quinta-feira, 13 de junho de 2024

TU ÉS RESPONSÁVEL!

 


 13 de Junho de 2024 POETE PROLETAIRE 

 

TU ÉS O RESPONSÁVEL!

 

O inverno está de volta!

 

Guardei as minhas botas,

As minhas luvas e o meu gorro!

 

O que é que se passa com todo este branco

A cobrir os trevos

E os narcisos?

 

Não quero nada

Só o sol

Para enriquecer a minha vida.

 

Será que alguém

Decide por mim?

 

Chamo a polícia.

Eles respondem,

"Estejam atentos!

Há burlões por todo o lado!

 

Ela diz-me isto

Para se exonerar.

Porque esta resposta vaga

Significa que

A culpa é minha!?

 

Eu vou ao dentista

Porque o exame é GRATUITO!

E custa-me 6.000 dólares.

 

Vou à loja de óculos

E ela diz-me que preciso de óculos?

 

Pago os meus impostos

E o governo diz-me

Não é suficiente!

 

O meu banqueiro cobra-me taxas

Para gerir o MEU dinheiro?

 

Estou a ser lixado...

Em todo o lado!

 

 

John Mallette

O Poeta Proletário

 

 

Fonte: VOUS ÊTES RESPONSABLES! – les 7 du quebec

Este poema foi traduzido para Língua Portuguesa por Luis Júdice




 

Sem comentários:

Enviar um comentário