanto espero pelo dia em que veremos os humanos conseguirem activar os seus cérebros quânticos, gosto de imaginar uma comunidade de investigadores solitários dedicados à emancipação da humanidade... No entanto, tenho a forte intuição de que a era do materialismo é uma passagem obrigatória destinada a ajudar-nos a recuperar colectivamente para que finalmente nos tornemos plenamente Humanos, nada mais que Humanos.

"Devemos estar entre aqueles que melhor aprendem e descobrem tudo o que é lei e necessidade no mundo: devemos ser físicos, [...] é por isso: viva a física".

Friedrich Nietzsche "Conhecimento Gay"

Peço-vos que acreditem, senhores, na expressão das minhas respeitosas saudações.


Patrice Sánchez

P.S.; Gostaria de anexar um texto apresentando a minha história ► O pacto da corrida à chalota e à cebola, bem como o meu livro em formato PDF "Renascimento de um Apocalipse cerebral" ou a minha odisseia sob o sol de Zaratustra, publicado em 2016 pelas Éditions L'Harmattan

~~~~▼~~~~

https://resize.yandex.net/mailservice?url=https%3A%2F%2Fgaetanpelletier.files.wordpress.com%2F2018%2F02%2Fdrogue-et-violence-trump.jpgÉ porque nos cruzamos com Patrice Sanchez muitas vezes nos nossos caminhos de leitura que pensamos uns nos outros, e com uma sincronicidade, às vezes um pouco assustadora, trocamos as nossas reflexões e pensamentos que atestam, todos, como ele repete aqui, que estamos realmente "INTERCONECTADOS" como o consagrou, muito antes de nós, a expressão Lakota (Sioux) Mitakuye Oyasin e eu gosto de acreditar, "O Universo é o nosso Templo", de acordo com outra expressão Lakota. 

Por isso, não deixei de oferecer a Patrice este PDF N° 45 de 42 páginas (tradução francesa por R71 - pelo historiador e contador de histórias Lakota John Marshall III - com excertos de dois dos seus livros) ► THE LAKOTA WAY & THE CRAZY HORSE ADVENTURE

Em qualquer caso, permite-nos alimentar as nossas pequenas chamas interiores com estes dons de leituras combinadas para que, de acordo com outra palavra Kanienkeha/Mohawk KakatsireTODOS OS NOSSOS FOGOS ESTEJAM LIGADOS...

Na esperança de que, eventualmente, seremos capazes de incendiar o Império, ou todos os Impérios...

 

Fonte: PATRICE SANCHEZ NOUS ADRESSE À NOUVEAU UN MESS@GE… – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário