quinta-feira, 1 de agosto de 2024

MANIFESTAÇÃO DA ÚLTIMA OPORTUNIDADE

 


 1 de Agosto de 2024   POETE PROLETAIRE 

Eu estive na manifestação contra o aquecimento global. Não vos vi lá! Sim, estavam lá pessoas que queriam mudar o mundo. Mas eram jovens, na casa dos vinte anos. Os velhos? Não eram muitos. A Greta não estava lá. Estava na prisão, na Suécia.

Houve alguns belos discursos dos chefes sindicais, os tipos que vivem em casas de dois milhões de dólares. Não muito convincentes! Mas a multidão estava entusiasmada e as pessoas nos passeios encorajavam-nos a continuar a lutar.

Não há contestação. O público está de acordo. Nem sequer sabiam que era o Dia da Terra? Os grandes meios de comunicação social nem sequer o tinham mencionado! Que surpresa. Foi deliberado! A elite não quer que o público se envolva no aquecimento global. Por isso, ficam em casa e vêem golfe ou hóquei na televisão.

Sabiam disso? Todos nós somos afectados! Algumas pessoas disseram que tínhamos dois anos para rectificar a situação? Outros disseram que o prazo era 2035? Em 2013, éramos 500.000 a manifestar-nos. Hoje, eram 500. Onde é que vocês estavam? Não quero ser como o meu padre da altura, que me repreendeu por não me ver na missa. Agora nem sequer há padres!

O planeta está a aquecer. É muito grave! O Big Brother diz-me que a culpa é minha e eu e os meus amigos no protesto dizemos-lhe que a culpa é DELE. Mas ele controla todos os media e os meios de produção. É ele que está a poluir! E não apenas o planeta Terra, mas também os nossos cérebros.

Se os Canadiens não ganharem a Taça este ano, não derramarei uma lágrima. Não é importante para mim. A teoria de adormecer as pessoas com gladiadores funciona durante algum tempo, mas depois acordamos um dia e olhamos à nossa volta e já não há árvores nem vegetação? Ganhámos a Taça, mas...

 

John Mallette
O Poeta Proletário

 

Fonte: MANIF DE LA DERNIÈRE CHANCE – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário