quinta-feira, 30 de maio de 2024

Projecto de Mineração LA LOUTRE

 


 30 de Maio de 2024  POETE PROLETAIRE 

Foi para a frente apesar da oposição de 99% da população? Onde é que está a democracia nisso? Um milhão de árvores saudáveis e maduras estão a ser cortadas para construir uma mina, enquanto Trudeau e Legault, que assinaram acordos ambientais em todo o mundo, estão a conceder licenças para reduzir a nossa magnífica floresta a um deserto feio! E criar um desastre ecológico antes mesmo de a mina ter todas as licenças!

Ontem, o meu vizinho foi a minha casa e viu-me deitar uma rolha no triturador do lixo. E ficou indignado! "O plástico vai para o caixote da reciclagem!

Fi-lo de propósito. Porque estava a ver a reacção dele. Porque ele não consegue ver mais do que a ponta do nariz. Se o Legault ou o Trudeau lhe disserem que ele é o culpado do aquecimento global, ele acredita neles e transforma-se num agente ecológico não remunerado e vigia os vizinhos.

E se eu lhe disser que Legault e Trudeau emitiram licenças de corte para eliminar um milhão de árvores na nossa magnífica floresta atrás das nossas casas, em total desacordo com o Acordo Ecológico de Paris, que eles assinaram, ele vai dizer-me que não temos nada a ver com isso. Vai dizer-me que está fora do nosso controlo?! Mas fui eu que fiz passar a petição NON À LA MINE (NÃO À MINA), que 99% dos cidadãos assinaram, incluindo ele?

É esta a lógica derrotista com que me deparo todos os dias na nossa bela região do país, longe das grandes cidades e dos meios de comunicação social orientados para o lucro. Assim, assistimos à passagem destes enormes camiões, carregados de árvores saudáveis, que são mortas para dar lucro e para abrir caminho à mina. Até a cidade, que supostamente é contra a mina, nos diz que não há qualquer ligação!

E tudo isto está a acontecer fora da vista, como é óbvio. No Inverno, quando a maior parte da população está fora. Estamos perante um facto consumado... outra vez! O esquema mesquinho para abrir uma mina apesar da democracia! É o contra-golpe dos governos, bem oleados para contornar as nossas aspirações e impor-nos o que não queremos.

São estes os métodos anti-democráticos com que nos confrontamos todos os dias, a cada momento, neste país soberbo (livre e democrático?) onde a Carta dos Direitos e Liberdades é contornada a nosso bel-prazer.

Trudeau condena a China pelas suas tácticas anti-democráticas contra o seu povo, enquanto utiliza os mesmos procedimentos aqui contra o seu próprio povo! E mantém-se no poder na mesma? A isto chama-se manipular a oposição. E, como vêem, funciona lindamente. Isso significa também que o vosso voto não vale nada. A solução é anular o vosso voto, como eu. Quanto mais anulações houver, mais mudanças haverá. Tenham um bom dia.

 

John Mallette
O Poeta Proletário

 

Fonte: Projet minier LA LOUTRE – les 7 du quebec

Este artigo foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




Sem comentários:

Enviar um comentário